sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

146 – LOGÍSTICA em ESTUDOS de ARTE: o artista na universidade.


¿ O artista deve ir para a universidade ?[1]




[1] - Texto de uma alocução em inglês pronunciada por Marcel Duchamp, num colóquio organizado em Hofstra em 13 de maio de 1960.
    Consta em SANOULLET, Michel. DUCHAMP DU SIGNE réunis et présentés par.. Paris Flammarrion, 1991, pp. 236-239

MARCEL DUCHAMP “Nu descendant un escalier n°2


Burro como um pintor
Este provérbio francês remonta pelo menos ao tempo da vida de Bohème de Murger, ao redor de 1880, e que é usado como gracejo nas discussões.
Por que o artista deve ser considerado menos inteligente do que os demais?
Seria devido a sua atividade técnica é essencialmente manual e não possui vinculo direto com o Intelecto?
Seja como for, possui-se a concepção geral  que o pintor não possui necessidade de uma educação específica para tornar-se um grande artista.
Mas hoje estas concepções não possuem mais fundamentos, pois as relações entre o artista e a sociedade mudaram quando o artista firmou a sua liberdade, no final do século XIX.
Hoje em dia, em vez de o artista estar ao serviço de um monarca, ou da Igreja, o artista pinta livremente e nem está ao serviço de mecenas aos quais ele impõe a sua estética pessoal,  em vez de estar a seu serviço.
Em outros termos, o artista agora está inteiramente integrado na sociedade.
O artista de hoje, emancipado há mais de um século, se apresenta como um homem livre, dotado com as mesmas prerrogativas do cidadão comum e fala de igual para igual com o comprador de suas obras.
Esta liberação do artista possui como contrapartida natural algumas responsabilidades que ele antes podia ignorar quando era um pária ou um ser intelectualmente inferior.
Entre as suas responsabilidades, uma das mais importantes é a EDUCAÇÃO do seu intelecto, ainda que o intelecto não seja a base da genialidade artística.
Evidentemente que a profissão do artista assumiu seu lugar na sociedade hodierna a um nível comparável aquelas das profissões ditas «liberais». Ele não é mais, como antigamente, uma espécie de artesão superior.
Para permanecer e sentir-se ao nível dos advogados, dos médicos, etc.,  o artista necessita receber a mesma formação universitária.
Ademais o artista possui, na sociedade moderna, um papel muito mais importante que do artesão ou do palhaço.
O artista encontra-se face ao mundo fundado sobre o materialismo brutal no qual tudo é avaliado em função do BEM ESTAR MATERIAL e no qual a religião, depois de ter perdido muito espaço, não é mais a grande distribuidora dos valores espirituais.
O artista é hoje em dia um estranho reservatório de valores para-espirituais em oposição absoluta com o FUNCIONALISMO diário, pelo qual a Ciência recebe uma admiração cega. Digo cego, porque não creio mais na importância suprema destas soluções científicas que não atingem mais os problemas pessoais do ser humano.
Por exemplo, as viagens interplanetárias parecem  ser um dos passos prioritários em direção um auto-denominado «progresso científico»  e contudo estes passos nada mais são, em última análise, do que o alargamento do território colocado a disposição da criatura humana. Não posso ser impedido de considerar isto como uma simples variante do atual MATERIALISMO que afasta o indivíduo, cada vez mais, da procura do seu EU interior.
Isto nos leva à importante preocupação do artista contemporâneo que é, na minha opinião, informar-se e manter-se atualizado do auto-denominado «PROGRESSO MATERIAL QUOTIDIANO».
Dotado de uma formação universitária, o artista não precisa temer o  assalto de complexos nas relações com os seus contemporâneos. Graças a esta educação, ele terá ao seu dispor ferramentas adequadas para opor-se a estas questões materialistas por meio do EU cultivado no quadro dos valores espirituais.
Para ilustrar a situação do artista, situado no mundo econômico contemporâneo, observa-se que todo o trabalho ordinário é remunerado, mais ou menos, conforme o número de horas empregadas para realizá-lo, enquanto, no caso de uma pintura, o tempo usado na sua execução, não é tomado em conta, quando se trata de fixar o preço, e que este preço varia conforme a celebridade de cada artista.
Os valores espirituais, ou interiores acima mencionados, e dos quais o artista é a grande fonte, por assim dizer, e valores que dizem respeito ao indivíduo tomado separadamente, em contraste com os valores gerais que se aplicam ao indivíduo fazendo parte da sociedade.
E sob a aparência, estou tentado dizer sobre o disfarce, de um dos membros da raça humana, o indivíduo é de fato sozinho e único e no qual as características comuns a todos os indivíduos, tomados no conjunto, não possuem nenhuma relação com a explosão solitária de um indivíduo entregue a si mesmo.
Max Stirne estabeleceu claramente, no século XIX, esta distinção numa obra notável denominada Der Einziger und Eigentum[1], e que, se de uma grande parte da educação se aplica ao desenvolvimento destas características gerais, uma outra parte, tão importante, da formação universitária desenvolve as faculdades mais profundas do indivíduo, do auto-análise e do conhecimento da nossa herança espiritual.
Estas são as qualidades importantes que o artista adquire na universidade e que lhe permitem sustentar vivas as grandes tradições espirituais com as quais a própria religião parece haver perdido o contato.
Creio que hoje, mais do que nunca, o artista possui esta missão para-religiosa  a cumprir: manter acesa a chama de uma visão interior da qual a obra de arte parece ser a tradução a mais fiel para o profano.
Isto quer dizer que para cumprir esta missão, é indispensável a educação no mais alto grau.



[1] - O Único e as suas Propriedades.

MARCEL DUCHAMP “Os Cinco Marcelos”
FONTE BIBLIOGRÁFICA
SANOULLET, Michel. DUCHAMP DU SIGNE réunis et présentés par Michel Sanouillet Paris  
         Flammarrion, 1991, pp. 236-239

FONTE NUMÉRICA DIGITAL
O ENTE no SER ARTISTA
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/05/estudos-de-arte-018.html



Deve-se o presente texto à preciosa indicação e empréstimo da fonte ao Prof. Dr Hélio Custódio FERVENZA

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