O
DESENHO no RIO GRANDE do SUL
Fig. 01 – Francisco BELLANCA praticou a PESQUISAS ARTES NOBRES criações originais, únicas e pessoais sem deixar de se dedicar às ARTES PRÀTICAS dos MULTIPLOS . Nesta área aplicada ele praticou o DESIGN, as ILUSTRAÇÔES e o DESENHO ARQUITETÔNIO. Nas suas pesquisas visuais BELLANCA incluiu o tema da memória do PATRIMÔNIO das ARTES VISUAIS do RIO GRANDE do SUL além de ilustração dos primórdios da ECOLOGIA
Inicia-se, aqui, a revisão de um passeio de
três semanas praticada no DESENHO do Rio Grande do Sul.
Não existiu
problema ou tese á vista. Tão pouco não se carregou uma caixa de alfinetes para
espetar e classificar e gerar quadros de fenômenos raros e estranhos. Não se
quis comparações, juízos ou hierarquizações. As comparações sempre são odiosas.
Os juízos sempre parciais e carregados de preconceitos e repertório de QUEM
julga. As hierarquizações fatalmente criam castas de uma ordem arbitrária
daqueles de cima e daqueles debaixo.
Com
estes pressupostos iniciou-se um despretensioso passeio pela seara do DESENHO
do RIO GRANDE do SUL.
O
ATO de DESENHAR significa estabelecer uma ponte física entre o que se passa na
mente humana com aquilo ao qual se pretende ou projeta conferir um corpo
material. Este frágil corpo físico favorece, contraditoriamente, a percepção do
espaço mental do qual se originou. O ATO de DESENHAR foi uma das atividades
humanas mais antigas e universais que se materializam e deixaram testemunhos e
documentos nas paredes das cavernas.
O ATO de DESENHAR é mais comum nas ARTES
VISUAIS onde o conecta o caminho do PINTOR, do GRAVADOR, do ESCULTOR, do
DESIGNER, do ARQUITETO
No
entanto o ATO de DESENHAR MENTALMENTE também e praticado pelos escritores que
materializam cenários personagens gráficos aos seus personagens antes de
construir a narrativa relativa a eles. Entre tantos outros também foi o caso de
ÉRICO VERÌSSIMO.
Evidente o que se destaca os DESENHISTAS que
praticam esta ARTE como OBRA FINAL. No entanto uma OBRA de ARTE sempre pede o
conhecimento e os meios pelos quais criou o se corpo físico e material onde
nada pode faltar e nada sobrar. O professor Aldo LOCATELLI recomendava - aos
seus estudantes de MURALISMO - para CONSERVAREM e TENTAREM preservarem o
momento da CONCEPÇÂO e do ESBOÇO como determinante final da OBRA. Miguel Ângelo
insistia que o “DESENHO é um DEUS EM NÒS” “DIO IN NOI”. Quanto mais próximo
deste primeiro lampejo da divindade, mais o ENTE HUMANO está seguro do seu MODO
de SER no MUNDO.
Este
MODO de SER no MUNDO evolui da infância, passa pela juventude, ganha forma na
maturidade e se consolida com a idade da sabedoria. Nesta evolução o DESENHO é um instrumento físico para acompanhar passo a
passo o seu AUTO CONHECIMENTO.
“DIO IN NOI”
http://profciriosimon.blogspot.com/2016/02/152-logistica-em-estudos-de-arte.html
Imagem: DESENHO de ÈRICO VERÍSSIMO
https://ims.com.br/por-dentro-acervos/pelas-beiradas-dos-acervos/
FACE BOOK
https://www.facebook.com/photo/?fbid=985463968569422&set=gm.267570804598071
Ao longo SESSÕES VIRTUAIS do
GRUPO de PESQUISAS da AAMARGS foi possível um ligeiro sobrevoo do campo das forças
de DESENHO SUL-RIO-GRANDENSE.
Optou-se por nomes de
DESENHISTAS que de uma outra forma deixaram obras que já possuem uma certa
notoriedade
PRIMEIRA
SEMANA de VISITAS aos MESTRES SUL-RIOGRANDENSES do DESENHO
Fig. 02 –Desponta nestes seis desenhistas a variedade de propostas conceituais como a diversidade de técnicas adotadas. Até prova em contrário esta diversidade reflete o traço dominante na identidade sul-rio-grandense. A laboriosa e difícil preservação da autonomia individual num mar de tipos iguais, cópias passivas e acomodações ecléticas
No dia 01 de setembro de
2020, completou-se uma semana de postagens relativas ao despretensioso passeio
pela seara do DESENHO do RIO GRANDE do SUL
Estas postagens não se
fixaram num problema ou tese. Apenas percorreu-se algumas das imensas
competências do ATO de DESENHAR tendo por suficiente as largas dimensões do
TERRITÓRIO do estado.
Caminha-se sem pressa na
seara do DESENHO do RIO GRANDE do SUL sem mapa prévio, sem pagar pedágio ou ter
dono, sem caixa de alfinetes, sem comparações, juízos ou hierarquizações.
Apenas permanecem as pegadas do caminho já
feito na seguinte sequência:
26 de agosto de 2020 O DESENHO no RIO GRANDE do SUL.
FACE
BOOK
https://www.facebook.com/photo/?fbid=985463968569422&set=gm.2675708045980716
27 de agosto de 2020 A CATEDRÁTICA e DOUTORA em DESENHO.
FACE
BOOK
https://www.facebook.com/photo/?fbid=986144525168033&set=gm.2676501939234660
28 de agosto de 2020 Um ESCULTOR que era DESENHISTA.
FACE
BOOK
https://www.facebook.com/photo/?fbid=987036591745493&set=gm.2677533472464840
29 de agosto de 2020 O ARQUITETO que era DESENHISTA.
FACE
BOOK
https://www.facebook.com/photo/?fbid=987654665017019&set=gm.2678226785728842
30 de agosto de 2020 O DESENHO como INTERAÇÃO SOCIAL.
FACE BOOK
https://www.facebook.com/photo/?fbid=988521491597003&set=gm.2679201895631331
31 de agosto de 2020 Um HISTORIADOR de ARTE que era DESENHISTA.
FACE BOOK
https://www.facebook.com/photo/?fbid=989347181514434&set=gm.2680101898874664
Esta pequena trilha tem por guia Alice Soares a mestra que aponta para a vastidão de obras, artistas e patrimônios gráficos que estão a espera de pesquisa consequente, sistematização reversível às fontes, um solido arquivo profissional e uma socialização do que for possível.
FACE BOOK
https://www.facebook.com/photo/?fbid=990225604759925&set=gm.2681005922117595
http://www.margs.rs.gov.br/catalogo-de-obras/C/36913/
Fig. 03 - Cristina BALBÂO, Waldeny Elias e Iberê
CAMARGO constituem uma pequena amostra,
além dos 18 DESENHISTAS estudas nas três semanas de visitats. As suas PESQUISAS GRÀFICAS demostram a diversidade,
o poder e a força do DESENHO praticado no Rio Grande do Sul. Cristin BALBÂO não s dobrou aos MERCADO
de ARTE e preservou a sua produção gráficas como algo próprio. Neste sentido a Missão Artística Francesa
introdução do conceito de “ARTES NOBRES”, ou aquelas que o artista produz por
que de fato ele gosta de Arte. Neste sentido Crisrma BALBÂO pode ser considerada
uma PRINCESA ou aquele que iniciou um grande número de pessoas a apreciar e
praticar as ARTES VISUAIS nesta mesma direçao sem lhes impor qualquer
tendêmcia, paradigma o modelo a seguir Os familiares fizerem ao ACERVO do
MARGS uma generosa doação destes
guardados amorosos de CRISTINA
SEGUNDA SEMANA de VISITAS aos MESTRES SUL-RIO-GRANDENSES do DESENHO.
O DESENHO no Rio Grande do Sul abre espaço
num campo fundamental na medida em que ele conquista mais cultivadores
qualificados. Campo de forças no qual transitam e se encontram praticamente
todas as Artes Visuais. Na presente série pratica-se um olhar retrospectivo e
uma panorâmica do que existe de fato e de direito no DESENHO SU-RIO-GRANDENSE.
Na medida em que avança, está série, verifica-se nele um lugar de nutridas
EXPRESSÕES de AUTONOMIA que começam a fazer cada vez mais sentido.
02 de setembro de 2020 A
HARMONIOSA SIMBIOSE entre o PINTOR e o DESENHISTA.
FACE
BOOK
https://www.facebook.com/photo/?fbid=991070391342113&set=gm.2681994692018718
03 de setembro de 2020 O DESENHO como ESPANTO na REVELAÇÃO CONSTRUÍDA por NICO ROCHA.
FACE BOOK
https://www.facebook.com/photo/?fbid=991884944593991&set=gm.2682924801925707
04 de setembro de 2020 Os ARQUÉTIPOS ESSENCIAS no DESENHO.
FACE
BOOK
https://www.facebook.com/photo/?fbid=992729797842839&set=gm.2683795378505316
05 de setembro de 2020 O DESENHO como AUTO-CONHECIMENTO
FACE
BOOK
https://www.facebook.com/photo/?fbid=993505367765282&set=gm.2684665231751664
06 de setembro de 2020 O DESENHO de um MURALISTA.
FACE BOOK
https://www.facebook.com/photo/?fbid=994354981013654&set=gm.2685617194989801
07 de setembro de 2020 O DESENHO como GESTO.
FACE
BOOK
https://www.facebook.com/photo/?fbid=995038827611936&set=gm.2686390438245810
O percurso atento pela
produção existe deste SEIS DESENISTAS demonstra de que existe, de fato e de
direito, um lugar comum de EXPRESSÕES de
AUTONOMIA CONCRETAS e VISÍVEIS por meio do DESENHO que começou e que
continua a fazer cada vez mais sentido no RIO GRANDE do SUL
FACE
BOOK
Waldeny Elias, nanquim, 1961 40x27cm
http://www.pontodearteleiloes.com.br/peca.asp?ID=426279
Fig. 05 - A grande estatura física de WALDENY ELIAS
reflete-se nos grandes planos e traços determinantes do seu DESENHO. Ele
permaneceu na memória das ARTES VISUAIS do RIO GRANDE do SUL com os seus traços
de rebeldia pessoal experimentados no DESENHO. Na antítese ele construiu os
grandes planos de sua PINTURA interpretada com tinta manejada com maestria impecável.
Prova de sua rebeldia é seu agrupamento do BODE PRETO que ele conduziu na busca
do diferente do que se passava na cena pública de sua época no Rio Grande do
Sul
TERCEIRA SEMANA de VISITAS aos MESTRES SUL-RIO-GRANDENSES do DESENHO
Fig. 06 – Na terceira semana a atenção foi dada aqueles que são referências consagradas no DESENHO do RIO GRANDE do SUL Entre eles é possível observar diferenças notáveis e que na sua diversidade enriquecem o PATRIMÔNIO SIMBÓLICO das ARTES VISUAIS do RIO GRANDE do SUL O que é de se temer é a fragilidade dos DESENHOS originais, a dispersão a a precariedade dos arquivos. Nesta segurança da preservação do PATRIMÔNIO do DESENHO não colaboram os VALORES PATRIMONIAIS, O DESENHOS possui COTAÇÂO muito baixa e variável frente a PINTURA e a ESCULTURA. ,
Não é possível falar da existência de uma
escola, e muito menos de um ESTILO, de DESENHO SUL-RIO-GRANDESE. Esta
identidade coletiva é criada, contraditoriamente, pela busca do único e do
marcante em cada SUL-RIO-GRANDESE. Não é DIFERENTE em quem cultiva as
expressões estéticas como no DESENHO ou em outras numerosas atividades
culturais do Rio Grande do Sul. No
DESENHO um cortejo de nomes e de obras cria e identifica o que uma identidade é
um caráter pessoal do mais alto valor. Somam-se aos demais sem conflitos ou
excomunhões recíprocas. Na presente semana foram escolhidos arbitrariamente
seis nomes cujo vínculo não vai muito além de terem desenvolvidas suas práticas
e concepções de DESENHO no interior da célula geográfica do Estado. Convida-se
aqui rever estes seus nomess e suas obras.
09 de setembro de 2020 Os MESTRES SUL- cujo vínculo entre eles
não vai muito além de pRIO-GRANDENSES do DESENHO
Manuel ARAÚJO PORTO-ALEGRE
FACE BOOK
https://www.facebook.com/photo?fbid=996641960784956&set=gm.2688161561402031
10 de setembro de 2020 Os MESTRES SUL-RIO-GRANDENSES do
DESENHO
Pedro WEINGÄRTNER
FACE BOOK
https://www.facebook.com/photo?fbid=997410644041421&set=gm.2689133081304879
11 de setembro de 2020 Os MESTRES SUL-RIO-GRANDENSES do
DESENHO
João FAHRION
FACE BOOK
https://www.facebook.com/photo?fbid=998146133967872&set=gm.2689945741223613
12 de setembro de 2020 Os MESTRES SUL-RIO-GRANDENSES do
DESENHO
Giuseppe GAUDENZI
FACE
BOOK
https://www.facebook.com/photo/?fbid=998937500555402&set=gm.2690818114469709
13 de setembro de 2020 Os MESTRES SUL-RIO-GRANDENSES do
DESENHO
Francisco BELLANCA
FACE
BOOK
https://www.facebook.com/photo?fbid=999739763808509&set=gm.2691709054380615
14 de setembro de 2020 Os MESTRES SUL-RIO-GRANDENSES do
DESENHO
Carl Ernest ZEUNER
FACE
BOOK
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1000483017067517&set=gm.2692580530960134
AUTORRETRATO aos 15 anos
Esta diversidade de concepções e práticas, do
DESENHO no âmbito do Rio Grande do Sul, é uma pequena amostra do que um
pesquisador atento, sensível e equipado com sólida e atual formação e
prática estética poderá encontrar,
pesquisar e socializar.
Evidente que nesta inteligência local existem
aqueles habituados ao rançoso e informação batida recente ou antiga. Em
qualquer projeto estes necessitam impor
o elogio reciproco, a xenofobia de tudo aquilo que vem de fora.
O teste simples da qualidade - que se quer
como PESQUISA FUNDAMENTADA - é a sua EXPORTAÇÃO e a sua aceitação em OUTROS AMBIENTES consagrados NACIONAIS INTERNACIONAIS e de ELITE.
FACE
BOOK
https://www.facebook.com/photo?fbid=1001236056992213&set=gm.2693426404208880
https://obenedito.com.br/desenhos-ibere/
Fig. 07 - O intransigente DESENHO de IBERÊ CAMARGO é
fiel ao a sua atividade gráfica
constante, compulsiva é competente para guardar de sensação da passagem instantânea
de um ciclista
Esta atividade gráfica é coerente na
relação do que o pincel, a tinta e a textura podem deixar sobre uma superfície.
Ao percorrer o conjunto dos DESENHOS de Iberê CAMARGO possui a nítida sensação
de estar diante do registro gráfico i de experincias vivas e únicas do seu autor ou ENTE no SER atista até
a medula dos ossos
Na conclusão provisória, destas visitas,
pode-se afirmar que a PESQUISA do DESENHO é um caminho seguro para quem está se
iniciando neste campo da prática das ARTES VISUAIS no RIO GRANDE do SUL. Neste
Estado existem vastas, variadas e seguras PESQUISAS ORIGINAIS. De outra parte
estão disponíveis fontes de ARUALIZAÇÕES da inteligência estética pois a da
PESQUISA do DESENHO é algo a ser feita ainda.
O salto para a EXPORTAÇÃO da PESQUISA do
DESENHO só é possível com algo original, criativo e único. Para a inteligência
internacional existe uma espécie de olhar de piedade em ver as suas próprias
PESQUISAS do DESENHO plagiadas, mal conhecidas e assimiladas. Consideram isto
um lixo da História deles e é desconsiderado e descartado imediatamente.
Na medida em que se busca uma identidade
regional existe um vasto território a ser explorado na
PESQUISA ORIGINAL do DESENHO do Rio Grande do Sul . Em vez de partir das fontes
de outras terras pode-se tranquilamente filiar-se e retomar a trilha aberta por
DESENHISTAS LOCAIS.
Este material possui uso restrito ao apoio do processo continuado de ensino-aprendizagem
Não há pretensão de lucro ou de apoio
financeiro nem ao autor e nem aos seus eventuais usuários
Este material é editado e divulgado
em língua nacional brasileira e respeita a formação histórica deste idioma.
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/
ASSISTÊNCIA TÉCNICA e DIGITAL de CÌRIO JOSÉ SIMON
Referências para Círio SIMON
E-MAIL
DISSERTAÇÃO: A Prática Democrática
http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/1445
TESE: Origens do
Instituto de Artes da UFRGS
http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/2632
FACE- BOOK
https://www.facebook.com/cirios2
BLOG de ARTE
http://profciriosimon.blogspot.com.br/
BLOG de FAMÌLIA
http://mathiassimon1829.blogspot.com.br/
BLOG CORREIO
BRAZILENSE 1808-1822
http://naofoinogrito.blogspot.com.br/
BLOG PODER ORIGINÁRIO 01
http://poder-originario.webnode.com/
BLOG PODER ORIGINÁRIO 02 ARQUIVO
http://prof-cirio-simon.webnode.com/
VÌDEO
http://www.youtube.com/watch?v=qdqXEg7ugxA
.