LOGÍSTICA no ESTUDO de ARTE na ERA PÓS-INDUSTRIAL
Entende-se LOGISTICA[1]
como o processo de acumulação, seleção, locomoção, entrega de produtos necessários
para uma determinada ação.
Trata-se, nas postagens a seguir, das ações no processo de busca, de descoberta, de formatação, de veiculação e de recepção de informações relativas ao ESTUDO da ARTE.
Trata-se, nas postagens a seguir, das ações no processo de busca, de descoberta, de formatação, de veiculação e de recepção de informações relativas ao ESTUDO da ARTE.
SUMÀRIO
0145
- LOGISTICA em ESTUDOS de ARTE: forma e pensamento
¿ POR QUE CONSTRUIR UMA FORMA ADEQUADA AO MEU PENSAMENTO?
11 de
fevereiro de 2016
0146
- LOGISTICA em ESTUDOS de ARTE: o artista na
universidade
¿ O artista deve ir para a universidade?
12 de
fevereiro de 2016
0147 - LOGISTICA
em ESTUDOS de ARTE: o historiador e a
Arte.
ORIENTAÇÕES GERAIS para PESQUISAS e ESTUDOS de TEMAS
de MANIFESTAÇÕES CULTURAIS e ARTÍSTICAS.
13 de
fevereiro de 2016
0148- LOGISTICA em ESTUDOS de ARTE: CRITÉRIOS de CRIATIVIDADE
A Educação Criadora nas Artes: Robert SAUNDERS
14 de
fevereiro de 2016
0149
- LOGISTICA em ESTUDOS de ARTE: a História como narrativa
O TEXTO da OBRA de ARTE A DESCRIÇÃO Roland Recht
15 de
fevereiro de 2016
0150
- LOGISTICA em ESTUDOS de ARTE: memória e retrato
O TEXTO da OBRA de ARTE - MEMÓRIA
e RETRATO: FACE e INTERFACE do PRIMEIRO SUJEITO «MODERN0» Hans Belting
16 de
fevereiro de 2016
0151 - LOGISTICA
em ESTUDOS de ARTE: Ia indústria e a Arte no Brasil em 1816
CARTA
de LE BRETON ao CONDE da BARCA 12 de junho de 1816
17 de fevereiro
de 2016
0152
- LOGISTICA em ESTUDOS de ARTE: a pesquisa estética em Portugal em 1540
¿ POR QUE o BRASIL não RECEBEU a
ESTÉTICA RENASCENTISTA ITALIANA ? FRANCISCO de HOLANDA (1517-1584) e a EDUCAÇÂO ARTÍSTICA em
PORTUGAL ao longo do RENASCIMENTO ITALIANO e a DETERMINAÇÃO da ESTÉTICA a SER
IMPLANTADA na COLONIA BRASILEIRA
18 de
fevereiro de 2016
0153- LOGISTICA em ESTUDOS de ARTE: da representação
O quadro da representação e
algumas das suas figuras Louis MARIN,
19 de
fevereiro de 2016
0154
- LOGISTICA em ESTUDOS de ARTE: ruptura da representação
Rupturas, interrupções, síncopes na representação da
pintura Louis MARIN
20 de
fevereiro de 2016
0155
- LOGISTICA em ESTUDOS de ARTE: as palavras e as
imagens
As palavras e as imagens:
semiótica da linguagem visual
MEYER SCHAPIRO.
Prefácio de Hubert Damisch
21 de
fevereiro de 2016
0156
- LOGISTICA em ESTUDOS de ARTE: fazer crer e crença
Poderes e limites da
representação. Marin, o discurso e a imagem A TEORIA da REPRESENTAÇÃO CHARTIER 1998, pp. 173 -189
22 de
fevereiro de2016
0157 - LOGISTICA
em ESTUDOS de ARTE: sumário das postagens
LOGÍSTICA
no ESTUDO de ARTE na ERA PÓS-INDUSTRIAL
23 de
fevereiro de2016
Os textos e as imagens IMPRESSAS tiveram
privilégios e preferências LOGISTICAS quase exclusivas ao longo da ERA
INDUSTRIAL. Os produtos do trabalho
intelectual, da pesquisa e da descoberta foram confiados a este meio impresso
de veiculação de uma forma quase exclusiva, única e soberana.
Na era PÓS-INDUSTRIAL os produtos do trabalho, da
pesquisa e da descoberta intelectual
necessitam serem confiados a MÚLTIPLOS MEIOS em
CONSTANTE ampliação e obsolescência programada.
Antigos, livros, jornais e outros impressos
industriais MIGRAM, cada dia mais, para MEIOS novos e inéditos. Expandem-se
mídias numéricas digitais ou eletrônicas. Estes MEIOS dialogam e, é possível,
fazer migrar de um suporte para outro.
Porém nas percepções e leituras das MENSAGENS há mudanças significativas, senão
radicais. Confirma-se cada vez mais verdadeiro de que o “MEIO é a MENSAGEM”.
Mudando os MEIOS implica na mudança nas percepções e leituras das MENSAGENS.
Supõe-se atenção redobrada para a
OBSOLESCÊNCIA da cada MEIO. Este MEIO possui TEMPO de vida cada vez mais curto.
É mais uma razão para não se confiar a um único e
exclusivo MEIO para uma determinada IMAGEM, TEXTO ou LIVRO. Bibliotecas,
arquivos, museus, reservas técnicas da era PÓS-INDUSTRIAL ocupam menos espaço
físico. Neste novo meio podem ser estocados, acessados e entregar os produtos
ao longo das 24 horas por dia e dos sete dias da semana. Evidente que além da
atenção redobrada exigem MAIS TEMPO e DEDICAÇÃO redobrada tanto do seu emissor como
do seu eventual receptor.
Nas presentes postagens cabe a ressalva de que elas
privilegiam a ATUALIZAÇÃO da INTELIGÊNCIA. ATUALIZAÇÃO da INTELIGENCIA de quem descobre,
veicula e recebe estes produtos do ESTUDO de ARTE.
Outro campo de forças é a PESQUISA ESTÉTICA de QUEM
produz a OBRA de ARTE. Esta OBRA de ARTE PRECEDE e constitui a
razão de ser da ATUALIZAÇÃO da INTELIGENCIA.
HISTÓRIA da ARTE e INFORMÁTICA
em 1999
THUILLIER,
Jacques L’Informatique et l’histoire de
l’art - Paris: REVUE DE L’ART nº 117
– 1997-3, pp05.08
http://www.persee.fr/doc/rvart_0035-1326_1997_num_117_1_348337
http://www.persee.fr/doc/rvart_0035-1326_1997_num_117_1_348337
Este material possui uso
restrito ao apoio do processo continuado de ensino-aprendizagem
Não há pretensão de lucro ou
de apoio financeiro nem ao autor e nem aos seus eventuais usuários
Este material é editado e
divulgado em língua nacional brasileira e respeita a formação histórica deste
idioma.
ASSISTÊNCIA TÉCNICA e DIGITAL de CÌRIO JOSÉ SIMON
Referências para Círio SIMON
E-MAIL
SITE desde 2008
DISSERTAÇÃO: A Prática Democrática
TESE: Origens do
Instituto de Artes da UFRGS
FACE- BOOK
BLOG de ARTE
BLOG de FAMÌLIA
BLOG
CORREIO BRAZILENSE 1808-1822
BLOG PODER ORIGINÁRIO 01
BLOG PODER ORIGINÁRIO 02 ARQUIVO
VÌDEO
Nenhum comentário:
Postar um comentário