COMISSÃO de ARTE SACRA e LITURGIA.
A COMISSÂO ARQUIDIOCESANA de ARTE SACRA [CAAS] –
PORTO ALEGRE - RS
Fig. 01 – COMISSÂO de ARTE SACRA da ARQUIDIOCESE de PORTO ALEGRE. - Cripta da Catedral de Porto Alegre-RS -. 2006
Fonte da imagem http://www.caas-portoalegre.org.br/
Uma Comissão de Arte Sacra torna-se indispensável no momento da troca de infra-estrutura, na acelerada queima da etapa anterior e, as vezes, soluções inconseqüentes para suprir necessidades novas realizadas sem planejamento adequado.
As interações entre religião e artes ganharam uma generosa ajuda do PAPA ARTISTA JOÃO PAULO II em especial pela sua CARTA aos ARTISTAS . Ressoam ainda as suas palavras “vossa arte contribua para a consolidação duma beleza autêntica que, como revérbero do Espírito de Deus, transfigure a matéria, abrindo os ânimos ao sentido do eterno!”. Esta posição carinhosa - de quem conhece as dificuldades sobre-humanas da prática artística. Ao mesmo tempo esta Carta representa, tanto na sua forma como pelo conteúdo, o grande respeito vindo do representante máximo da hierarquia eclesiástica. Respeito pela recente autonomia conquistada pelo campo das forças imateriais que caracterizam e revestem as práticas das artes desde a origem imemorial das suas sementes. O Pontífice sabia que a humanidade gosta de lembrar a qualidade das suas artes e que passam a constituir o patrimônio universal de toda espécie humana quando as civilizações desaparecem. Pos sua vez a UNESCO calcula - que deste patrimônio universal da humanidade - 70% dele seja sacro.
Com estes argumentos valem todos os esforços e trabalhos de uma Comissão de Arte Sacra. Mas este esforço não possui apenas um sentido individual. A cultura e a civilização tomam um sentido na medida de sua institucionalização. Em vista desta institucionalização a Comissão de Arte Sacra foi oficializada como um conselho. Conselho cujo papel é agir , e não só fazer.
Objetivos institucionais da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra de Porto Alegre- RS.
No seu agir a Comissão de Arte Sacra possui os seguintes objetivos de sua ação, em consonância com as suas normas institucionais:
“- Criar uma consciência de valorização do espaço litúrgico-celebrativo em nossas comunidades paroquiais;
- Desenvolver o gosto e o interesse pela arte sacra nas equipes de liturgia e pastorais paroquiais;
- Prestar um serviço de orientação e auxílio às paróquias nas reformas e construções de novas igrejas;
- Elaborar subsídios para estudo das equipes de liturgia sobre o espaço litúrgico;
- Fomentar a criação da pastoral dos arquitetos e engenheiros católicos”.
Fonte http://www.caas-portoalegre.org.br/
Estrutura organizacionla dos cargos e funções da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra – CAAS – Porto Alegre - RS
PRESIDÊNCIA vigário da catedral designado pelo Arcebispo.
COORDENAÇÃO : coordenador, secretário, tesoureiro eleitos entre os pares
SETOR DE ARTE : música, artes visuais e integradas
SETOR DE ARQUITETURA : com um arquiteto trabalhando profissionalmente na cúria
SETOR DE LITURGIA : sacerdotes representando os vicariatos da Arquidiocese
SETOR DE COMUNICAÇÃO – site.
Ver os nomes dos integrantes no site http://www.caas-portoalegre.org.br/
Este trabalho é voluntário e não remunerado. As reuniões mensais, eram realizadas com a pauta enviada, cinco dias antes, anexa à ata da reunião anterior digitada, pelo secretário do CAAS.
Fig. 02 – VISITA da CAAS ao UNILASSALE – CANOAS -RS.Ao centro da foto o músico e artista visual Ir. Renato KOCH (de cabelo branco) anfitrião da vista - 10,05 2008
Visitas os locais e pessoas.
Coerente com os seu objetivo de “prestar um serviço de orientação e auxílio às paróquias nas reformas e construções de novas igrejas” a maior parte do tempo das reuniões mensais do CAAS foi direcionado para atender consultas de paróquias e oferecer alternativas de soluções possíveis.
Os problemas mais complexos necessitaram de visitas in loco dos especialistas da COMISSÃO. Nesta visitas ocorrem assessorias gratuitas, neutras e desinteressadas.
Esta assessoria possui o seu paradigma nas Comissões Pontifícias do Vaticano homólogas e que foram apropriadas e traduzidas pelo o Guia de Informações para Projeto e Execução de Igrejas. Elaborado por membros da CAAS
Os documentos pontifícios estão disponíveis em:
http://www.franciscanos.org.br/v3/cultura/arte_iconografia/museologia/..
http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_commissions/pcchc/documents/rc_com_pcchc_20010815_funzione-musei_po.html
http://www.intratext.com/IXT/POR0311/
Guia de Informações para Projeto e Execução de Igrejas.
A CAAS justificou o projeto deste Guia com as seguintes palavras:
“A Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra oferece à comunidade o Guia de Informações para Projeto e Execução de Igrejas. Trata-se de um instrumento de serviço, apoio e de informação para as comunidades e, especialmente, para os profissionais envolvidos na construção das nossas igrejas: arquitetos, engenheiros, construtores etc.
O Guia traz um aprofundamento sobre a teologia do espaço celebrativo, uma abordagem sobre as diversas tipologias de edificações de caráter religioso, além de apresentar recomendações desde à aquisição do terreno à definição do programa da igreja, análise de projetos, contratação de mão-de-obra etc.
Trata também das questões técnicas: acústica, conforto térmico, iluminação, visibilidade, decoração, programa iconográfico, paisagismo etc. Vale destacar também o capítulo sobre bens culturais, preservação, conservação, restauração etc. O Guia traz também um histórico dos templos religiosos cristãos e um roteiro informativo sobre os espaços que compõem o prédio religioso. Brevemente, o Guia estará à disposição aos interessados.
Segundo Pe. Carlos Steffen, presidente da Comissão, diz que o intento no guia e nas construções arquitetônicas é de combinar vários dados com harmonia: a eclesiologia do Concílio Vaticano II, a teologia litúrgica, a intuição artística e o conhecimento científico-tecnológico. O Guia é uma iniciativa pioneira no Brasil, não se tendo conhecimento de outro trabalho semelhante no país”
Fonte http://www.caas-portoalegre.org.br/guia/index.htm
Curso de Pós-Graduação em Espaço Litúrgico e Arte Sacra.
Para a CAAS vale também o projeto que Mario da Andrade enunciou, em 1942, quando resumiu em três objetivos a Semana de Arte Moderna de 1922
“O direito permanente à pesquisa estética; a atualização da inteligência artística brasileira; e a estabilização de uma consciência nacional [..] A novidade fundamental, imposta pelo movimento, foi a conjugação dessas três normas num todo orgânico da consciência coletiva”
Também a CAAS implementou o seu 1º objetivo de “criar uma consciência de valorização do espaço litúrgico-celebrativo”, para tanto estimulou e apoiaou o oferecimento do Curso de Pós-Graduação em Espaço Litúrgico e Arte Sacra ao longo do ano escolar de 2008. Para conferir solidez e consequências acadêmicas - para os estudantes deste curso e a formação desta consciência coletiva - esta especialização foi oferecida institucionalmente. Esta ocorreu no interior das normas acadêmicas da FACULDADE de TEOLOGIA – FA/TEO da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Ocorreu sob a alta supervisão do Monsenhor Urbano ZILLES [do Vicariato da Cultura da Arquidiocese] e coordenação acadêmica do Frei Luiz Carlos Susin. A arquiteta Maria Inês BOLSON LUNARDINI [membro do CAAS] implemento a proposta, projeto e execução prática. A equipe administrativa esteve sob orientação da secretária Mônica Severo da Silva.
Fig. 03 – ESTUDANTES PUC-RS 2008.Estudantes do Curso de Pós-Graduação em Espaço Litúrgico e Arte Sacra - Dia 18.01.2008 – 21h45min
TURMA HISTÓRIA de ARTE SACRA - PUC- RS.
Nomes da ESQUERDA para DIREITA do observador PRIMEIRA FILA - SENTADOS 01 André Luiz NERY FIGUEIREDO 02 Patricia del ROSARIO MEDRANO BRAVO 03 Ana Clara SOBRAL BORGES 04 Pe. Hélio SOARES da SILVA 05 Thiago Ap. FACCINI PARO SEGUNDA FILA DE PÉ 06 Silvio José de MORAIS 07– Pe. Nedson PEREIRA de ASSIS 08 Pe. Ademir ZANARELLI 09 Manoel SCHEIMANN da SILVA 10 Dilcéia Marta CARMINATTI LOPES 11 Pe. Bento Ailton ZILLI 12 Cora Augusta DUARTE AGUIEIRAS 13 Ir. Everaldo dos SANTOS MENDES 14 Prof. Círio SIMON [membro do CAAS] 15 Fábio da COSTA SOTERO 16 Pe. Laênio Francisco CUSTÓDIO [membro do CAAS] 17 Albanize Maria O. MONTEIRO 18 Pe. Paulo Sérgio VITAL da CRUZ 19 Fabiana TRINDADE LONGHI 20 Fábio MENDONÇA PASCAL 21 Joel Marcolino BITTENCOURT Não aprecem na na foto:Alencar MASULO de OLIVEIRA Dalma MENEZES Luciano de OLIVEIRA CERCAL
Foto Silvio José de MORAIS
No acervo da Biblioteca Central do PUC-RS - constam o projeto, a metodologia e os recursos, além dos 3 textos dos estudantes da disciplina História da Arte Sacra. Consultar disponível em:
SIMON, Círio História da arte sacra e outros textos do acervo [CD-ROM] / Círio Simon Porto Alegre, 2008. 1 disco Contém: Relatório dos documentos físicos, Documentos digitais numéricos Acompanha obra impressa Nº.Sistema 000415518
Fig. 04 – FOLDER da EXPOSIÇÃO de ARTE SACRA do RIO GRANDE do SUL.PUC-RS - 04/07,02.2010
[ para ampliar: clique sobre a imagem]
MUTIRÃO e PARCERIA entre CNBB e CAAS
A CAAS foi visitada pela COMISÃO da CNBB encarregada do MUTIRÃO de COMUNICAÇÃO AMÉRICA LATINA e CARIBE a realizar-se de 03 a 07 de fevereiro de 2010 na PUC-RS Porto Alegre –RS.
Com o apoio da CNBB, em sequência desta parceria e em consonância com uma série de reunião, resolveu ir ao campo especifico. Visitas mediadas pelo Pe. Tarcisio RECH, Pe. Marcelino SIVINKI, Dalci Carlos MATIELLO e Cláudio DAMBROS foram organizadas visitas de sondagem deste campo. Estas sondagens dos acervos de Arte Sacra do território do Rio Grande do Sul tinham a finalidade da escolha de algumas obras de arte sacra para figurarem na exposição do MUTIRÃO. Da parte da CAAS, Nestor Torelly, Analino Zorzi [coordenador do CAAS] e Círio Simon integraram esta caravana aos acervos de Rio Grande, Rio Pardo (duas visitas) e Caxias do Sul (Acervo Lunardelli)
Com da fragilidade das obras originais e únicas, dos altos custos dos seguros, transporte especializado e dos riscos de uma exposição num evento de curta duração, optou-se a conselho de Nestor TORELLY da CAAS, resolverem, em comum acordo, montar uma exposição fotográfica blotada de obras de arte. Esta solução, além do baixo risco para as obras originais, da possibilidade da itinerância era coerente com o tema da COMUNICAÇÂO que era a pauta do evento a se desenvolver na PUC_RS. Para a realização desta exposição foram contratadas a arquiteta Ediolanda LIEDKE especializada em patrimônio e nas montagens de exposições desta natureza e com imagens da fotógrafa Edelweiss Bassis.
O SALÃO de ARTE SACRA foi outro objeto desta parceria entre CNBB e CAAS. Coordenado por Marisa VEECK visou a sondagem da produção atual do campo artístico no âmbito Latina Americano. O seu desenvolvimento pode ser conferido neste blog no 2º artigo deste tema em
http://profciriosimon.blogspot.com/2010/01/salao-de-arte-sacra-no-mutirao.html
Os resultados do Salão e da Exposição fotográfica podem serem conferidos em http://muticom.org/cultural/
Projetos:
Institucionalização do Museu de Arte Sacra
Um dos projetos de maior sentido e consequência é a participação da CAAS na institucionalização efetiva do acervo de obras de Arte Sacra num ambiente funcional e auto-sustentável. Além de profissionais de museologia, do arquivismo e historiadores é a conexão funcional com a liturgia deste projetado Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Porto Alegre. Para tanto o arcabouço institucional foi lançado pelas Comissões Pontifícias do Vaticano que orientam as custosas materializações e a manutenção continuada dos museus, bibliotecas e arquivos. Além disto há necessidade de um sistema local com os ricos acervos das paróquias, institutos religiosos e capelas de Porto Alegre, da arquidiocese e estadual.
Os desafios da institucionalização litúrgica-sacra do belo acervo da catedral, além das potencias obras ainda dispersas pela arquidiocese apenas estão iniciando. Num evento - promovido pala Cúria e Prefeitura de Porto Alegre - foram assinados os protocolos de intenções, entre a instância religiosa e as autoridades municipais. No momento desta assinatura, o arquiteto Analino ZORZI, coordenador do CAAS, apresentou ‘data-show’ com o que existe até o momento e aquilo que se espera que serão os espaços arquitetônicos a serem ocupados pelo Arquivo e Museu de Arte Sacra.
Fig. 05 – SEMINÀRIO e CÚRIA de PORTO ALEGRE.O prédio do antigo seminário e atual Cúria Metropolitana irá acolher, nas duas alas paralelas ao seu pátrio externo o local do ARQUIVO e a sala de exposições do MUSEU de ARTE SACRA - Projeto de Villain 1865 e construção do mestre João GRÜNEWALD 1888
Rua Fernando Machado com Espírito Santo - POA - RS - Villipin– Mestre João
. http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%BAria_Metropolitana_de_Porto_Alegre
http://zerohora.clicrbs.com.br/pdf/6128824.pdf
20 de março de 2009 ZH - N° 15913 – CADERNO CENTRO POA, p.01 PATRIMÔNIO Catedral e Cúria são patrimônios Após oficialização do tombamento, prédios devem passar por restauração Texto enviado pelo leitor José Severino Toigo ZERO HORA –nº 15.913 Porto Alegre - Caderno Centro Patrimônio p. 01 20 de março de 2009
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2445828.xml&template=3898.dwt&edition=11943§ion=1054
BALÉM, João Maria . O seminário de Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre e os Padres Capuchinhos. Porto Alegre : Tipografia do Centro, 1947,
Projeto Patrimônio dos Vitrais de Porto Alegre
Sob os auspícios institucionais da Cúria Metropolitana e da CAAS, por meio da ação decisiva e continuada do arquiteto Roberto ELY de CASTRO, a artista e arquiteta Mariana WERTHEIMER desenvolveu o PROJETO do ESTUDO dos VITRAIS em PORTO ALEGRE - que na sua maioria da vertente sacra - e a SOCIALIZAÇÃO dos RESULTADOS. O apoio financeiro veio da PETROBRAS e que permitiu a exposição deste projeto em Nova York e o lançamento de um CD-ROM com o relatório visual e descritivo das pesquisas.
Esta iniciativa foi tratada neste blog no artigo de nº 07 e acessível em http://profciriosimon.blogspot.com/2010/01/arte-sacra-sul-rio-grandense-07_1576.html
Fig. 06 – DOM ANTONIO do CARMO CHEUICHE (1927-2009)Uma das perdas mais sentidas pelo mundo religioso, artístico e cultural do Rio Grande do Sul foi a Dom Antônio do Carmo Cheuiche. A Comissão Arquidiocesa de Arte sacra de Porto Alegre deve muito às suas idéias, ações, psquisas e orinetações temperadas pelo seu entusiasmo e inteligência e paciência
Deste bispo emérito, ao qual se devem tantas iniciativas, aguarda-se a liberação de um precioso texto contendo a HISTÓRIA da CATEDRAL de PORTO ALEGRE. Texto que infelizmente caiu em mãos de quem está procrastinando a liberação. É urgente esta liberação inexplicável para este texto venha circular entre as mãos de tantos admiradores de seu talento, sensibilidade e inteligência no trato da História da Arte Sacra.
Uma pálida imagem do sentido deste eclesiástico - dedicado à sua ordem religiosa, à arte e à cultura - pode ser encontrada nos registros dos períodicos da época do seu falecimento.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antônio_do_Carmo_Cheuiche
http://portal.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=41783
http://www.arquidiocesepoa.org.br/destaques.aspx?id=10&titulo=Not
http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=115&Numero=15&Caderno=0&Noticia=42093
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2685343.xml&template=3898.dwt&edition=13320§ion=1003
FEDERAÇÂO SUL-RIO-GRANDENSE de COMISSÕES de ARTE SACRA
Caberia no Rio Grande do Sul a idéia de uma federação de Comissões de Arte Sacra, a partir do núcleo ativo em cada diocese. De um lado orientando-se pelos referencias das Comissões Pontifícias, via Regional da CNBB, e do outro lado seriam fiéis à vocação e aos recursos locais nos quais estão inseridas nas
Dioceses do Rio Grande do Sul Site’s, e-mail’s e telefones
01 – Bagé bispado@alternet.com.br(53) 32424772
02 - Cachoeira do Sul www.diocesenet.com.br - mitracachoeira@brturbo.com.br(51) 37221875
03 - Cruz Alta www.diocesecruzalta.org.br - (55) 33226920
04 - Caxias do Sul www.diocesedecaxias.org.br - mitra@diocesedecaxias.org.br(54)3214.5388
05 - Erexim www.diocesedeerexim.org.br - contato@diocesedeerexim.org.br (54) 35223611
06 - Frederico Westphalen www.diocesefw.com.br - mitrafw@diocesefw.com.br (55) 3744-3782
07 - Montenegro www.diocesemontenegro.com.br - diocesemontenegro@diocesemontegro.com.br(51) 36323320
08 - Novo Hamburgo www.mitranh.org.br - mitranh@mitranh.org.br - (51) 30661755
09 - Osório www.diocesedeosorio.org - mitraoso@terra.com.br(51) 36634282
10 - Passo Fundo www.pastoral.com.br - diocese@pastoral.com.br (54) 30459240
11 - Pelotas www.ucpel.tche.br/diocese/home/ - mitracomunicacao@terra.com.br(53) 3225-8055
12 - Porto Alegre www.arquidiocesepoa.org.br - arquidiocesepoa@arquidiocesepoa.org.br (51) 3228.6199
13 - Rio Grande diocrg@vetorial.net (53) 32334641
14 - Santa Cruz do Sul www.mitrascs.com.br - mitra@mitrascs.com.br (51) 32314066
15 - Santa Maria www.diocesesantamaria.org.br - bispado@terra.com.br (55) 32214836
16 - Santo Ângelo www.diocesedesantoangelo.org.br - bispado@alternet.com.br(55) 33135263
17 – Uruguaiana mitradeuruguaiana@uol.com.br (55) 34121246
18 - Vacariamitravacaria@m2net.com.br(54) 32311597
Uma das atividades seria o estudo integrado, sistemático e documental da Arte Sacra e da sua repercussão na liturgia em cada diocese. Tarefa a ser dividida entre teólogos, celebrantes, historiadores, arquitetos, administradores, arquivistas e museólogos. O objeto seriam as manifestações regionais religiosas. Nestas manifestações inclui-se a História oral até o imenso patrimônio material desde as estátuas gigantes que surgindo em todo estado, até os ‘capitéis’, as capelas e as imagens publicas e familiares. Estudo sistemático destinado à formação de um arquivo em linha com sistema nacional e estadual de arquivos e museus. Isto enquanto estão sendo constituídas novas formas de expressão religiosa por meio de líderes carismáticos que ingressando e dominando o campo de forças que se está desenvolvendo no espaço no virtual numérico.
Contudo há necessidade de escalonar prioridades. Prioridade devido à natural entropia, mais ou menos acelerada, de cada manifestação artística e os seus suporte materiais. Neste sentido há urgência em salvar o imenso patrimônio cujo suporte é constituído pela madeira.
Fig. 07 – IGREJA SÂO DOMINGOS.MAXIMILIANO de ALMEIDA - RS - 1943
. “A igreja foi construída em 1943 em terreno e a madeira - intacta até hoje - doados por Benevenuto Ettore Dal Bello,. É a Igreja de São Domingos, localizada na Linha São Domingos, atualmente, município de Maximiliano de Almeida. Foi construída em estilo neo-gótico. Muito devido aos padres capuchinhos na região do médio e alto do Rio Uruguai”
Informações do arquiteto Dr.Selso DAL BELLO em 30.01.2010 selsodalbelo@uol.com.br
A sintonia fina com as normas pontifícias, além daquelas da Unesco - por meio do ICOMOS -, nacional - do IPHAN e do IPHAE estadual, só podem trazer benefícios para ambas as partes.
As atividades propositivas, assessorias e atualizações - em relação ao patrimônio material e imaterial da diocese – impõe-se a ciência, providências e anuências da Cúria diocesana. Neste sentido os contratos entre as partes envolvidas necessitam uma atenção em especial as que se referem ao plano individual dos contratos trabalhistas, segurança e as relações com o poder publico cada vez mais constrangido pela responsabilidade fiscal.
Esta integração sadia pode representar respostas econômicas positivas para a comunidade. Em especial quando há um profundo movimento no turismo e nas sendas sacras, ao exemplo daquelas das Missões, referendado no Caminho de Santiago de Compostela e cuja origem se perde nos tempos célticos. Caminhos que desembocam em Meca ou no rio Ganges para ouras vertentes religiosas e que nas caminhadas míticas de Gilgamesh tiveram algo que mergulha na pré-história.
Em Porto Alegre a arquiteta Nilsa Cristina TABORDA de JESUS COLOMBO, da CAAS, está preparando subsídios para conhecimento e peregrinação destas caminhadas religiosas pelo roteiro das atuas igrejas.
Isto sem falar do eco-turismo, étnico e rural - que se fundem em muitos pontos - e necessitam de estudos de impacto ambiental, além de sua viabilidade e sua auto sustentabilidade econômica para a posse de informações precisas. isto para não incorrer em equívocos conceituais, provocando erros irreversíveis.