sábado, 9 de janeiro de 2010

SALÃO de ARTE SACRA no MUTIRÃO


Júri reunido, na sede da CNBB-RS em 04.01.2010, examina portofólios de proponentes.


Romanita DISCONZI, Armindo TREVISAN, Paulo PERES, Paulo PERES e Marilene BURTET PIETA [da esquerda para direita]



SALÃO de ARTE SACRA.



A Arte e a Religião parecem com duas irmãs gêmeas nascidas nos primórdios das primeiras luzes das civilizações. Não toleram que sejam confundidas. Ciosas das suas qualidades e natureza alimentam velados ciúmes recíprocos. Porém, na hora das dúvidas da criatura humana e dos seus descaminhos, as duas irmãs unem-se para retomar os fundamentos do seu significado civilizatório na face do planeta. Neste momento somam competências para mostrar todas as suas potencialidades e que também são da criatura humana em crise. Se criatura humana as escutar atentamente, elas nunca prometeram outros mundos. Elas conhecem a teleologia que lhes é imanente. E, antes de qualquer futuro, supõe o exercício da fé, da esperança e da caridade da criatura humana com o seu semelhante concreto e real. Semelhante que constitui o observador da Arte ou o fiel da Religião. No instante presente ambas buscam desvelar o que de melhor e mais coerente a criatura humana possui em si mesma.


Evidente que as duas irmãs estão cercadas maledicências e candidatos mal intencionados. Diante destas armadilhas elas necessitam afirmar e tornar a reafirmar, em público, que não são coniventes com as corrupções de todo projeto civilizatório humano. Corrupções fomentadas por aproveitadores inescrupulosos, que sonham em se apropriar, para o seu repertório e interesses inconfessáveis, das qualidades destas irmãs. A corrupção dos ótimos sempre é péssima.


Para humanizar, reforçar e conferir um sentido de transcendência as redes mundiais do entendimento recíproco humano as duas irmãs foram selecionadas pelo MUTIRÃO de COMUNICAÇÃO AMÉRICA LATINA e CARIBE. Deste entendimento humano as duas possuem experiências acumuladas desde as primeiras luzes das civilizações humanas. O MUTIRÃO de COMUNICAÇÃO AMÉRICA LATINA e CARIBE, para materializar este convite, o lançou o desafio público de um Salão para aos artistas, desta região. Salão que busca evidenciar, nas suas obras, o lado positivo das potencialidades e das conexões entre a Arte e a Religião.


No dia 04 de janeiro de 2010, reuniram-se os jurados deste Salão. Júri que ocorreu na sede da CNBB – Regional Sul, na Av. Cristovão Colombo, 149 , em Porto Alegre/RS. Júri composto de Armindo Trevisan, Marilene Pieta, Círio Simon, Romanita Disconzi e Paulo Peres, que selecionaram 25 inscritos no Salão de Arte Sacra Contemporânea. Foram selecionadas 30 obras, sendo que cada artista inscreveu-se com mais de uma. Os selecionados são: Otaviano Costa Arantes, Gredis Rejane Finkler, Clarice Catarina Jaeger Dornelles, Valquíria da Cruz Saucedo, Maria de Gesu, Niura Arnt Fernández, Eny Guilhermina Herbst, Maria Darneli Araújo, Ângelo Donato Hasse, Marinei Lima, Milton Nunes de Oliveira, José Carlos Júlio de Moura, Maurício Luiz Vagner, Vilma Sonaglio, Ariane do Canto Cerveira e Dânia Moreira.


O SALÃO de ARTE SACRA, do MUTIRÃO de COMUNICAÇÃO AMÉRICA LATINA e CARIBE, onde Arte e da Religião unidas constituem uma retomada desta empreitada do longo caminho da humanidade. Religião unida à Arte e assim competentes para atingir os benefícios e as glórias que coroaram as mais prestigiosas civilizações. Arte e Religião que permanecem vivas como orgulho máximo da História da criatura humana para conservar, evidenciar e reviver o que de melhor possui a criatura humana, no dia hoje, na AMÉRICA LATINA e CARIBE.



Veja mais JURI SALÃO de ARTE SACRA – MUTIRÃO


http://muticom.org/blog/2931/jurados-da-exposicao-de-arte-sacra-selecionam-30-obras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário