sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A LIÇÃO do ALI.




PERDI os DOIS !.”




Uma sabedoria milenar emerge dos povos do Próximo Oriente e por eles é cultivada de uma forma constante. Estes povos sabem renovar todos os dias a sua sabedoria milenar, apesar de todos os problemas - e talvez devido aos desafios para as suas sobrevivências físicas, mentais e econômicas. A nova geração assimilou a essência desta sabedoria milenar e sabe usá-la nos momentos oportunos.


O jovem Ali, descendente dos palestinos e filho de um soldado das Colinas de Golan, reside em Porto Alegre.


Numa oportunidade soube lidar utilizando esta sabedoria, de forma magistral, diante de um malandro que vivia de expedientes conhecidos por toda a redondeza. O malandro conhecendo o dia que o Ali recebia o seu salário, como segurança de uma firma, não teve vergonha de abordá-lo no meio de um grupo de companheiros. Foi direto e rasteiro.


- Ali. Necessito urgente de cinquenta reais para pagar uma conta inadiável. Restituirei o empréstimo imediatamente.


Diante da incredulidade geral, o Ali colocou a mão no bolso e entregou o dinheiro ao solicitante. Este, retirou-se imediatamente, desaparecendo nas sombras.


A exclamação e os questionamentos foram gerais da parte dos colegas:


- Ali. Você conhece este malandro e sabes que nunca vai te pagar este empréstimo ..!


A resposta do Ali veio direta e carregada da mais profunda sabedoria oriental:


- Perdi os dois !


O jovem palestino sabia que um amigo sincero constitui um grande tesouro e que um falso amigo é prejuízo certo e continuado. O melhor remédio é livrar-se, o mais rápido possível e de forma definitiva, desta ameaça de prejuízo, mesmo pagando alto preço por esta dolorosa escolha.


Nunca mais o Ali e o malandro foram vistos juntos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário