quinta-feira, 12 de novembro de 2009

VINÍCIO GIACOMELLI

VINÍCIO GIACOMELLI retorna e socializar a sua produção recente[1]. Afastado, devido à sua intensa atuação como um dos agentes mais ativos do sistema de artes visuais de Porto Alegre, retorna a expor o que fato sempre cultivou e buscou. Com um sólido e experimentado lastro de uma formação erudita e esmerada em Pintura pelo Instituto de Artes da UFRGS dá mais um passo na sua carreira solo como produtor. Como todos sabem, o estudante não faz arte enquanto estudante. Na condição de estudante o candidato à artista encontra-se na heteronomia dos mestres. A carreira solo confere a liberdade e mostra o valor desta deliberação e desta decisão de dedicar a sua vida para a criação artística.

Nesta condição de liberdade VINÍCIO retoma para o publico as 18h00 de 12 de novembro de 2009 e dias subsequentes. Retorna num ambiente no qual conjugam-se o Trabalho e a Arte. O ambiente do Tribunal Regional do Trabalho encontra-se amparado por uma equipe qualificada de profissionais e é está sob o olhar atento e carinhoso dos juízes do Trabalho. Carinho que se traduz no apoio logístico e estratégico para a Arte. Juízes que mostram que os conflitos, que necessitam mediar e buscam solucionar, possuem a possibilidade de uma superação e uma conexão com uma civilização. Civilização que possui na arte a forma de transcendência e o que permanecerá, após todos os conflitos e lágrimas. De fato a obra de arte, guarda - no seu mínimo material – o máximo da pessoa, do tempo e do lugar no qual teve a sua origem.

A pintura de VINÌCIO constrói-se com a tinta, o pincel e a superfície como fizeram todos os grandes gênios da arte em todos os tempos. Tinta e pincel, que pode ser encontrada em qualquer ferragem, dão passagem e fixam o pensamento. Este pensamento - materializado sobre uma superfície - confere e fixa sentido às pinturas das cavernas, para as obras de Giotto, de Leonardo ou de Picasso.

VINICIO renuncia à figuração visual para praticar a ascese de permanecer com a essência da tinta, do pincel e da superfície. A figuração cede lugar para a liberdade do gesto, a distribuição matéria da tinta e a força da cor possam remeter-nos às RESSONÂNCIAS recíprocas. As RESSONÂNCIAS conduzem os nossos sentidos e nossos pensamentos para o campo dos sons e da Musica. A conjugar os sons e as cores a pintura de VINICIO nos convida a penetrar no plano mais elevado que os sentidos da visão e da audição podem atingir. O pensamento pode fluir livre de qualquer figura legível e ao mesmo tempo cria espaço para aquilo que a cor possui de mais universal.

A palavra possui severos limites para escrever este universo das cores. Assim torna-se imprescindível a contemplação visual longa e atenta das obras que VINÌCIO GIACOLMEELI expõe no

ESPAÇO CULTURAL TRIBUNAL REGIONAL do TRABALHO

Av. PRAIA de BELAS, nº 1.100 - POA-RS

[com a Av IPIRANGA defronte ao Praia de Belas Shopping]

Contatos com o artista

GIACOMELLI: vggiacomelli@yahoo.com tel: 9105.2792




[1] GIACOMELLI – Vinício http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=115&Numero=43&Caderno=5&Noticia=55473

Origem d imagem que ilustra esta matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário