sexta-feira, 27 de novembro de 2009

CÂNDIDO JOSÉ de GODÓI








A PESSOA .



Cândido José de Godói nasceu, no dia 11 de marco de 1858, na cidade de Rio Grande.



Educado em Paris na famosa Ecole des Ponts et Chaussées[1] que funciona desde 1719 em Paris. Formou-se em engenharia na turma de 1876, sendo classificado, em 3º lugar. A sua formação permitiu acompanhar, de perto, e entender o alcance dos feitos de engenharia francesa da época. Recebeu propostas tentadoras de cargo vantajoso na administração pública francesa. Preferiu o retorno à Rio Grande, onde residia o seu genitor, o saudoso coronel José Joaquim d Godoy, caráter íntegro, que foi um benemérito daquela cidade, no antigo regime.



Cândido José Godói, visto do tempo presente, é um enigma sob vários aspectos pessoais. Para muitos não passa de um nome sonoro de um município do estado, de uma escola e de um prédio frente à Santa Casa de Porto Alegre.



Mas este personagem, ao subir ao palco da administração pública do Estado do Rio Grande do Sul, deu mostras de uma rara competência nas secretarias de Obras e como interino da Secretaria da Fazenda[2] que ele acumulava na administração (15.011908-12.01.1913) de Carlos Barbosa Gonçalves. O ineditismo deste acúmulo destes cargos fundamentais desta administração publica do Estado do Rio Grande do Sul já é um índice de uma confiança e que em momento algum foi desmentido nem pelo governo, do qual fazia parte, nem pelas mais ferozes oposições que, em cortejo, acompanham qualquer administração.



As realizações dos portos de Santa Vitória do Palmar, de Montenegro, de Porto Alegre com o seu cais e adjacências passando pelas 1ª rodovias com as suas respectivas obras de arte até as longínquos aldeamentos indígenas, mostram alguém com uma visão única num tempo único. No é possível esquecer o seu envolvimento técnico na construção e melhoramentos dos ramais na Viação Férrea do Rio Grande do Sul, a sua ação como professor da Escola de Engenharia do de Porto Alegre e sua vontade de disseminar o ensino da arte da Matemática. Qualquer função desta seria capaz de preencher uma biografia laudatória. Mas consta que era muito raro encontrá-lo nos momentos de inaugurações e dos discursos que ele deixava para os seus superiores hierárquicos.



A MERECIDA MEMÓRIA.



Para comemorar o transcurso do 1º centenário de nascimento do Engenheiro CÂNDIDO JOSÉ de GODÓI a administração do engenheiro Ildo Meneguetti, ligou a sua memória a seu ilustre nome a um dos colégios da capital.



O colégio que leva o seu nome espelha-se no alto projeto civilizatório desenvolvido pelo engenheiro CÂNDIDO JOSÉ de GODÓI Espelha-se na sua vida individual e na sua obra pública como profissional, administrador e professor.



O Colégio GODÓI está sediado no Quarto Distrito, um dos bairros metropolitanos mais progressistas. O projeto civilizatório do engenheiro CÂNDIDO JOSÉ de GODÓI constitui exemplo e lições coerentes com o bairro onde se situa a instituição Colégio GODÓI. Este resultou da profunda interação da sociedade organizada do bairro, da lucidez e da vontade inquebrantável da equipe dos seus professores e da resposta imediata, prazerosa e positiva dos seus estudantes.



Fontes do texto em:



RAMOS, Oscar OLIVEIRA de - A ação dos engenheiros nos grandes melhoramentos do Estado: vol. 2, Cândido José de Godoy . Porto Alegre : Livraria do Globo, 1940-1941, 36 p. il





RAMIREZ, Hugo O Engenheiro Cândido José de Godói, Vanguardeiro do Progresso Rio-Grandense. Porto Alegre : Correio do Povo



Hugo RAMIREZ, nasceu, em 12 de abril de 1922, em Uruguaiana. Durante sua vida, atuou como jornalista, advogado e educador. Professor fundador do Colégio Cândido Godói e do seu Grêmio de Professores Escreveu mais de setenta obras, com destaque para o romance “Rio dos Pássaros”, enaltecido pela Academia Brasileira de Letras. Em 2003 foi
condecorado com a Medalha do Mérito Tradicionalista Barbosa Lessa, a mais alta comenda do tradicionalismo gaúcho Faleceu em 1° de agosto de 2007





GODOY, Cândido José de - Relatório da Secretaria de Estado dos Negócios das Obras Públicas - Rio Grande do Sul - Porto Alegre : Livraria do Globo 1911, 380 p. il.





No próximo artigo ira se detalhar o profissional, o administrador público, o divulgador da Ciência, o professor e a ética de Cândido José de GODÓI.















[1] Confira Ecole des Ponts et Chaussées em http://www.enpc.fr/fr/enpc/historique/histoire_ecole.htm





[2] - O Dr. Álvaro Baptista, primeiro titular da Secretaria de Fazenda do Governo Carlos Barbosa, havia apresentado a sua renúncia, ao cargo, em 06 setembro de 1909 http://contextopolitico.blogspot.com/2009/09/ha-um-seculo-no-correio-do-povo_05.html





Pintura acrílica de Círio SIMON - 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário