sexta-feira, 6 de novembro de 2009

VINÍCIO GIACOMELLI.

Apesar de sua juventude – e talvez por isto mesmo - Vinício faz o trabalho e o papel de uma verdadeira instituição no sistema das artes visuais de Porto Alegre. Para quem circula no interior deste sistema, poucos são que não conhecem, admiram o seu trabalho e a sua sensibilidade no trato adequado de uma área de risco como é o mundo das artes. Da parte dele são poucos que ele na conhece e sabe avaliar o seu justo valor na circulação deste sistema.

Agora é vez do Vinício expor a sua própria obra e, consequentemente, expor-se. A obra de arte é primordial e a pedra de toque de todo o sistema das artes visuais.

Na sua obra, Vinício segue a porta aberta oficialmente pelo artista eslavo Kandisnky e pelo músico e pintor Paul Klee que harmonizou a criação visual cores, formas com a sonora. A obra de Vinício situa-se ao longo dos infinitos caminhos abertos pelas pegadas quando as buscas e ensinamentos dos dois mestres se cruzaram na Bauhaus. Coerente com os dois mestres Vinício denominou de RESSONÂNCIAS, os obras que irá expor no dia 12 de novembro de 2008, aludindo aos sons, apesar do aparente silêncio das artes visuais.

Para compreender esta conjugação - das cores formas e sons - nada melhor do que ler o que próprio Vinício escreveu como uma epígrafe de sua exposição de 2009:

A mostra “Ressonâncias”, exibe um conjunto de pinturas inspiradas na essência da matéria mineral, rochas, magmas e fenômenos que envolvem este universo. A natureza portanto, é a grande fonte inspiradora destas obras. O artista já a alguns anos pesquisa esta área do conhecimento, tornando visíveis, através de composições poéticas, o seu entendimento a respeito deste tema. É um processo de percepção e expressão, que busca tornar compreensível, através das cores e formas, a realidade da matéria, sua energia concentrada ou liberada, reações e transformações que ocorrem na natureza e que podem ser visíveis plasticamente, traduzidas em arte.O objetivo é sugerir uma visão particular do universo da matéria, em configurações compostas por signos expressivos, que possam ser captados e sentidos pelo observador, como uma transferência de energia de um corpo (a pintura) para outro (o observador). Por isso o nome “Ressonâncias”. Situações envolvendo espaço-tempo são o pano de fundo para que as cores, reagindo entre si, formem atmosferas. Neste ambiente, a matéria se transforma, e a energia envolvida está inscrita nos signos que condensam o movimento das ondas.O objetivo é criar tensões visuais, absorvendo o olhar para os territórios dos fenômenos, possíveis de serem imaginados através dos elementos formadores da pintura.A dualidade matéria/energia se revela nas viagens por entre céus e terras, águas e fogos. Pode-se perceber a presença dos sólidos, líquidos, gases, a desintegração e a formação da matéria como acontecimentos cósmicos.É uma pintura de gestos, de conotações mentais, que traz implícito um sentido de organização e de estrutura nas imagens propostas. Não é um abstracionismo puramente gestual, mas uma organização, no espaço da tela, dos elementos reveladores da percepção e do imaginário do artista.

Este texto do Vinício - sobre a sua exposição - confere sentido a estas obras. Contudo esta informação serve apenas como epígrafe que orienta para a contemplação visual das obras. A palavra do Vinício orienta o nosso olhar para elas. A inteligência, a vontade e a sensação necessitam complementar-se numa harmonização coerente .

Para a contemplação visual das obras da sua exposição ela abre ao final da tarde de 12 de novembro de 2009,as 18h00, no simpático e ativo ESPAÇO CULTURAL do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Os Juízes do Trabalho estão fornecendo uma demonstração de uma compreensão do que significa um PROJETO CIVLIZATÒRIO COMPENSADOR. Para este projeto a sua ASSOCIAÇÂO está mantendo um exemplar espaço físico, técnicos qualificados, um rigoroso cronograma e um investimento continuado e assegurado.

Diante das obras do Vinício e diante da exemplar atitude do TRT, vale a pena deslocar-se, as 18 horas, do dia 12 de novembro de 2009, para a confluência da Av. PRAIA de BELLAS, nº 1.100, com a Av. IPIRANGA e defronte ao Praia de Belas Shopping

MOSTRA DE PINTURAS DO ARTISTA PLÁSTICO

VINÍCIO GIACOMELLI

1.Título da mostra: RESSONÂNCIAS

2.Técnicas: pinturas em acrílica sobre tela

ESPAÇO CULTURAL TRIBUNAL REGIONAL do TRABALHO

Av. PRAIA de BELLAS nº 1.10 com a Av IPIRANGA e

defronte ao Praia de Belas Shopping

Contatos com o artista

GIACOMELLI: vggiacomelli@yahoo.com tel: 9105.2792

Nenhum comentário:

Postar um comentário