*
14 de OUTUBRO de
2009
1ª postagem:
PRESERVAR é
DIFERENTE de ESTAGNAR
12 de OUTUBRO de
2010
SUMÁRIO do PRIMEIRO
ANO
10 de OUTUBRO de
2011
SUMÁRIO do SEGUNDO ANO
*
SUMÁRIO
do TERCEIRO ANO:
Foto Círio Simon em 16 de outubro de 2011
Fig. 01 - TRÊS
FLORES ABERTAS e uma em BOTÃO..
Floração
no Jardim Botânico de Porto Alegre – RS em 16 de outubro de 2011
19 de OUTUBRO de
2011
JARDIM BOTÂNICO
de PORTO ALEGRE
26 de OUTUBRO de
2011
A INFORMÁTICA, a
MAIÊUTICA e ARTE
ou
a realidade, a retórica e a
imaginação não possuem limites.
03 de NOVEMBRO de
2011
Uma das
EXPRESSÕES de AUTONOMIA da ARTE no
INSTITUTO de
ARTES da UFRGS
03 de NOVEMBRO de
2011
PREPARADO para
CONFLITOS, ou
...transcendendo
o Zeitgeist,
o Volksgeist e o
Weltgeist.
“A tese é uma suposição em conflito com a
opinião geral”.
Aristóteles -
Tópicos I - 11
30 de NOVEMBRO de
2011
A LIBERDADE
ASSUSTA e DESESTABILIZA -
A ESCRAVIDÃO
CONFORTA e é SEGURA.
05 de DEZEMBRO de
2011
1911 - O
CENTENÁRIO de uma PINTURA - 2011
A obra de arte “MARICÁS”,
do pintor PEDRO WEINGÄRTNER.
25 de DEZEMBRO de
2011
MUSEU de ARTE
CONTEMPORÂNEA de RIO GRANDE do SUL.
“Pesquisar,
preservar e divulgar de arte contemporânea regional e internacional e
desenvolver propostas educativas que visem à compreensão dessa arte em várias
modalidades” Projeto
do MAC-RS, in Venson, 2011, ,p.03
17 de JANEIRO de
2012
A GRAVURA em
PORTO ALEGRE.
“O universo da História
não é o passado ou o presente, mas
a temporalidade que
compreende um e outro” Iglesias
05 de FEVEREIRO
de 2012
O ESTADO e o
SIGNIFICADO de um PROJETO
CIVILIZATÓRIO
COMPENSADOR.
25 de FEVEREIRO
de 2012
O ABRIGO dos
BONDES:
ORIGEM DO ATELIER
LIVRE de PORTO ALEGRE
“Boa é a
formação, má é a forma, porque a forma é fim, é morte”.
Paul Klee (1879-1940).
13 de MARÇO de
2012
O TRIUNFALISMO e
a ARTE.
O
TRIUNFALISMO em ARTE poder influir no SER
do ARTISTA e da sua OBRA. Contudo o TRIUNFALISMO em ARTE não é, não constitui o
ENTE, nem da ARTE e, muito menos,
daquele do artista.
19 de MARÇO de
2012
SAUDADES do
REGIME dos FARAÓS ou a
CONFUSÃO entre o
PODER NATURAL e o PODER CONTRATUAL;
“Ninguém
se abala com o reduzido recurso de financiamento à cultura neste Estado. Além
do mais, está muito mofado o movimento da classe artística, que deve
reivindicar, exigindo um modelo mais dinâmico, transparente, de política
cultural [....] Deve haver uma legislação que force o direito de termos nos
prédios públicos espaço de expressão de cultura popular aberto a quem tenha
projetos neste setor da vida social”.
Hélder Pinheiro Mayer, CORREIO do POVO - ANO 117 Nº 168 -
PORTO ALEGRE, 16.03. 2012 Jornal
do Leitor
|
ARTE :
BRASILIDADE
e GERMANIDADE
Fig. 02 – Pintura de Marciano SCHMITZ
25 de MARÇO de
2012
001 - ARTE -
brasilidade e germanidade –
INTENÇÕES GERAIS
desta SÉRIE de POSTAGENS
A PÓS-MODERNIDADE se delicia com a mentalidade de poder trazer, para a cena
pública, o regional, o específico e o único.
No contraponto, o planetário foi repetido e batido monotonamente por uma
mídia destinada à uma inteligência média de 12 anos e cansa pela mesmice, pelo
fixo e pela onipotência pretendida. Busca-se, assim, o regional, o particular,
o específico e sob o enfoque da germanidade no Brasil, como um dos complementos
e alternativo daquilo que é planetário no tema da Arte.
29 de MARÇO de
2012
002 - ARTE -
brasilidade e germanidade -
A ARTE e suas
CIRCUNSTÂNCIAS no ESTADO BRASILEIRO e no ALEMÃO.
Entre
1824 e 1830- época das grande e massiva migração germânica ao Brasil - não
existia O ESTADO ALEMÃO unificado. Este Estado unificado em 1870, pouco fez
pela continuidade da lógica dos contratos sociais, políticos e culturais anteriormente
assumidos pelos seus próprios ESTADOS de ORIGEM. Unificado - e sob a dinâmica
das frequentes mudanças dos regimes políticos - tornou-se temerário e
impossível, ao ESTADO ALEMÃO, manter qualquer coerência com comunidades em
terras estranhas e distantes. Este alheamento mantém-se nos dias atuais.
10 de ABRIL de 2012
003 - ARTE -
brasilidade e germanidade -
CONDIÇÕES das
PRÁTICAS ARTÍSTICAS no BRASIL,
EXPRESSAS por INTELECTUAIS ESTRANGEIROS.
O senso
da realidade, cultivado pelo artista, é o seu ponto de partida, mental e
físico, de qualquer uma das suas obras de Arte. Assim o pior erro que um
artista, descendente alemão, poderia cometer seria deixar de cultivar no Brasil
a sua identidade e expressá-la nas suas técnicas, na sua cultura e na sua Arte.
Tanto o Brasil, como a germanidade, sairiam perdendo. Tanto o descendente como o Brasil viria uma
das suas riquezas únicas internas ser subtraída de uma diversidade que o
vincula ao cenário de uma civilização planetária.
15 de ABRIL de
2012
004 -ARTE -
brasilidade e germanidade -
CONDIÇÕES de
PRÁTICAS ARTÍSTICAS no BRASIL,
EXPRESSAS por
INTELECTUAIS NACIONAIS e ESTRANGEIROS.
O
projeto da Arte, no âmbito da germanidade na cultura brasileira, ainda carece
de um projeto que lhes forneça organicidade, competência e continuidade ao
longo do tempo. Projeto que forneça coerência entre os diferentes esforços, em
diversos rumos e níveis culturais e estéticos. No contrário, não faltam
exemplos de rupturas, descontinuidades, da ação silenciosa e vigorosa da
entropia, que age numa cultura desconectada da sua origem. Principalmente
quando esta fonte original possui agora outros projetos e segue para rumos
distintos daqueles para os quais foi a origem, há dois séculos passados.
21 de ABRIL de
2012
005 - ARTE -
brasilidade e germanidade –
ARTE e GER
MANIDADE.
A
Alemanha continua um projeto coerente com o seu tempo e próprio espaço. A Arte,
no contexto germânico, expressa o ENTE de sua Nação em cada nova época e em
circunstâncias únicas e inéditas. O imigrado evolui em outra nação e
circunstâncias distintas daquelas dos seus antepassados, desta região. Mantém
apenas traços e as forças de sua origem.
28 de ABRIL de
2012
006 - ARTE -
brasilidade e germanidade -
OLHARES da
GERMANIDADE no BRASIL
É
temerário colocar, num espaço tão restrito, os múltiplos e variados “OLHARES
da GERMANIDADE no BRASIL” dispersos neste imenso território e ao longo
de um meio milênio de colonização europeia. Pratica-se esta temeridade para
criar mais uma narrativa em relação a este vasto panorama das obras das artes
visuais produzidas a partir do “OLHAR da GERMANIDADE”. Narrativa que trata este
olhar disperso num Zeitgeist de uma
linha do tempo brasileiro. Narrativa que tenta expressar o Weltgeist do território nacional que projeta as suas identidades
próprias. Narrativa que busca oferecer um nível cultural de uma determinada
população – Volksgeist - em
contraste complementar civilizado com as demais etnias e culturas do Brasil.
01 de MAIO de
2012
007 - ARTE -
brasilidade e germanidade -
OLHARES da
GERMANIDADE ao LONGO do
1º SÉCULO da sua
GRANDE IMIGRAÇÂO ao BRASIL.
Nada
impede que este Volksgeist se desloque de níveis mais intuitivos e passe a
circular em níveis mais elevados, críticos e universais. A música erudita alemã
expõe, com grande liberdade e autonomia, esta circulação e interação ,
alimentando-se nas fontes da música mais intuitiva e que se reforçam
reciprocamente. Ambas saem ganhando. Sai
ganhando o imenso universo civilizatório desenvolvido pela germanidade, muito
além dos limites do aqui e do agora. Este mesmo universo empírico oferece uma
ampla e sólida base para ele mesmo atingir as esferas mais elevadas da
aceitação universal do seu saber. Este tarefa, quando dispõe de um mundo
erudito que o desafia a se abrir, a se renovar e a produzir o inédito, possui
mais garantia de êxito e economia de energias.
24 de MAIO de
2012
008 - ARTE -
brasilidade e germanidade -
Algumas
INTERAÇÕES de TENDÊNCIAS ARTÍSTICAS GERMÂNICAS e BRASILEIRAS nas CICUNSTÂNCIAS
da CULTURA da ERA INDUSTRIAL.
Dois
artistas que emigraram da Alemanha, logo após a 1ª Guerra mundial, já possuíam
a sua formação profissional definida. Assim não se deixaram enredar no patrulhamento
ideológico de baixa estirpe e numa xenofobia e resistência a tudo o que é novo
e diferente que se cultivava tanto na sua pátria de origem como na de sua
adoção. O arquiteto e artista plástico, Joseph Seraph LUTZENBERGER (1882- 1951)
como o artista gráfico Ernest ZEUNER (1895-1967), não foram perseguidos pelo
Estado Novo brasileiro e nem se renderam aos apelos nazifascistas de sua época.
01 de JUNHO de
2012
009 - ARTE -
brasilidade e germanidade -
Os OLHARES da
GERMANIDADE no BRASIL
ENFRENTAM um
SISTEMA DE ARTES TEMPORÃO.
A
ocasião, para estas duas forças contrárias se complementarem, poderá ser o
Bicentenário da Imigração Alemã. Este evento segue cronologicamente evento do
Bicentenário da Independência do Brasil. Estas duas datas próximas e
complementares poderão ser duas ocasiões para evidenciar os profundos vínculos
entre estas forças ainda latentes. Estes profundos vínculos ultrapassam os
vínculos oficiais entre dois Estados soberanos. Exemplos destas silenciosas
sinergias concorrentes e complementares, não faltam. Uma delas está na origem
desta profícua interação estatal ente os dois entes nacionais. A Imperatriz
Leopoldina, que chegou ao Brasil, em 1818, cercado de missões culturais e
científicas de fala germânica. Diante dos olhos do mundo civilizado a
Imperatriz e as missões foram fundamentais para os eventos da Independência do
Brasil e da Imigração Germânica.
Para
reencontrar o caminho deste projeto de origem, que tenha alguma referência à
germanidade, foi necessário reinventar, entre 1945 e 1990 toda a forma
tradicional do fazer das artes visuais. Se de um lado este caminho deveria ser
trilhado pelo artista individual, do outro lado eram imperativos a formação de
grupos, de instituições e a constituição de uma consciência coletiva.
Consciência coletiva necessária diante de pulverizações de estéticas tradicionais,
mas sem perder o ânimo e força de uma explosão individual única e inédita.
09 de JUNHO de
2012
010 - ARTE -
brasilidade e germanidade –
CONTRIBUIÇÕES
ATUAIS da GERMANIDADE ao BRASIL.
Uma das
contribuições mais significativas da germanidade à cultura brasileira parece
ser a mentalidade da ecologia e o
perigo que a espécie humana corre na continuidade de se modo de vida. Os
reforços significativos e visíveis a desta mentalidade e os perigos que o meio
ambiente corre, perpassam esta cultura em todos os níveis.
No
entanto, o que necessita ficar evidente, para todos, é que o imigrante não veio
ao Novo Mundo para implantar um clone de sua pátria. Teve de renunciar à sua
cidadania de origem e iniciar no Brasil uma nova história. A nova geração de
artistas sabe que o seu sentido e futuro residem no contexto do sistema brasileiro
de artes visuais. Assim não existe nada, no âmbito da Arte, a recordar e a
cultivar um período de ouro do passado e como algo separado nas interações do
Brasil e da Alemanha. Na sua frente estão projetos nacionais e internacionais
inconclusos, a serem continuados num devir nas frágeis e submersas interações e
a serem reinventadas em cada nova época e circunstância.
Fig. 03 – Obra cerâmica da Maria Annita Tollens
LINCK.
11 de JUNHO de
2012
011 - ARTE SUMÁRIO
das 10 POSTAGENS e as suas
CONEXÕES DIGITAIS
ARTE e GERMANIDADE
*
16 de JUNHO de
2012
QUANDO o ÓTIMO é
INIMIGO do BOM
ou quando os CRIADORES de
CULTURA marcham solidários, interativos
e civilizados na LUTA CONTRA a
OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA.
19 de JUNHO de
2012
ARTE compensadora
da VIOLÊNCIA do ESTADO.
08 de JULHO de
2012
O PADRÃO INFINITO
08 de JULHO de
2012
O PREÇO da COERÊNCIA ou a NATUREZA da ARTE é
DIFERENTE do
SIGNIFICADO da ARTE
GRUPO
VÉRTICE
Fig. 04 - Integrantes do Grupo Vértice em junho de
1990
Analino
Zorzi –-Pierry Schultz - Verô Corbari - Círio Simon -– Mônica Heidrich
04 de AGOSTO de
2012
GRUPO VÉRTICE
ARTE em PORTO
ALEGRE na TRANSIÇÃO para o SÉCULO XXI
07 de AGOSTO de
2012
GRUPO VÉRTICE no Movimento Associativo nas
Artes Visuais de
Porto Alegre e a busca da profissionalização.
“Nada
é transmissível , a não ser o pensamento”
09 de AGOSTO de
2012
GRUPO VÉRTICE no
Movimento Associativo nas
Artes Visuais de
Porto Alegre e a busca da profissionalização.
“Toda a arte está no que produz, e
não no que é produzido”.
Aristóteles[1](1973:
243 114a 10 )
10 de AGOSTO de
2012
O GRUPO VÉRTICE
no Movimento Associativo nas
Artes Visuais de
Porto Alegre e a busca da profissionalização.
“O Ente no Ser”
Martin
Heidegger (1889-1976)
*
19 de AGOSTO de
2012
SÓ o PENSAMENTO
PERMANECE.
“Nada é transmissível , a não
ser o pensamento”
Le Corbusier[2] in
Boesiger, 1970, p.168.
30 de AGOSTO de
2012
A FORMA é a MORTE
da ARTE.
“Boa é a formação, má é a forma, porque a forma é fim, é morte”.
Paul Klee[3]
16 de SETEMBRO de
2012
Os MEIOS, o LUGAR
e o TEMPO do ESPANTO.
“Toda
a arte está no que produz, e não no que é produzido”.
23 de SETEMBRO de
2012
ARTE diante da
OBSOLESCÊNCIA INDUSTRIAL PROGRAMADA.
“Todo contínuo pode ser dividido em infinitas partes”
Leonardo da Vinci
27 de SETEMBRO de
2012
30 de novembro de
2012: CINQUENTENÁRIO do INSTITUTO de ARTES
na UNIVERSIDADE FEDERAL do RIO GRANDE do SUL
“O ensino superior no Brasil
obedeça de preferência ao sistema universitário”.
DECRETO Nº 19.851 de 11 de
ABRIL de 1931
[1] - ARISTÓTELES (384-322). Ética
a Nicômano. São Paulo: Abril Cultural1973. 329p.
[2] BOESIGER, Willy . Le Corbusier Les Derniers œuvres Zurich : Artemis, œuvres complètes 1970, ,
v.8, 208 p
[3] - Klee in Bosi, 1995, p. 71
[4] - ARISTÓTELES (384-322). Ética
a Nicômano. São Paulo: Abril Cultural1973. 329p.
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