GRUPO DE PESQUISA –
AAMARGS – 2016-02
Página do FACE BOOK do GRUPO de
PESQUISA da AAMARGS
https://www.facebook.com/groups/1775646242653572/
O
Grupo de Pesquisadores é uma resposta ao pedido da presidência da Associação de
Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (AAMARGS). A AAMARGS é a
instituição legal[1]
e a contrapartida da Sociedade Civil ao Estado do Rio Grande do Sul que criou
e mantém o Museu de Arte desde 1954.
O GRUPO
de PESQUISA da AAMARGS teve uma atividade programática ao longo do ano de 2002.
[1] - A AAMARGS teve o seu Estatuto aprovado em Assembleia
Geral Extraordinária em 05.11.2013 e registrado no Registro Civil de Pessoas
Jurídicas de Porto Alegre em 21.01.2014
Fig. 01 – O Grupo de Pesquisas das Artes Visuais do Rio Grande do Sul da AAMARGS em dezembro de 2002. Presentes Cristina Balbão (1917-2007)
(saia estampada) e Ruth Malagoli (1914-2015)
(azul celeste escuro).
Nos
segundo semestre de 2015 dedicou-se a conhecer, estudar as diversas atividades
e setores do Museu de Arte e buscar as conexões com as diversas etapas
políticas com as artes visuais que se
produziram no contexto dos limites do atual Estado do Rio Grande do Sul.
No segundo semestre de 2016 está programada um
estudo iconológico e iconográfico das obras das artes visuais já produzidas nas
diversas etapas políticas do Estado do Rio Grande do Sul.
Grupo no ACERVO
MARGS em 05 de novembro de 2015
Fig. 02 – O ACERVO de OBRAS de ARTES VISUAIS e PLÁSTICAS do MARGS é a
materialização patrimonial fundamental para os
pesquisadores das Artes Visuais do Rio Grande do Sul A obra de arte precede e justifica
especulações, pesquisas, socializações e eventuais produtos culturais. Em
contrapartida estas obras necessitam pesquisas, estudos e projeções no âmbito
da cultura e civilização que lhe dá lugar e suporte legal, institucional e administrativo.
Ao
longo do 2º semestre de 2015 o GRUPO da AAMARGS buscou conhecer, estudar e evidenciar
os profissionais, suas trajetórias e os resultados dos seus respectivos setores
do MARGS. Assim não ocorreu nenhuma duplicação, concorrência ou sobreposição.
Esta
distinção foi possível graças ao projeto da AAMARGS inscrito no seu Estatuto, artigo
2º inciso II “Difundir a arte, a cultura e a educação, através de um espaço público oferecido
à comunidade para a apreciação das reflexões e obras”. Reforça e amplia esta
proposta no artigo 4º, inciso I – “Elaborar
ou incentivar programas e projetos de desenvolvimento por si, por seus membros,
por terceiros, através de parcerias ou convênios, quer nacionais ou
internacionais”. Com isto estabelece as suas competências e os seus limites
diante da instituição pública e oficial do MARGS.
Em
direção da sociedade civil o GRUPO de PESQUISA da AAMARGS não concorre, duplica
ou se sobrepõe com profissionais autônomos. Ao contrário, ao se constituir numa
forma de socialização na decodificação e difusão de suas beneméritas obras,
busca evidenciar o trabalho destes
pesquisadores.
Grupo no ACERVO
BIBLIOGRÁFICO e DOCUMENTAL de ARTES do
MARGS em 12 de novembro de 2015
Fig. 03 – O Acervo BIBLIOGRÀFICO e DOCUMENTAL de ARTES do MARGS constitui-se num
dos suportes logísticos de quem possui
um projeto sério e qualificado de pesquisas das Artes Visuais do Rio Grande do
Sul. Este acervo se constitui mesmo antes do MARGS ter a sua sede no Foyer
do Theatro São Pedro
O
GRUPO da AAMARGS também não busca gerar qualquer produto pronto, realizar
eventos ou exercer qualquer proselitismo estético, comercial ou ideológico.
O seu
objetivo é a PESQUISA BÁSICA e EXPERIMENTAL nas artes Visuais do Rio Grande do
Sul. Assim qualquer produto - destas pesquisas - é público e sem interesse em
capitalizar ou personalizar qualquer dado. Evita-se surpreender, festejar ou
transformar em produto esta PESQUISA BÁSICA e EXPERIMENTAL. Distingue-se também
de qualquer projeto didático ou de ensino formal. No contraditório, esta
disposição, não impede ao pesquisador prosseguir - em outra etapa posterior - com
o objetivo da transformação e da criação de seus achados em produtos culturais,
sociais e até comerciais. Porém esta etapa é diferente da PESQUISA BÁSICA e
EXPERIMENTAL. Nesta distinção vale a observação de Nietzsche (2000, p.134)[1] de
que:
“a arte não pode ter sua missão na cultura e formação, mas seu fim deve
ser alguém mais elevado que sobre passe a humanidade. Com isso deve
satisfazer-se o artista. É o único inútil, no sentido mais temerário”
Este “sobre
humano” é a civilização que sobre passa a todos culturas locais e abrange
aqueles que interagem com ela.
[1] - NIETZSCHE, Frederico Guillermo
(1844-1900) Sobre
el porvenir de nuestras escuelas. Barcelona: Tusquets, 2000. 179.
Fig. 04 – O registro dos temas das Artes Visuais do Rio Grande do Sul e seus desdobramentos nos encontros do Grupo de Pesquisas, ao longo do 2º semestres
de 2015, constam em exemplar único entregue, em dezembro de 2015, para a
presidência da AAMARGS. A cópia em
papel é acompanhada pelos registros eletrônicos que podem ser consultados e
copiados na secretaria da AAMARGS cuja sede fica no térreo doa MARGS.
Os criadores do INSTITUTO de ARTES já escreveram - no Livro de Atas nº 1 na folha 3 verso , em 01.05.1908 - da Comissão Central do Instituto de Belas
Artes do Rio Grande do Sul
“O que constitui a pessoa jurídica em associação do tipo da nossa, não é
propriamente o conjunto dos sócios; é antes o seu patrimônio, o qual no caso
ocorrente, será formado pelas doações e liberalidades das pessoas que
verdadeiramente se interessem pelo desenvolvimento das artes entre nós”.
Fig. 05 – Os nomes dos presidentes e dos vice presidentes AAMARGS personalizam e
representam as diversas as pessoas da sociedade civil que de fato gostam de
arte e para tanto são competentes para doar o seu tempo, as suas contribuições
e suas liberalidades de toda ordem.
A AAMARGS criada por tempo indeterminado soube conduzir as sucessivas
composições administrativas, jurídicas e sem solução de continuidade desde a
sua fundação no início da década de 1980.
[clique sobre o gráfico para ler a tabela]
NATUREZA
do GRUPO DE PESQUISA – AAMARGS
Grupo gratuito e com número de vagas
limitadas em função do número de cadeiras disponíveis no AUDITÓRIO PEQUENO do
MARGS.
CONDIÇÕES
de PERTENCIMENTO ao GRUPO
1 – Baixar, ler e, se possível,
copiar os registros dos encontros do segundo semestre de 2015-02 do GRUPO de
ESTUDOS da AAMARGS cujas postagens estão disponíveis nos links eletrônicos da
súmula e cronograma de 2016-02 e aqui
publicados.
2 - Possuir e desenvolver um projeto
a partir de um problema explícito e
coerente com a SÚMULA das atividades do grupo de pesquisa da AAMARGS.
3 - Interesse manifesto em PESQUISAR,
SOCIALIZAR e TESTAR temas e problemas relativos à ICONOGRÁFIA e ICONOLÓGIA de
OBRAS das ARTES VISUAIS EXEMPLARES do RIO GRANDE do SUL
4
– Competência para
usar e se relacionar por meios numéricos digitais.
5
- Dispor-se a
socializar e/ou repetir conteúdos de sua competência assumida.
6
- Continuidade de
presenças nas reuniões
7 – Assumir tarefas e atividades
destinadas a todo o grupo
TEMAS PROPOSTOS para PESQUISAS em 2016-02:
LEITURAS ICONOGRÁFICAS e
ICONOLÓGICAS de uma determinada OBRA de ARTE VISUAL EXEMPLAR do RIO GRANDE do
SUL e realizadas por PESQUISADORES ESPECIALIZADOS, ou em SUAS OBRAS, de CADA PERÍODO das diversas e sucessivas
etapas históricas, políticas, econômicas e sociais. (Ver
anexo Súmula e Cronograma dos encontros)
************* ===*===**********
“Será
preciso desaconselhar a prática da história a todos os espíritos capazes de serem
mais bem utilizados em outro lugar, ou é como conhecimento que a história terá de provar sua consciência limpa.”
Bloch,
2001 p.44 - in
BLOCH, Marc (1886-1944) APOLOGIA da HISTÓRIA ou O Ofício de Historiador – Edição comentada
por Étienne Bloch – Prefácio Jacques le Goff – Rio da Janeiro: Jorge Zahar 2001
-159 p, - ISBN 978-85-7110-609-3
Fig. 06 – O registro das pautas, das atas das reuniões e demais resultados
obtidos, ao longo do 2º semestres de 2015, pelo Grupo de Pesquisas das Artes
Visuais do Rio Grande do Sul foi entregue,
em dezembro de 2015, para a presidência da AAMARGS. Asta cópia em papel vem acompanhado pelos
registros eletrônicos que podem ser consultados e copiados na secretaria da
AAMARGS cuja sede fica no térreo doa MARGS.
PESQUISA na
ICONOLOGIA
das ARTES VISUAIS no
RIO GRANDE do SUL –
2º semestre de 2016-
SÚMULA: O Grupo de Pesquisas na HISTÓRIA das ARTES VISUAIS no RIO GRANDE do
SUL possui como objetivos coletar,
analisar, sistematizar e socializar os conhecimentos,
as metodologias e as informações disponíveis em relação às formas de expressão
das ARTES VISUIAIS do estado nas suas diversas e sucessivas etapas históricas
políticas, econômicas e sociais. Estas etapas terão, em 2016, leituras
iconográficas e iconológicas de uma OBRA de ARTE EXEMPLAR e realizadas por
PESQUISADORES ESPECIALIZADOS de cada PERÍODO ou das suas PESQUISAS.
Fig. 07 – O projeto, os temas e as datas das reuniões publicas do Grupo de
Pesquisas das Artes Visuais do Rio Grande do Sul da AAMARGS previstas para a segundo semestre
de 2016. Impõe-se escolher o coordenador,
o secretário e as formas de interações dos participantes. O controle das
presenças, concessões de atestados e certificados compete à presidência da
AAMATRGS que ira designar as pessoas para estas funções.
[clique sobre o gráfico para ler a tabela]
Critérios de avaliação das atividades: a avaliação
envolve todo o processo de: antes, durante e depois da coleta, da analisa, da sistematização e socialização dos conhecimentos, as
metodologias as informações disponíveis. Os
integrantes do grupo demonstram a sua competência de forma pública e explicitar
o seu caminho através do conteúdo programático e demonstrar uma evolução
positiva publicitada na busca do saber através de:
a)
comunicações digitais eletrônicos de textos escritos individuais sobre o conteúdo deste
projeto;
b) trabalhos
de pesquisa de campo com suportes bibliográficas e digitais reversíveis às suas
fontes e registro de práticas culturais, socializadas no grupo no cronograma acima.
Frequência: indispensável
a frequência integral na modalidade fixada pelo grupo.
Todas as questões relativas a avaliação: levar ao ambiente virtual ou para a discussão pública
As atividades do grupo são consideradas formas de doações e de
liberalidades do quem gosta de fato e de direito de Arte.
Principais fontes de informações: a ser completado pelos respectivos palestrantes e
autores pesquisados
Veja a INTRODUÇÃO ao tema LEITURAS de OBRAS das ARTES VISUAIS do RIO GRANDE do SUL
em]http://profciriosimon.blogspot.com.br/2016/08/175-iconografia-iconologia-das-arte.html
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