ISTO é ARTE
Após
trilhar o caminho das questões do que “
NÃO É ARTE” este blog se propôs perceber, estudar e expor o que considera “ISTO É ARTE”. Este caminho parte
de Aristóteles na sua proposta “ARTE ESTÁ em QUEM A PRODUZ”. Assim a
OBRA
é um índice muito importante e primordial do AGIR de quem
cria, como cria e que revela as circunstâncias da
vida do autor. A OBRA de ARTE é PRIMORDIAL na medida em que carrega um feixe de
testemunhos, forças e energias. Testemunho material de um mundo imaterial-simbólico
e constitui garantia na forma de um documento perceptível aos sentidos humanos.
A
obra de arte é garantia e índice material remanescente da sua criação e do seu trânsito
pelo TEMPO (ZEITGEIST) legível na DIACRONIA. A obra de arte é índice material da SOCIEDADE (VOLKSGEIST) que a
criou, aprovou a por isto a preservou
como um valor somado à SINCRONIA de outras culturas de seu TEMPO. A sua materialidade denuncia a sua origem técnica, GEOGRÁFICA e da TERRITORIALIDADE (WELTGEIST)
que a distingue no TEMPO e de outras
SOCIEDADES. As pessoas continuam a nascer numa determinada
região GEOGRÁFICA (WELTGEIST), educam-se
numa pequena SOCIEDADE (VOLKSGEIST)
e trabalham num TEMPO determinado (ZEITGEIST).
Tudo isto acontece na SINCRONIA dos satélites, das redes mundiais e da instantaneidade
das comunicações planetárias.
Uma
obra de arte informa e forma mentes, vontades e sentimento. Ela é documento e testemunha
material para quem quer conhecer algo de si mesmo e das suas
circunstâncias.
.
CÍRIO SIMON
Fig. 01 – O artista PABLO PICASSO evidenciou a distinção entre ARTE e NATUREZA para BRIGETE
BARDOT quando afirmou: “Senhorita.! Se quiser ver a NATUREZA: olhe pela janela”. Os
lampejos da ARTE pertencem às manifestações humanas e que se materializam nas
suas OBRAS de ARTE. Estas OBRAS DE ARTE são competentes – de no
mínimo de seus índices sensórias -
tornarem se portadoras do MÀXIMO do seu tempo e e seu LUGAR
SUMÁRIO
01
- REGINA SILVEIRA : firmeza, porém com ternura... p. 001.
02 - O MUSEU de ARTE MODESTA....
p. 008.
03 - 12 de AGOSTO: DIA das ARTES no BRASIL... p. 026.
04 -A PRAÇA PROVÍNCIA de SHIGA JAPÃO em PORTO ALEGRE... p. 033
05 - QUANDO TODOS se SENTEM ARTISTAS
e ZORAVIA BETTIOL.... p. 057.
06 - QUANDO TODOS se SENTEM FOTÓGRAFOS e
as LIÇÕES SILENCIOSAS do Dr. LUIZ EDUARDO ACHUTTI... p. 067
http://profciriosimon.blogspot.com/2011/09/isto-e-arte-006.html........08.09.2011
07 - QUANDO os OPERÁRIOS se SENTEM ARTISTAS ou QUANDO o
SILÊNCIO faz a DIFERENÇA.. p. 083
http://profciriosimon.blogspot.com/2011/09/isto-e-arte-007.html
.......19.09.2011
08 - QUANDO os CRIADORES de ARTE e de
CULTURA marcham solidários, interativos
e civilizados para a SUA AUTONOMIA ..... p. 101
http://profciriosimon.blogspot.com/2011/09/isto-e-arte-008.html .....24.09.2011
09
– QUANDO
os OPERÁRIOS se
SENTEM ARTISTAS ou QUANDO o SILÊNCIO
faz a DIFERENÇA .. p. 115.
10
-FÁCIL
é ser BOM O DIFICIL é SER JUSTO. .. p. 140
11
– SUMÁRIO do 2º
ANO do BLOG. ... p. 155.
12 – JARDIM BOTÂNICO de PORTO ALEGRE ...
p. 170.
13
– A INFORMÁTICA,
a MAIÊUTICA e ARTE ou
a realidade, a retórica e a imaginação não possuem limites ..p. 197
http://profciriosimon.blogspot.com/2011/10/isto-e-arte-013.html26 de OUTUBRO de 2011
14 – Uma das EXPRESSÕES de AUTONOMIA da ARTE no
INSTITUTO de ARTES da UFRGS...
p. 209
http://profciriosimon.blogspot.com/2011/11/isto-e-arte-014.html
03 de NOVEMBRO
de 2011
15 – PREPARADO para CONFLITOS, ou transcendendo
o Zeitgeist,
o Volksgeist e o
Weltgeist. “A tese é uma suposição
em conflito com a opinião geral”. Aristóteles
- Tópicos I - ...
p. 230
16 – 1911 - O CENTENÁRIO de uma PINTURA – 2011 A obra de arte “MARICÁS”, do pintor PEDRO WEINGÄRTNER......
p.236..
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2011/12/isto-e-arte-016.html
05 de DEZEMBRO
de 2011
17
– A LIBERDADE
ASSUSTA e DESESTABILIZA - A ESCRAVIDÃO CONFORTA e é SEGURA.
.. p.266.
http://profciriosimon.blogspot.com/2011/11/isto-e-arte-017.html 30 de NOVEMBRO de 2011
18 – MUSEU de ARTE CONTEMPORÂNEA de RIO GRANDE do SUL. “Pesquisar, preservar e divulgar de arte
contemporânea regional e internacional e desenvolver propostas educativas que
visem à compreensão dessa arte em várias modalidades” Projeto do MAC-RS, in Venson, 2011, ,p.03... p. 281
http://profciriosimon.blogspot.com/2011/12/isto-e-arte-018.html 25 de DEZEMBRO de 2011
19
– A GRAVURA em
PORTO ALEGRE. “O universo da História não é o passado ou o
presente, mas a temporalidade que compreende um e outro” Iglesias.....
p. 299
http://profciriosimon.blogspot.com/2012/01/isto-e-arte-019.html 17 de JANEIRO de 2012
20
– O ESTADO e o
SIGNIFICADO de um PROJETO CIVILIZATÓRIO
COMPENSADOR... p. 316.
http://profciriosimon.blogspot.com/2012/02/isto-e-arte-020.html
05 de FEVEREIRO
de 2012
21 – O ABRIGO dos BONDES: ORIGEM DO ATELIER
LIVRE de PORTO ALEGRE “Boa é a formação, má é a forma, porque a forma é fim, é
morte”. Paul Klee (1879-1940).
.....
p.329.
http://profciriosimon.blogspot.com/2012_02_01_archive.html..25 de FEVEREIRO de
2012
22 – O TRIUNFALISMO e a ARTE. O TRIUNFALISMO em ARTE poder influir no SER do ARTISTA e da sua OBRA. Contudo o TRIUNFALISMO em ARTE não é,
não constitui o ENTE, nem da ARTE e,
muito menos, daquele do artista.
....
p. 351
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/03/isto-e-arte-022.html 13 de MARÇO de 2012
23
– SAUDADES do REGIME
dos FARAÓS ou a CONFUSÃO entre o PODER NATURAL e o PODER CONTRATUAL “Ninguém se
abala com o reduzido recurso de financiamento à cultura neste Estado. Além do
mais, está muito mofado o movimento da classe artística, que deve reivindicar,
exigindo um modelo mais dinâmico, transparente, de política cultural [....]
Deve haver uma legislação que force o direito de termos nos prédios públicos
espaço de expressão de cultura popular aberto a quem tenha projetos neste setor
da vida social”. Hélder Pinheiro Mayer, CORREIO do POVO - ANO 117 Nº 168 - PORTO ALEGRE, 16.03. 2012 Jornal do Leitor.....
p. 364
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/03/isto-e-arte-023.html....19 de MARÇO de 2012
ARTE : BRASILIDADE e GERMANIDADE
24
–ARTE
- brasilidade e germanidade 001 - – INTENÇÕES GERAIS desta SÉRIE de POSTAGENS......... p. 382.
A
PÓS-MODERNIDADE delicia-se com a mentalidade de trazer, para a cena pública,
o regional, o específico e o único. No
contraponto, o planetário foi repetido e batido monotonamente por uma mídia
destinada à uma inteligência média de 12 anos. Repetição que cansa pela
mesmice, pelo fixo e pela onipotência pretendida. Busca-se, assim, o regional,
o particular, o específico e sob o enfoque da germanidade no Brasil, como um
dos complementos e alternativo daquilo que em Arte é planetário e universal.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/03/arte-brasilidade-e-germanidade-001.html.......25 de MARÇO de 2012
25
–ARTE
- brasilidade e germanidade 002 - - A ARTE e suas CIRCUNSTÂNCIAS no ESTADO
BRASILEIRO e no ALEMÃO. .p. 397.
Entre
1824 e 1830- época das grande e massiva migração germânica ao Brasil - não
existia O ESTADO ALEMÃO unificado. Este Estado unificado em 1870, pouco fez
pela continuidade da lógica dos contratos sociais, políticos e culturais assumidos
anteriormente pelos seus próprios ESTADOS de ORIGEM. Unificado - e sob a dinâmica
das frequentes mudanças dos regimes políticos -
tornou-se temerário e impossível, ao ESTADO ALEMÃO manter qualquer
coerência com comunidades em terras estranhas e distantes. Este alheamento
mantém-se nos dias atuais..
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/03/arte-brasilidade-e-germanidade-002.html.....29 de MARÇO de 2012
26
–-
ARTE - brasilidade e germanidade 003 - CONDIÇÕES das PRÁTICAS ARTÍSTICAS no
BRASIL, EXPRESSAS
por INTELECTUAIS ESTRANGEIROS.
....
p.412.
O
ponto de partida, mental e físico, de qualquer uma das suas obras de Arte é o
seu senso da realidade, cultivado pelo artista,. Assim o pior erro que um
artista, descendente alemão, poderia cometer seria deixar de cultivar no Brasil
a sua identidade e expressá-la nas suas técnicas, na sua cultura e na sua Arte.
Tanto o Brasil, como a germanidade, sairiam perdendo. Tanto o descendente como o Brasil viria uma
das suas riquezas únicas internas ser subtraída de uma diversidade que o
vincula ao cenário de uma civilização planetária.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/04/arte-brasilidade-e-germanidade-003.html....10 de ABRIL de 2012
27
–-ARTE
- brasilidade e germanidade 004 - CONDIÇÕES de PRÁTICAS ARTÍSTICAS no BRASIL,
EXPRESSAS por INTELECTUAIS NACIONAIS e ESTRANGEIROS.
...
p. 431
O
projeto da Arte ainda carece de um projeto que forneça organicidade,
competência e continuidade ao longo do tempo, no âmbito da germanidade na
cultura brasileira,. Projeto que forneça coerência entre os diferentes
esforços, em diversos rumos e níveis culturais e estéticos. No contrário, não
faltam exemplos de rupturas, descontinuidades, da ação silenciosa e vigorosa da
entropia, que age numa cultura desconectada da sua origem. Principalmente
quando esta fonte original possui agora outros projetos e segue para rumos
distintos daqueles para os quais foi a origem, há dois séculos passados.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/04/arte-brasilidade-e-germanidade-004.html....15 de ABRIL de 2012
28
–ARTE
- brasilidade e germanidade 005 ......
p. 452.
A
Alemanha continua um projeto coerente com o seu tempo e próprio espaço. A Arte,
no contexto germânico, expressa o ENTE de sua Nação em cada nova época e em
circunstâncias únicas e inéditas. O imigrado evolui em outra nação e
circunstâncias distintas daquelas dos seus antepassados, desta região. Mantém
apenas traços e as forças de sua origem.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/04/arte-brasilidade-e-germanidade-005.htm
...........l21 de ABRIL de 2012
29
–ARTE
- brasilidade e germanidade 006 -- OLHARES da GERMANIDADE no BRASIL.p.470..
É
temerário colocar, num espaço tão restrito, os múltiplos e variados “OLHARES da GERMANIDADE no BRASIL” dispersos neste imenso território e ao longo
de um meio milênio de colonização europeia. Pratica-se esta temeridade para
criar mais uma narrativa em relação a este vasto panorama das obras das artes
visuais produzidas a partir do “OLHAR da
GERMANIDADE”. Narrativa que trata este olhar disperso
num Zeitgeist de uma linha do tempo
brasileiro. Narrativa que tenta expressar o Weltgeist do território nacional que projeta as suas identidades
próprias. Narrativa que busca oferecer um nível cultural de uma determinada
população – Volksgeist - em
contraste complementar civilizado com as demais etnias e culturas do Brasil.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/04/arte-brasilidade-e-germanidade-006.html...........28 de ABRIL de 2012
30
–ARTE
- brasilidade e germanidade 007 -- OLHARES da GERMANIDADE ao LONGO do 1º SÉCULO
da sua GRANDE IMIGRAÇÂO ao BRASIL. .
p.494
Nada
impede que este Volksgeist se desloque de níveis mais intuitivos e passe a
circular em níveis mais elevados, críticos e universais. A música erudita alemã
expõe, com grande liberdade e autonomia, esta circulação e interação e se
alimenta nas fontes da música mais intuitiva e que se reforçam reciprocamente. Ambas saem ganhando. Sai ganhando o imenso
universo civilizatório desenvolvido pela germanidade, muito além dos limites do
aqui e do agora. Este mesmo universo empírico oferece uma ampla e sólida base
para ele mesmo atingir as esferas mais elevadas da aceitação universal do seu
saber. Este tarefa possui mais garantia de êxito e economia de energias quando
dispõe de um mundo erudito que o desafia a se abrir, a se renovar e a produzir
o inédito.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/05/arte-brasilidade-e-germanidade-007.html....01 de MAIO de 2012
31
–ARTE
- brasilidade e germanidade 008 -- Algumas INTERAÇÕES de TENDÊNCIAS ARTÍSTICAS GERMÂNICAS
e BRASILEIRAS nas CICUNSTÂNCIAS da CULTURA da ERA INDUSTRIAL. .. p. 517
Dois
artistas que emigraram da Alemanha, logo após a 1ª Guerra mundial, já possuíam
a sua formação profissional definida. Assim não se deixaram enredar no
patrulhamento ideológico de baixa estirpe, numa xenofobia e resistência a tudo
o que é novo e diferente que se cultivava tanto na sua pátria de origem como na
de sua adoção. O arquiteto e artista plástico, Joseph Seraph LUTZENBERGER
(1882- 1951) como o artista gráfico Ernest ZEUNER (1895-1967), não foram
perseguidos pelo Estado Novo brasileiro e nem se renderam aos apelos
nazifascistas de sua época.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/05/arte-brasilidade-e-germanidade-008.html
.24
de MAIO de 2012
32
–ARTE
- brasilidade e germanidade 009 -- Os OLHARES da GERMANIDADE no BRASIL
ENFRENTAM um SISTEMA DE ARTES TEMPORÃO.
.....
p.535
O
Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, em 2024, poderá ser ocasião para mais uma, interação e
complementação da forças soberanas da brasilidade e germanidade. Este evento
segue cronologicamente evento do Bicentenário da Independência do Brasil. Estas
duas datas próximas e complementares poderão ser duas ocasiões para evidenciar
os profundos vínculos entre estas forças ainda latentes. Estes profundos
vínculos ultrapassam os vínculos oficiais entre dois Estados soberanos. Se de
um lado este caminho deveria ser trilhado pelo artista individual, do outro
lado é imperativo a formação de grupos, de instituições e a constituição de uma
consciência coletiva. Consciência coletiva necessária diante de pulverizações
de estéticas tradicionais, mas sem perder o ânimo e força de uma explosão
individual única e inédita.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/06/arte-brasilidade-e-germanidade-009.html......01 de JUNHO de 2012
33 ARTE - brasilidade e germanidade – 010 - CONTRIBUIÇÕES
ATUAIS da GERMANIDADE ao BRASIL..p.554.
Uma
das contribuições mais significativas da germanidade à cultura brasileira
parece ser a mentalidade da ecologia e
o perigo que a espécie humana corre na continuidade de se modo de vida. Os
reforços significativos e visíveis a desta mentalidade e os perigos que o meio
ambiente corre, perpassam esta cultura em todos os níveis. Na sua frente estão projetos nacionais e
internacionais inconclusos, a serem continuados num devir nas frágeis e
submersas interações e a serem reinventadas em cada nova época e circunstância.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/06/arte-brasilidade-e-germanidade-010.html
…. 09 de JUNHO
de 2012
34
–SUMÁRIO - ARTE - brasilidade e germanidade 011-.. p.575 .
-SUMÁRIO das
10 POSTAGENS e as suas CONEXÕES DIGITAIS
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/06/011-arte-brasilidade-e-germanidade.html…
11 de JUNHO de
2012
35
–QUANDO o ÓTIMO é
INIMIGO do BOM ou quando os CRIADORES de CULTURA
marcham solidários, interativos e civilizados na LUTA CONTRA a OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA. ... p. 589.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/06/isto-e-arte-035.html 16 de JUNHO de 2012
36
–ARTE compensadora da
VIOLÊNCIA do ESTADO. .....
p.605.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/06/isto-e-arte-036.html 19 de JUNHO de 2012
37
–O PADRÃO INFINITO... p.623..
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/07/isto-e-arte-037.html08 de JULHO de 2012
38
–O PREÇO da COERÊNCIA ou a NATUREZA da ARTE é DIFERENTE do SIGNIFICADO da ARTE .. p. 638.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/07/isto-e-arte-038.html 08 de JULHO de 2012
39
–GRUPO VÉRTICE ARTE em
PORTO ALEGRE na TRANSIÇÃO para o SÉCULO XXI... p. 652.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/08/isto-e-arte-039.html 04 de AGOSTO de 2012
40
–GRUPO VÉRTICE no Movimento Associativo nas Artes Visuais de Porto Alegre e a busca da
profissionalização. “Nada é transmissível , a não ser o pensamento” .
p.673
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/08/isto-e-arte-040.html 07 de AGOSTO de 2012
41
– GRUPO VÉRTICE no Movimento Associativo nas Artes
Visuais de Porto Alegre e a busca da profissional-lização. “Toda
a arte está no que produz, e não no que é produzido”.
Aristóteles[1](1973:
243 114a 10 ) ... p. 683.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/08/isto-e-arte-041.html 09 de AGOSTO de
2012
42
–O GRUPO VÉRTICE no
Movimento Associativo nas Artes Visuais
de Porto Alegre e a busca da profissionalização. “O Ente no Ser” Martin Heidegger (1889-1976) ....
p.694
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/08/isto-e-arte-042.html 10 de AGOSTO de 2012
43
–SÓ o PENSAMENTO
PERMANECE .“Nada é transmissível , a não ser o pensamento” Le Corbusier[2]
in Boesiger, 1970, p.168. ...... p.706.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/08/isto-e-arte-043.html 19 de AGOSTO de 2012
44
–A FORMA é a MORTE da
ARTE. “Boa é a formação, má é a
forma, porque a forma é fim, é morte”.Paul
Klee[3]..... p.724.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/08/isto-e-arte-044.html 30 de AGOSTO de 2012
45
–Os MEIOS, o LUGAR e o
TEMPO do ESPANTO. Toda a arte está no que produz, e não no que é produzido”. Aristóteles[4](1973: 243 114a 10 ) ....... p. 745.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/09/isto-e-arte-045.html 16 de SETEMBRO de 2012
46
– ARTE diante da
OBSOLESCÊNCIA INDUSTRIAL PROGRAMADA. “Todo
contínuo pode ser dividido em infinitas
partes” Leonardo da Vinci........ p. 760.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/09/isto-e-arte-046.html.23 de SETEMBRO de 2012
47
–30 de novembro de 2012:
CINQUENTENÁRIO do INSTITUTO de ARTE na UNIVERSIDADE FEDERAL do RIO GRANDE do SUL“O ensino superior no Brasil obedeça de preferência ao sistema
universitário”. DECRETO Nº 19.851 de 11 de ABRIL de 1931... p.779.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/09/isto-e-arte-047.html .... 27 de SETEMBRO de 2012
048 - SUMÁRIO do TERCEIRO ANO........ p.802
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/10/sumario-do-terceiro-ano-do-blog.html
10 de outubro de 2012
049 -ESTILO: COERÊNCIA da ORGANIZAÇÃO. ....... p.816.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/10/isto-e-arte-049.html16 de outubro de 2012
050- O MAIS INÚTIL dos TEMERÁRIOS..... p.834.
051 - EMÍLIO SESSA um olhar italiano no
Rio Grande do Sul. ....p..851
052 - ESTILO: COERÊNCIA da
ORGANIZAÇÃO em Adolpho MORALES de los RIOS. .... p. 867 .
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/11/isto-e-arte-052.html02 de novembro de 2012
053 - O ENTE e o SER diante
da ARTE, da Beleza, da Verdade e da Justiça.
“O que não pode ser dito deve ser calado” WITTGENSTEIN Tractatus Logico-Philosophicus
Aforismo 7. .... p.893.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/11/isto-e-arte-053.html
16 de novembro de 2012
054 - A ARTE na UNIVERSIDADE ......... p.906.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/11/054-isto-e-arte.html27 de novembro de 2012
055 - A ARTE entre o NATURAL e o IMATERIAL. ..... p.823.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/12/055-isto-e-arte.html12 de dezembro de 2012
056- Uma
PINACOTECA como DEVE SER......... p.942.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/12/056-isto-e-arte.html18 de dezembro de 2012
057 - O CENTENÁRIO do MONUMENTO a
JÚLIO de CASTILHOS como ÍNDICE de um TEMPO e de suas CIRCUNSTÂNCIAS...... p.959.
058 - WALTER ZANINI [*1925 -+2013] ....... p.986.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/02/isto-e-arte-058.htmlfevereiro de 2013
059 - SIGNOS HERMÉTICOS: da caverna
aos pichadores pós modernos....... p.1004
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/03/059-isto-e-arte.html 2 de março de 2013
060 - ARTE POPULAR e ARTE
ERUDITA......... p. 1028
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/04/058-isto-e-arte.html 6 de abril de 2013
061 –ARTE - MONUMENTOS & CIVILIZAÇÃO ......... p.1058.
062 –ARTE está ACIMA e ALÉM das INTRIGAS IDEOLÓGICAS e
ESTÉTICAS. ...... p.1074
063 –Uma AULA de AUTONOMIA de um ARTISTA *
EXPRESSÕES de AUTONOMIA na ARTE. 001...... p.1088.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/05/001-expressoes-de-autonomia-na-arte.html 16 de maio de 2013
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/05/001-expressoes-de-autonomia-na-arte.html 16 de maio de 2013
064 –Um ARTISTA no GOZO da
sua AUTONOMIA: JORGE HERMANN - CONFLUÊNCIAS - uma crônica visual da REDENÇÃO -
2012. EXPRESSÕES
de AUTONOMIA na ARTE. 002........ p.1104.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/05/002-expressoes-de-autonomia-na-arte.html 19 de maio de 2013
065 –O ARQUITETO como ARTISTA na AUTONOMIA no BRASIL EXPRESSÕES de AUTONOMIA na ARTE - 003.. p1116.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/05/003-expressoes-de-autonomia-na-arte.html 24 de maio de 2013
066 –AUTONOMIA do ARTISTA e
o seu PERTENCIMENTO EXPRESSÕES de AUTONOMIA
na ARTE - 004 ........ p.1136.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/05/004-expressoes-de-autonomia-na-arte.html 30 de maio de 2013
067 –Uma JUSTIÇA com OS
OLHOS ABERTOS e VIGILANTES: PORÉM, MESMO ENXERGANDO, a REALIDADE NÃO LHE
OBEDECE EXPRESSÕES de AUTONOMIA na ARTE - 005 ........ p.1164.
. http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/06/004-expressoes-de-autonomia-na-arte.html 30 de junho de 2013
068 –Um OBSERVADOR ATENTO,
INTERATIVO e CONSEQUENTE. EXPRESSÕES de AUTONOMIA
na ARTE - 006 ......p.1170
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/07/006-expressoes-de-autonomia-na-arte.html 26 de julho de 2013
069 –Porto Alegre e a administração municipal
das Artes Visuais. EXPRESSÕES de AUTONOMIA na ARTE - 007
........ p.1190.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/08/007-expressoes-de-autonomia-na-arte.html 21 de agosto de 2013
070 –¿ INOVAR por MEIO da TRADIÇÃO
ALHEIA ? EXPRESSÕES de AUTONOMIA na ARTE 008 .. p.1223
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/09/008-expressoes-de-autonomia-na-arte.html13 de setembro de 2013
071 –A HISTORIA NAO EXISTE & EXPRESSÕES de AUTONOMIA na
ARTE - 009 .......... p.1236.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/10/ahistoria-nao-existe.html 2 de outubro de 2013
072 –SUMARIO do 4º ANO.......... p.1246.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/10/sumario-do-4-ano.html
12 de outubro de 2013
073 –PAULO PERES – o ENTE no SER.......... p.1259.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/11/012-expressoes-de-autonomia-na-arte.html 17 de Outubro de 2013
074 – A ARTE de AGIR SEM
AGIR............ p.1274
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/11/075-isto-e-arte.html 22 de nOVEMbro de 2013
075 – ÍNDICES do SALÃO de
1929............. p.1285.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/11/076-isto-e-arte.html 26 DE NOVEMbro de 2013
076 – TENHO MEDO do HOMEM de
UM LIVRO SÓ: ou o ANALFABETO FUNCIONAL. .........p.1304...
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/11/077-isto-nao-e-arte.html10 DE NOVEMbro de 2013
077 – Um
LEGADO de um PARAIBANO ao RIO GRANDE do SUL.............................................................. p.1320.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/12/078-isto-e-arte.html 08 DE dezEMbro de 2013
078 – O INSTITUTO de BELAS
ARTES do RIO GRANDE do SUL: ARQUITETURA e URBANISMO. ............... p.1338
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/12/079-isto-e-arte.html 12 DE dezEMbro de 2013
079 – UNIVERSIDADE das
ARTES do RIO GRANDE do SUL. ..... p.1357
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/01/080-isto-e-arte.html 01 DE janeiro de 2014
080 –A FESTA das ÁGUAS de NAVEGANTES e VENEZA: ou sendas abertas para o seu estudo erudito.....p1378.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/01/081-isto-e-arte.html 10 DE janeiro de 2014
081- ESTÉTICA AFRO-SUL-RIO-GRANDENSE........... p1394 .
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/02/082-isto-e-arte.html 15 DE fevereiro de 2014
082 - A GLÓRIA ASFIXIA o GÊNIO. ........ p.1414
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/02/083-isto-e-arte.html 17 DE fevereiro de 2014
083 - ESTÉTICA do QUARTO DISTRITO de PORTO
ALEGRE (1) ..... p.1432.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/03/084-isto-e-arte.html
27 DE março de 2014
084 - ESTÉTICA do QUARTO DISTRITO de
PORTO ALEGRE (2) ...... p1447.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/04/085-isto-e-arte.html
27 DE abril de 2014
085 - PORTO ALEGRE: esqueceu do seu pai. ..... p.1470.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/05/086-isto-e-arte.html 04 DE maIo de 2014
086 - CLÉBIO GUILLON SÓRIA no
seu GALOPE INCESSANTE..... p.1486.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/06/87-isto-e-arte.html 02 DE junho de 2014
087 - KARL FERDINAND SCHLATTER. ........ p.1497
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/06/88-isto-e-arte.html 25 DE junho de 2014
088 - MIRO GASPARELLO: um PROFESSOR da ESCOLA DE ARTES do IBA-RS -
VITIMA FATAL da Iª GUERRA MUNDIAL. .......... p.1515 .
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/07/089-isto-e-arte.html02 DE julho de 2014
089 - O IDEAL
e o EMPÍRICO em ARTE.
........... p;1533.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/08/090-isto-e-arte.html17 DE agosto de 2014
090 -¿-JOVENS SEM SONHOS e SEM SENTIDO de VIDA ? ......... p.1546
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/08/091-isto-e-arte.html23 DE agosto de 2014
091 -O ESPLENDOR de uma GERAÇÃO:
a maturidade de artistas visuais do Rio
Grande do Sul.
.... p1563
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/09/092-isto-e-arte.html07 DE setembro de 2014
092 - O ESTADO
NOVO e a ARTE em PORTO ALEGRE...... p.1603
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/09/093-isto-e-arte.html30 DE sEtembro de 2014
093 -SUMARIO do 5º
ANO do BLOG......... p.1652
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/10/094-isto-e-arte.html
12 DE oUTUBRO de 2014
094 - O DESENHO do MODELO VIVO no INSTITUTO de ARTES da UFRGS. .p.1674
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/10/095-isto-e-arte.html 17 DE oUTUBRO de 24
095 - Uma GERAÇÃO de ARTISTAS SUL-RIO-GRANDENSES no MEIO DIA das EXPRESSÕES de sua AUTONOMIA.... p.1690
096 - MANEIRISMO e a EDIÇÃO da VERDADE, do BEM e da
BELEZA. ..... p.1715
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014_11_01_archive.html 02 DE novemBRO de 2014
097 - Uma ESCOLA de ARTES e os SEUS MESTRES.
.... p.1736
098 - ANGELO GUIDO a sua ESCOLHA para VIVER a ARTE no RIO G. do SUL.... p.1761
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/11/099-isto-e-arte.html
17 DE novemBRO de 2014
099 - ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA Um bicentenário sem
povo......... p. 1781
100 - DIVERSAS ONDAS
ESTÉTICAS ANTAGÔNICAS......p.1806
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/11/101-isto-e-historia-da-arte.html
25 DE novemBRO de 2014
[1] - ARISTÓTELES (384-322). Ética
a Nicômano. São Paulo: Abril Cultural1973. 329p.
[2] BOESIGER, Willy . Le Corbusier Les Derniers œuvres Zurich : Artemis, œuvres complètes 1970, ,
v.8, 208 p
.
[3] - Klee in Bosi, 1995, p. 71
[4] - ARISTÓTELES (384-322). Ética
a Nicômano. São Paulo: Abril Cultural1973. 329p.
Fig. 02 – A humanidade vai tendo lampejos de criatividade muitos
antes das línguas faladas atuais e de qualquer código escrito a. As pinturas rupestres -com as da Caverna de CHAUVET na França - são
alguns destes índices
Este material possui uso restrito ao apoio do processo
continuado de ensino-aprendizagem
Não há pretensão de lucro ou de apoio financeiro
nem ao autor e nem aos seus eventuais usuários
Este material é editado e divulgado em língua
nacional brasileira e respeita a formação histórica deste idioma.
Referências para Círio SIMON
Nenhum comentário:
Postar um comentário