quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ISTO é ARTE - 003

12 de AGOSTO:

DIA das ARTES no BRASIL.

O dia 12 de agosto é o DIA das ARTES no Brasil. No dia 12 de agosto de 1816 foi criada a ESCOLA REAL de CIÊNCIAS, ARTES e OFICIOS no Rio de Janeiro, pelo então Príncipe Regente e que será, em 1818, o Rei Dom João VI.


Fig. 01 – Dom João VI por Jean Baptiste DEBRET - 1768 1848

Esta ESCOLA REAL foi depois a ACADEMIA IMPERIAL de BELAS ARTES (AIBA). Na República constituiu-se na ESCOLA NACIONAL de BELAS ARTES [ENBA}. Após 1931 ela foi integrada na Universidade Federal do Rio de Janeiros (UFRJ). Em 12 de agosto de 2016 ela celebrará o bicentenário de sua criação.


Fig. 02 – Joaquin LEBRETON - 1760-1819 – Secretário Perpétuo do INSTITUT de FRANCE, em desgraça com o retorno dos BOURBONS, em 1816, ele chefiou a Missão Artística Francesa ao Brasil - Gravura por Charles Normand

Ao criar esta instituição destinada às Artes, o Estado Nacional brasileiro em formação, sinalizava um projeto civilizatório compensador da natural violência que todo Estado necessita exercer.

Como instrumento do Estado acolheu a MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA. Esta fora o suporte visual da corte de Napoleão Bonaparte e trouxe ao Brasil tendência do Neo Clássico internacional. Esta estética foi a face oficial do Estado Imperial Brasileiro. O Neo-Clássico, com esta sanção oficial do Estado, substituiu o Barroco Colonial brasileiro. Esta nova estética permitiu ao artista ter um nome artístico e uma carreira individual. No plano dos cidadãos permitiu que estes tivessem o direito aos seus retratos e imagens pessoais, o que antes lhes era vedado.


Fig. 03 – O prédio da antiga ACADEMIA IMPERIAL de BELAS ARTES [AIBA] – foto de Marc FERREZ – Apresente a tipologia da arquitetura Neo-clássica que se tornou oficial nos prédios públicos ao longo do Império Brasileiro

Contudo como instituição das Artes permitiu, e lançou no âmbito nacional as sementes da formação intelectual e superior dos artistas. Estes ascenderam, do artesanato e da prática artística intuitiva, como o caso do Aleijadinho, para uma formação superior ao nível das demais formações superiores. No âmbito internacional estabeleceu a base institucional para o desenvolver uma rede de circulação, de artistas e obras, no circuito de outros centros de formação mantidos com os mesmos objetivos por outras nações soberanas.

A criação da ESCOLA REAL de CIÊNCIAS, ARTES e OFICIOS no Rio de Janeiro, no dia 12 de agosto de 1816, lançou as sementes as pesquisas estéticas no âmbito da memória nacional. A sua instauração definitiva permitiu, posteriorirmente, o registro e a guarda do patrimônio brasileiro ao abrigo de instituições de arte criadas para tempo indeterminado. Assim não é por acaso que a Museu Nacional de Belas Artes ocupe hoje as instalações do prestigioso endereçço da Avenida Rio Branco do Rio de Janeiro, no prédio da antiga Escola Nacional de Belas Artes.


Fig. 04 – Prédio da ESCOLA NACIONAL de BELAS ARTES [ENBA] ocupado atualmente pelo MUSEU NACIONAL de BELAS ARTES – Foto por Marc FERREZ

Além da prestigiosa equipe de Artistas do Império de Napoleão Bonaparte a Missão Francesa, de 1816, trouxe artesões e especialistas qualificados em diversos ofícios. Estes profissionais eram apoio à vida urbana da nova metrópole e reforço técnico e intelectual para as diversas missões científicas que começaram a fluir ao Brasil.



Fig. 05 – Cientista no Brasil por Jean Baptiste DEBRET - 1768 1848

A criação da ESCOLA REAL de CIÊNCIAS, ARTES e OFICIOS no Rio de Janeiro, no dia 12 de agosto de 1816, foi, no conjunto, uma porta oficial entreaberta, na ex-colônia, para as concepções iluministas, da Revolução Francesa e da Era Industrial da qual, estas mentalidades, eram alguns dos seus índices.

No Rio Grande do Sul as concepções de um projeto civilizatório compensador do Estado ganhou corpo oficial por meio de uma instituição criada no dia 22 de abril de 1908, sob o nome de Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul.


MISSÂO ARTÍSTICA FRANCESA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Miss%C3%A3o_Art%C3%ADstica_Francesa

http://www.webluxo.com.br/menu/artes/missao_artistica_francesa.htm

DOM JOÃO VI

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_VI_de_Portugal

ACADEMIA IMPERIAL de BELAS ARTES

http://pt.wikipedia.org/wiki/Academia_Imperial_de_Belas_Artes

MUSEU NACIONAL de BELAS ARTES (BRASIL)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Nacional_de_Belas_Artes_(Brasil)

Um comentário:

  1. Parabéns ao colega de Turma, ARTISTA Dr. Círio Simon, pelo Dia do Artista e por toda cultura que sempre expões noteu blog!

    Prof. Blásio Hillebrand - Unilasalle - Canoas - RS

    ResponderExcluir