quinta-feira, 22 de outubro de 2009

VISITA e CONTRIBUIÇÃO HONROSA e ESTE BLOG

Este blog recebeu a visita e uma preciosa contribuição do Prof Dr Arnoldo Walter DOBERSTEIN.

Colega estudante do programa de Doutoramento em História da PUC-RS deste que mantém este blog.

O Prof. Arnoldo é um trabalhador e historiador da memória cultural de Porto Alegre. Ele está investindo energia e o seu grande conhecimento para trazer à memória publica do artista Emílio SESSA.

Emílio foi companheiro de Aldo LOCATELLI tanto na Itália como aqui no Rio Grande do Sul. Para manter em alto nível esta memória o Prof. Arnoldo está trabalhando no INSTITUTO CULTURAL EMÍLIO SESSA que mantém o site http://www.emiliosessa.com.br/ contendo um BLOG. Recomendamos ambos para os visitantes deste blog.

O prof. Arnoldo, generoso como sempre, se inscreveu imediatamente como seguidor deste blog.

O pesquisador LUIZ ERNESTO BRAMBATTI deu uma aula como a HISTÒRIA pode constituir-se num instrumento para o conhecimento das nossas circunstâncias e uma possibilidade de refletir e projetar-se nelas.

BRAMBATTI, tendo como tema a pessoa, a obra e o público de Aldo LOCATELLI, entregou à cultura do Rio Grande do Sul, na noite de 21.10.2009, um livro que faz jus ao que de melhor circula na cultura mundial.

Para tanto entendeu e colocou em prática o papel do apoio dos entes governamentais para uma obra de três longos e fecundos anos de pesquisas. Nestas pesquisas trouxe para o presente o legado do mestre Locatelli que viveu e trabalho entre nós de 1948 até 1962. Escolheu o Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo para lançar esta obra.

A presença do Diretor-Presidente Sérgio Camps de Morais do Grupo CEEE caracterizou muito bem o papel que os entes públicos possuem num projeto civilizatório de alto nível e compensador da violência que está se disseminado pela sociedade. A constelação do apoio do Governo Federal pela Lei de Incentivos à Cultura, a Eletrobrás, o Grupo CEEE e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul deram corpo de apoio a este projeto civilizatório compensador. Projeto que reuniu Roberto Locatelli o filho do artista e Franco Sessa o filho de Emílio Sessa no palco Centro Cultural CEEE frente a um publico atento e participativo.

Este público aguarda a promessa de LUIZ ERNESTO BRAMBATTI de investimento das suas energias e dos seus conhecimentos e do seu trabalho no INSTITUTO CULTURAL EMÍLIO SESSA visando o apoio institucional, a pesquisa e a produção de um livro com as mesmas características da obra dada ao publico na noite de 21.10.2009 no Centro Cultural CEEE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário