14 de OUTUBRO de
2009
1ª
postagem:
PRESERVAR
é DIFERENTE de ESTAGNAR
*
12 de OUTUBRO de
2010
SUMÁRIO
do PRIMEIRO ANO
**
10 de OUTUBRO de
2011
SUMÁRIO
do SEGUNDO ANO
***
10 de Outubro de 2012
SUMÁRIO
do TERCEIRO ANO
****
SUMARIO do 4º ANO do BLOG
ISTO
é ARTE – 049
16 de outubro de 2012
ESTILO:
COERÊNCIA da ORGANIZAÇÃO.
ISTO
é ARTE – 050
22 de outubro de 2012
O MAIS INUTIL dos
TEMERÁRIOS
ISTO
é ARTE – 051
26 de outubro de
2012
EMÍLIO SESSA um
olhar italiano no Rio
Grande do Sul.
ISTO é ARTE –
052
2 de novembro de 2012
ESTILO:
COERÊNCIA
da ORGANIZAÇÃO em Adolpho MORALES de los RIOS.
ISTO
é ARTE - 053
16 de novembro de 2012
O ENTE e o SER diante
da ARTE, da
Beleza, da Verdade e
da Justiça.
“O que não pode ser dito deve ser calado”
WITTGENSTEIN Tractatus
Logico-Philosophicus Aforismo 7.
Gabriela
Simon Bumbel nascida no século XXI e em plena fase de criação aos seus
três anos de idade.
Fig. 01 – Multiplicando o seu mundo e as marcas das suas mãos. A
nova geração chegou para fazer Arte de sua forma e maneira. Forma
renovada e maneira regida por outros valores,
motivações e tecnologias. Persiste, porém, a mesma profunda interação
entre a VIDA e a ARTE que a humanidade
carrega consigo desde as cavernas até os
ambientes numéricos digitais. O prazer de perceber o seu ENTE no seu
modo de SER motiva tanto o indivíduo como o seu
modo de pertencimento à sua própria
espécie. A Arte foi sempre este cimento
entre o EU isolado e o OUTRO.
ISTO é ARTE – 054
27 de novembro de 2012
A ARTE na UNIVERSIDADE
ISTO é ARTE - 055
12 de dezembro de
2012
A ARTE entre o NATURAL
e o IMATERIAL. http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/12/055-isto-e-arte.html
ISTO é ARTE- 056
18 de dezembro de
2012
Uma PINACOTECA
como DEVE SER
O
QUE é ARTE - 057
3 de janeiro de
2013
O CENTENARIO do
MONUMENTO a JÚLIO de CASTILHOS como ÍNDICE de um TEMPO e de suas CIRCUNSTÂNCIAS
ISTO é
ARTE - 058
22 de fevereiro de
2013
WALTER ZANINI [*1925 -+2013]
ISTO
é ARTE - 059
2 de março de 2013
SIGNOS HERMÉTICOS:
da caverna aos pichadores pós modernos.
Gabriela
Simon Bumbel, nascida em 29.06.2010, é
mais jovem do que este blog do seu vovô.
Fig. 02 – Feliz desta nova geração canhota que não apanha mais com palmatória para se tornar
destra e infeliz. Nesta felicidade sobram energias para fazer Arte. As
múltiplas atividades simultâneas da nova geração são motivadas tanto pelas tecnologias mais
avançadas como pelo gesto primário de
espalhar tintas sobre uma superfície. Gesto primário de tinta sobre uma
superfície que presidiu a criação das pinturas de todos os tempos, com
culminâncias como a Gioconda ou as obras de Jackson Pollock.
ISTO é ARTE - 060
6 de abril de 2013
ARTE POPULAR e ARTE
ERUDITA
ISTO
é ARTE. 061 –
16 de abril de 2013
ARTE - MONUMENTOS
& CIVILIZAÇÃO
ISTO é ARTE - 062
30 de abril de 2013
ARTE está ACIMA e ALÉM
das INTRIGAS IDEOLÓGICAS e ESTÉTICAS.
Obra
de Gabriela Simon Bumbel nascida no século XXI .
Fig. 03 – Atingir a coerência da organização une o acaso e o achado
com um projeto que persegue a reconquista do pleno conhecimento e domínio
corporal para reconstruir este momento mágico e culminante da criação humana. O
gesto primário de espalhar tintas sobre uma superfície presidiu a criação das pinturas de todos os
tempos. Pode ser a explosiva pintura de Jackson Pollock ou culminâncias
magistrais de um Leonardo que refaz todos os degraus da criatividade para
atingir a mesma coerência árdua e refletidamente reconquistada na pintura de
uma Ultima Ceia ou numa Mona Lisa. Leonardo da Vinci não deixava de chamar
atenção sobre as manchas dos velhos muros nos quais o ENTE do observador
projetava o seu modo de SER no mundo.
EXPRESSÕES
de AUTONOMIA na ARTE. 001 –
16 de maio de 2013
Uma
AULA de AUTONOMIA de um ARTISTA. http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/05/001-expressoes-de-autonomia-na-arte.html
EXPRESSÕES de
AUTONOMIA na ARTE. 002
–
19 de maio de 2013
Um ARTISTA no GOZO da
sua AUTONOMIA: JORGE HERMANN - CONFLUÊNCIAS - uma crônica visual da REDENÇÃO -
2012.
Gabriela
Simon Bumbel nascida no século XXI e em plena faz de criação.
Fig. 04 – Jean Piaget (1896-1980) observou a evolução humana rumo a sua autonomia e descreveu as fases
para atingir a sua interação produtiva com o mundo. A Arte, em especial a
pintura, permite materializar esta evolução em preciosos documentos plásticos.
A espécie humana é aquela que mais demora a atingir esta interação adulta e autônoma.
A prática continuada da Arte facilita esta ponte entre o jogo e o acaso. A Arte, a brincadeira construtiva e
intencional impõe limites e regras que torna possível a sua interação produtiva com o mundo sem danos pessoais ou sociais
colaterais.
EXPRESSÕES de
AUTONOMIA na ARTE - 003
24 de maio de 2013
O ARQUITETO como
ARTISTA na AUTONOMIA no BRASIL
EXPRESSÕES de
AUTONOMIA na ARTE - 004
30 de maio de 2013
AUTONOMIA do ARTISTA e
o seu PERTENCIMENTO.
EXPRESSÕES de
AUTONOMIA na ARTE - 005
30 de junho de 2013
Uma JUSTIÇA com OS
OLHOS ABERTOS e VIGILANTES:
PORÉM, MESMO
ENXERGANDO, a REALIDADE NÃO LHE OBEDECE. http://profciriosimon.blogspot.com.br/2013/06/004-expressoes-de-autonomia-na-arte.html
EXPRESSÕES
de AUTONOMIA na ARTE - 006
26 de julho de 2013
Um OBSERVADOR ATENTO, INTERATIVO e
CONSEQUENTE.
EXPRESSÕES de
AUTONOMIA na ART - 007
21 de agosto de
2013
Porto Alegre e a
administração municipal das Artes
Visuais.
EXPRESSÕES de
AUTONOMIA na ARTE - 008
13 de setembro de
2013
¿ INOVAR por MEIO da TRADIÇÃO ALHEIA ?
EXPRESSÕES de
AUTONOMIA na ARTE - 009 –
2 de outubro de
2013
A
HISTORIA NAO EXISTE
Este
material possui uso restrito ao apoio do processo continuado de
ensino-aprendizagem
Não
há pretensão de lucro ou de apoio financeiro nem ao autor e nem aos seus
eventuais usuários
Este
material é editado e divulgado em língua nacional brasileira e respeita a
formação histórica deste idioma.
Comunicação por e-mail
Face book em:
1º blog : 1ª geração
ARTE
2º blog : 1ª geração
FAMÍLIA SIMON
”A Derrubada
do Pelourinho”- pintura acrílica Círio SIMON - 2011
Fig. 05 – O blog denominado “NÃO
FOI no GRITO” quer levantar alguns documentos da longa e dolorosa construção
da soberania brasileira obtida formal e publicamente em 1822. Com este objetivo
acompanha, comenta e atualiza as edições mensais, de 200 anos atrás, do Correio
Braziliense (1808-1823) de Hipólito José
da Costa (1774-1823) . Porém também é necessário buscar esta energia nos vazios dos
silêncios das narrativas nas ORIGENS do PODER brasileiro e no meio daquilo que foi contornado e recalcado
pela História oficial. Desencavar e fazer a arqueologia das formas contornadas
e recalcadas. Assim, o blog “NÃO FOI no
GRITO” busca aquilo que consolidou e reproduziu a soberania do Brasil que existia já
antes do “GRITO” . Um destes atos silenciados pelas narrativas
e documentos oficiais foi a DERRUBADA dos PELOURINHOS lusitanos e sua ocultação
aos olhos públicos
3º blog :
1ª geração NÃO FOI no GRITO
SUMÁRIO do 1º ANO de postagens
do blog
SUMÁRIO do 2º ANO de postagens
do blog
Wilhelm Maria Hubertus LEIBLE (1844-1900) - Der
Dorfpoliteker - 1877 - óleo 760 x 970 mm
Fig. 06 – Dois novos blogs
- de 5ª geração - com o tema “PODER ORIGINARIO” vieram a se somar, a
partir de 24.01.2013, com o objetivo de estudar, destacar e divulgar
o que acontece nas FONTES do PODER de qualquer empresa, instituição ou nação. A
constatação é que todos falam em NOME do POVO ou querem serem os seus
porta-vozes. De fato são apenas
mediadores, atravessadores e titulares de “PODER ORIGINARIO” que fazem questão
de ignorar. Na sua ignorância falam de si mesmos e projetando a sua
onisciência, onipotência, eternidade e onipresença. A renovação encontra outros
valores, tecnologias e motivações do que estes fixos unívocos e lineares e que
expressam em permanentes intrigas maniqueístas.
Valores,
tecnologias e motivações para a renovação que escutam, ponderam e colocam em
prática as palavras dos mais experientes como acontece em civilizações que
atingem o seu apogeu e a sua máxima coerência interna.
4º blog 5ª geração + site PODER ORIGINÀRIO
Pintura acrílica Círio SIMON 2013
Fig. 07 – O fluxo inexorável do tempo não permite banhar-se duas
vezes no mesmo rio. Permanece a memória, inclusive de um Brasil que pode ser
visto e conhecido pelas suas florestas e águas. A
imagem é um traço da memória do autor
desta pintura que viveu os seus primeiros seis ano no interior de uma floresta
original encantada por uma pequena torrente de água que continua a correr. A
mata está na memória e na imagem que se
encontra no lugar de algo que já não existe
mais.
A floresta é virtual e remetida para uma nuvem
(cloud) na forma de site, onde esta memória é tão densa e entrelaçada como esta
floresta da infância.
Site desde 2008
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