terça-feira, 6 de abril de 2010

Um SALÃO de FESTAS das ARTES - 02

O MURAL de ALDO LOCATELLI do

8o ANDAR do IA-UFRGS.


Fig. 01 – Aldo LOCATELLI (1915-1962) – Grupo central do mural do 8º andar do IA da UFRGS.
1958.


O grupo central deste mural é dominado pela representação da figura de Fernando Corona empunhando um esteco de modelagem e com um busto. Trata-se da representação de um busto [ou cabeça] que aparece no centro do grupo maior do Mural retratando José de FRANCESCO.


José de Francesco(1895-1967) era um pintor, que todos denominavam de “primitivo” e grande amigo de Corona, que o incentivava por todos os meios. Não foi dado localizar o original deste busto. Seria mais um objeto de pesquisa.


De Francesco era um pintor de cartazes dos cinemas de Porto Alegre, um distribuidor de filmes, para o interior do Estado e editava duas revistas sobre cinema. Escreveu e editou uma auto-biografia[1].


Ele estudou no curso noturno da Escola de Artes do IBA-RS. O arquiteto Carlos Mancuso começou, com ele, os seus estudos de arte.








[1] FRANCESCO, José de. Reminiscências de um artista. Porto Alegre; s/editora. 1961.


José de Francesco, nasceu em Rio Grande, RS, 1895 e faleceu em Porto Alegre 1967, foi jornalista, pintor, escultor e cenógrafo, poeta, romancista, novelista, autor teatral e filósofo. foi cartazista do cinema central em Porto Alegre e, nesta mesma cidade, colaborou na revista "A Máscara" 1918-1927 , fundou e dirigiu, entre 1920 e 1937, as revistas " A Tela" e "Ninfa".
Fontes: Ari Martins, escritores do Rio Grande do Sul, IEL/UFRGS, 1978, e Pedro Leite Villas Boas, dicionário bibliográfico gaúcho, EST/Edigal, 1991.
http://www.traca.com.br/livro/22973/ - http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/Consulta/Autor.php?autor=2534



Fig. 02 – Fernando CORONA (1895-1979) – Busto de José de FRANCESCO .

Revista ESPAÇO editado, em 1949, pelos estudantes do Curso de Arquitetura do IBA-RS.

[Cópia eletrônica desta revista ao Arquiteto Cícero Alvarez].


Parece que o Locatelli inspirou-se nesta foto, pois o ângulo da foto e da imagem do mural - é o mesmo


A figura do autor do mural aparece, no 1º plano fazendo equilíbrio plástico. Aldo Locatelli segue a tradição italiana de colocara o autor da obre entre os participantes da cena. No mural do CONSUN da UFRGS ele parece de perfil. Aqui ele se representa de frente, portando uma pasta de desenhos. Locatelli insistia que 75% do trabalho do muralista, consistia nestes desenhos do projeto. Na hora da execução definitiva o artista deveria ser fiel à sua própria inspiração inicial.


Fig. 03 – Aldo LOCATELLI – Fernando Corona no mural do 8º andar do IA da UFRGS

Modelando o busto de Di Francesco.

Outra escultura que figura do mural do 8o andar do Instituto é o “INCA” do Professor Fernando Corona cujo original está no MARGS

.


- Pesquisa de Luis Gustavo RIGON[1]

Fig. 04 – Fernando CORONA – O INCA Museu do MARGS


O fundo é tomado pelas representações da Música. O lado esquerdo. do observador, perfilam-se os componentes de um coral. No grupo, à direita, são os instrumentos musicais e os seus intérpretes.




Fig. 05 – Aldo LOCATELLI – Grupo de Músicos do mural do 8º andar do IA da UFRGS. 1958.

O mural possui nas duas extremidades os retratos de personagens. No lado direito, do observador, estão dois dos seus fundadores e, lado esquerdo, as figuras de dos seus docentes em 1959.

Fig. 06 – Aldo LOCATELLI – Dois fundadores do Instituto Livre de Belas Artes do Rio Grande do Sul - .De barrete – Olympio Olinto de Oliveira(1865-1956) e Carlos Barbosa Gonçalves (1851-1933).

O médico Carlos Barbosa, logo no início da sua presidência (1908-1913) assumiu a responsabilidade pela criação do Instituto Livre de Belas Artes do Rio Grande do Sul. O seu braço executivo, nesta tarefa, era o médico pediatra Olinto de Oliveira. Apesar desta instituição não ser financiada e sustentada diretamente pelo Estado, ela representava um projeto civilizatório compensador. Compensador da violência que todo administrador necessita exercer, coerente com a delegação do exercício ativo da justiça, com as próprias mãos, que o cidadão que lhe confere. Em todas as civilizações, dignas deste nome, a arte foi sempre um dos meios desta compensação. Uma instituição, formadora de artistas, é o lugar concreto e privilegiado deste projeto compensador.

Fig. 07– Aldo LOCATELLI – Docentes do Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul - .

Tasso Bolívar Dias Corrêa(1901-1977) –Diretor do IBA-RS, seu irmão Ernani Dias Corrêa (1900-1982) e, em cima, João Fahrion (1898-1970)


Em 1958 estava a testa do IBA-RS o músico e jurista Tasso Bolívar Dias Corrêa. Na sua administração - que iniciara em 1936, e que concluiria em 1958 - este Instituto teve um dos seus apogeus. Tasso Corrêa estava propondo, a partir de 1947, a Universidade das Artes e o Ministério das Artes. Estas serão as duas teses centrais que ele irá propor ao 1º Congresso de Artes do Brasil. Estes temas serão estudados no próximo artigo.

O seu irmão Ernani Dias Corrêa, como aluno de Arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes, fora colega de Lúcio Costa e de Atílio Corrêa. No IBA-RS foi proponente e docente dos Cursos Técnico e depois do Curso Superior de Arquitetura. Foi professor fundador da Faculdade de Arquitetura da UFRGS e do Instituto de Arquitetos-RS. Neste meio tempo planejou as cidade de Irai, Arroio do Meio, bairro Floresta de Porto Alegre e escreveu um tratado de orientação ao construtor e arquiteto.

O silencioso João Fahrion substituiu Francis Pelichek na docência de Desenho do IBA-RS. Um dos mais notáveis profissionais gráficos de Porto Alegre aplicou os seu talento na Revista e na Editora do Globo de Porto Alegre, além dos seus notáveis desenhos de retratos de figuras da sociedade porto-alegrense



Veja mais em

SIMON, Círio “ORIGENS DO INSTITUTO DE ARTES DA UFRGS: ETAPAS ENTRE 1908-1962 E CONTRIBUIÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DE EXPRESSÕES DE AUTONOMIA NO SISTEMA DE ARTES VISUAIS DO RIO GRANDE DO SUL” Porto Alegre : PUC-RS 2002 pp. 621.

Disponível, na íntegra em http://www.ciriosimon.pro.br/aca/aca.html ou

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaAutorResultadoForm.jsp?letra=S&select_action=&d-16510-p=234

Nenhum comentário:

Postar um comentário