LEONARDO da VINCI
500 ANOS DEPOIS DELE.
01 – MEIO MILÊNO após LEONARDO da VINCI 02 –
A
FORTUNA da MEMÓRIA do ARTISTA CIENTISTA 03 – LEGADO do um PRINCIPE que NÂO ERA NOBRE.
. 04 – O QUE PERMANECE é o PENSAMENTO . 05 – O MANEIRISMO
e LEONARDO. 06- As ARTES do ESPETÀCULO de LEONARDO e o
BARROCO 07 – O
ILUMINISMO e a RAZÂO OBJETIVA de LEONARDO.
08 – Ao GÊNIO como
ALFINETE de um PRODUTO d ERA INDUSTRIAL. ,09
– O EU ROMÂNTICO e LEONARDO.. 10 – O PACIENTE PERFEITO para o PSIQUIATRA 11 –
LEONARDO e o ARTISTA CONCEITUAL ] 12 -
– O ACUMULO do CAPITAL investido no PATRIMÔNIO deixado por Leonardo da ] - FONTES BIBLIOGRÁFICAS e NUMÈRICAS
DIGITAIS
Fig. 01– LEONARDO
da VINCI morreu no dia 02 de maio de 1519 no CLOSS LUCÉ[1] que o Rei Francisco I (1494-1547) havia destinado, em 1516,
ao mestre e ao séquito de Leonardo da Vinci. . Quer a legenda que o próprio Francisco I assistiu Leonardo da
Vinci nos seus últimos momentos de vida. A pintura acima o mestre
INGRES e pintou em 1818 conforme esta legenda e nos primórdios do
Romantismo europeu.
01 – MEIO MILÊNO APÓS LEONARDO da VINCI.
O ano
de 2019 assinala os 500 anos da ausência física de Leonardo da VINCI. A presente postagem busca alguns índices do que
permaneceu e foi cultivado neste meio milênio da ausência
O
mérito e o cultivo deste LUTO multissecular embasa-se de algo muito
importante. A sustentação e o cultivo do prolongado LUTO de MEIO MILÊNIO devem-se
- e é mérito - de alguém muito importante e produtivo em sua VIDA. No mérito deste
cultivo está a criatividade VIVA deste personagem fora de comum dos mortais. Trata-se
da sua OBRA e do seu PENSAMENTO. Permanência garantida na medida em LEONARDO
sabia a praticava “a PINTURA como COISA
MENTAL”.
Gerações,
épocas diferentes imprimiram a marca de Leonardo em suas próprias identidades.
Identidades sustentadas no pensamento e na
mentalidade que animaram a sua VIDA efêmera do artista e cientista. Estas diversas épocas e gerações cultivaram outro
Leonardo que os havia precedido nas suas especulações mentais e nas suas obras
físicas.
Culturas,
épocas e gerações que escreveram biografias, vasculharam os seus CODEX e
estabelecerem mitos, narrativas laudatórias e disputaram avaramente as poucas
obras que se possui como aquelas devidas autêntica lavra deste pintor,
arquiteto, cientista e projetista.
A presente
postagem possui como problema:
_ - O QUE
MANTEVE VIVA esta BUSCA INCESSANTE, ao longo dos 500 anos, que nos separam por
LEONARDO da VINCI?.
Acredita-se
na hipótese de que o princípio de que a “ARTE ESTÁ em QUEM a PRODUZ” manteve esta
busca VIVA, ao longo deste meio milênio Este princípio de “QUEM a PRODUZ a ARTE”
legitima as biografias, narrativas laudatórias, o cuidado na conservação e
leitura do seus diversos CODEX. Princípio de “QUEM a PRODUZ
a ARTE” que sustenta o estabelecimento de metáforas mesmo as mais temerárias.
Princípio de “QUEM PRODUZ a ARTE” MANTEVE VIVA, INTENSA e ACIRRADA a disputa e a conservação patrimonialista das
poucas obras que se consideram autênticas do artista.
Fig. 02– A MONA
LISA do Museu LOUVRE e aquela do Museu do PRADO de Madrid d [1]
evidenciam a fortuna temática,
conceitual e técnica da pintura de LEONARDO da VINCI . Tanto os seus discípulos, como o
publico em geral percebeu que ela representava algo diferente, criativo e ao mesmo
tempo com uma resolução conceitual e
técnicas únicas e facilmente legível por alguém minimamente habituado e atento
à Pintura regional e mundial.
02 – A FORTUNA da MEMÓRIA do ARTISTA CIENTISTA
O ano
de 2019 assinala os 500 anos o apogeu do IMPÉRIO ASTECA e o início da CONQUISTA
de TENOTCHTITLAN pelos espanhóis [2].
No ano de 1519, o Brasil se encontrava no início da colonização com algumas aldeias isoladas lusitanas reunidas em
Capitanias Hereditárias[3]
só em 1534. A atual Itália estava
dividida e loteada, em 1519, por um mosaico de pequenas, repúblicas, reinos e
ducados ameaçados por nações emergentes como potências ao exemplo da França
unificada e distante dos feudos medievais.
Leonardo da Vinci se refugiara, em 1516, neste reino unificado da França. Ali faleceu no dia 02 de maio de 1519[4]. Leonardo estava na frente de uma verdadeira MISSÃO ARTÍSTICA ITALIANA. Esta Missão tratou de continuar a obra do seu mestre por meio de seu pensamento materializado em escritos e motivado por projetos inacabados.
Leonardo da Vinci se refugiara, em 1516, neste reino unificado da França. Ali faleceu no dia 02 de maio de 1519[4]. Leonardo estava na frente de uma verdadeira MISSÃO ARTÍSTICA ITALIANA. Esta Missão tratou de continuar a obra do seu mestre por meio de seu pensamento materializado em escritos e motivado por projetos inacabados.
Esta
continuidade foi realizada por uma legião de franceses convertidos às
tendências estéticas do Renascimento italiano Os prosélitos diretos de Leonardo
da Vinci mantinham viva esta chama criadora do seu mestre. E o que se denomina, aqui, como
FORTUNA da MEMÓRIA do ARTISTA CIENTISTA. Esta FORTUNA
da MEMÓRIA de LEONARDO cresceu na medida em que o REINO da FRANÇA se expendia e se consolidava, sem jamais renunciar ao patrimônio recebido da MISSÃO ARTÍSTICA
ITALIANA liderada, em 1516, pelo mestre florentino. Por esta razão o Museu do Louvre
é detentor de um patrimônio estético incalculável das obras originais do
mestre. Este patrimônio simbólico carreia milhões de visitantes cada ano para
PARIS fazendo girar uma indústria cultural e um comercio direto e indireto de
valores e riquezas concretas.
[1] Mona Lisa do Museu do Prado de MADRID https://veja.abril.com.br/entretenimento/museu-do-prado-exibe-copia-restaurada-da-mona-lisa/
[3] 1534
CAPITANIAS HEDEDITÁRISAS https://www.historiadobrasil.net/capitaniashereditarias/
[4] Leonardo
da Vinci na França https://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_da_Vinci
Fig. 03 – A
biografia de LEONARDO da VINCI, por Walter ISSACSON é espetacularização de uma narrativa com endereço certo e direto para
a INDUSTRIA CULTURAL Neste ponto esta
narrativa é coerente com os ESPETÁCULOS
que LEONARDO da VINCI organizavas para as cortes para as quais oferecia os seus
serviços. Walter ISSACSON é autor de uma
biografia de BIG JOBS[1]
De uma certa forma as duas biografias
possuem muito em comum. O universo conceitual da informática de JOBS encontra um
paralelo no universo conceitual de LEONARDO. De outra parte valeram os
esforços, as viagens e as pesquisas de Walter
ISSACSON em todas as obras disponíveis de Leonardo e a CONSULTA PESSOAL
dos ESCRITOS (CODEX) de LEONARDO nos
ARQUIVOS onde se encontram os ORIGINAIS
03 – O LEGADO
do um PRÍNCIPE que NÂO ERA NOBRE
A
coerência do PENSAMENTO e da OBRA de Leonardo da VINCI - com o seu TEMPO,
SOCIEDADE e FLORENÇA- tornam a sua lição verdadeira e universal.
A República
de FLORENÇA de LEONARDO era física e geograficamente pequena em relação aos
vastos impérios e reinos em formação nesta época. No entanto ela possui um
gigante e ativo PODER ORIGINÁRIO é coerente com as pesquisas estéticas dos seus
artistas. È o que Stefan ZWEIG[2]
percebeu e registrou :
“se todos os escultores e pintores da Itália se reúnem em Florença no
século XVI, não é porque ali estão os Médici, que os patrocinam com dinheiro e
encomendas, mas porque para todo povo a presença dos artistas era o seu
orgulho, porque cada novo quadro se
torna um acontecimento, mais importante do que política e negócio, e porque
assim cada artista se vê obrigado a constantemente ultrapassar e superara o
outro”
Nesta
SOCIEDADE republicana desapareceram os títulos nobiliárquico e, nesta CIDADE, se perpetua a criatividade e máximo aproveitamento do TEMPO. Em FLORENÇA o
ARTISTA torna-se um PRINCIPE a partir dos seus méritos pessoais.
Leonardo foi apenas um destes PRINCIPES venerados pelo seu povo. Ali se forjam verdadeiras MISSÕES ARTÍSTICAS FLORENTINAS disputadas por outras repúblicas em formação, cidades, reinos e impérios. Esta projeção se ampliou, se consolidou e se orientou especialmente após a morte de LEONARDO. Forjou um período estético LEGIVEL e identificável com a designação de RENASCIMENTO. Mas, até os dias atuais, o PENSAMENTO, a CRIATIVIDADE de LEONARDO foram seguros referencias em todos os lugares ao longo dos 500 anos de sua ausência pessoal.
Leonardo foi apenas um destes PRINCIPES venerados pelo seu povo. Ali se forjam verdadeiras MISSÕES ARTÍSTICAS FLORENTINAS disputadas por outras repúblicas em formação, cidades, reinos e impérios. Esta projeção se ampliou, se consolidou e se orientou especialmente após a morte de LEONARDO. Forjou um período estético LEGIVEL e identificável com a designação de RENASCIMENTO. Mas, até os dias atuais, o PENSAMENTO, a CRIATIVIDADE de LEONARDO foram seguros referencias em todos os lugares ao longo dos 500 anos de sua ausência pessoal.
-Então por que permanece tão ativa esta memória
Leonardo da Vinci?.
[1] Biografia de BIG JOBS por WALTER ICSACSON https://www.amazon.com.br/Steve-Jobs-biografia-Walter-Isaacson-ebook/dp/B009WW831A/ref=pd_sbs_351_2?_encoding=UTF8&pd_rd_i=B009WW831A&pd_rd_r=3bb56e1a-19e2-11e9-b348-b77a6882f5e4&pd_rd_w=Ut3lK&pd_rd_wg=ON3xh&pf_rd_p=70350d8c-4f01-48e0-ada5-5ec4f2a6da98&pf_rd_r=G95HY0HHD1NW2JDG4P2R&psc=1&refRID=G95HY0HHD1NW2JDG4P2R
[2] ZWEIG, Stefan – “O mundo Insone e Outros Ensaios”-
Apresentação Alberto Denis. São Paulo: Zahar, 2013, 312 p
Fig. 04– No ano de 1952 quando se comemorava os 500
anos do nascimento Odo LEONARDO da VINCI o CONSULADO da ITALIA fez
a doação do seu BUSTO em BRONZE ao
Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul ,. Deve-se esta doação à
expressiva e ativa colônia
italiana do Rio Grande do Sul, De outra
parte esta doação expressa parte de um
projeto da presença italiana no mundo cultural após a 2ª Guerra Mundial. A
universalidade do pensamento, obras e
ações de Leonardo da Vinci expressam e
elevam ao mais alto patamar da civilização a sua origem local em FLORENÇA e na
ITALIA
04 – O QUE PERMANECE é o PENSAMENTO.
A busca
dos vestígios materiais possui a motivação naquilo que permaneceu como OBRA. Na
contramão o TRABALHO é consumido e consome a quem TRABALHA.
LEONARDO
da VINCI afirmava que “TUDO O QUE é CONTINUO
pode ser DIVIDIDO em UNFINITAS PARTES”`. A próprio CONTÍNUO dos 67 anos da
VIDA, de LEONARDO da VINCI, pode ser DIVIDIDO em INFINITAS PARTES. Cada
instante é diferente do outro, num assombroso CONTÍNUO que maravilhava os que
viviam perto dele como aqueles que foram atingidos pela fortuna crítica de sua
VIDA, OBRA e PENSAMENTO.
Neste
PENSAMENTO Leonardo preferia a GEOMETRIA à ARITMÉTICA pois “a aritmética lida com quantidades
descontínuas e a geometria com quantidades contínuas” (in ISAACSON, 2017,
p.226/7. apud Códex Paris Ms, G, 95b.[1])
Assim
preservava a sábio orientação de diversos filósofos gregos em cujos portais estava
gravada a frase “NÃO ENTRE se NÃO SOUBER
GEOMETRIA”. Frase que fazia o papel de vestibular neste grupo de pensadores.
Grupos de pensadores e artistas que também se formaram ao redor da obra, textos
e ensinamentos orais de Leonardo. Textos registrados nos seus CODEX reunidos
pelos seus prosélitos e cujas folhas são cobiçadas e compradas a peso de
fortunas
Neste
CODEX ISAACSON destaca, (2017, p.288) o
“principal talento de Leonardo da
Vinci era criar um misto de observação e imaginação não apenas as obras da natureza, mas também as coisas infinitas
que a natureza jamais criou”
Nesta prática pedagógica
Leonardo da Vinci repercute o pensamento de Platão ao(1985, 2º vol, p.128) que distinguia a NATUREZA dos ASTROS e sua percepção intelectual pelo ASTRONOMIA
“Estudaremos a
astronomia, assim como a geometria, por meio de problemas, e abandonaremos os
fenômenos do céu, se quisermos aprender verdadeiramente esta ciência e tornar útil
a parte inteligente de nossa alma, de inútil que era antes”
Quando LEONARDO
distingue o fenômeno da PERCEPÇÃO do fenômeno incontrolável da PASSAGEM do TEMPO. Nesta distinção ele eleva esta PERCEPÇÃO sensorial e a remete para as alturas do seu PENSAMENTO. Esta distinção ele registrou (in ISAACSON, 2017, p.205.
apud Códex Arundel, 175r.) que “o
instante não contém tempo. O tempo é feito a partir do movimento do instante”.
Assim o TEMPO torna-se outro “CONTINUO a ser DIVIDIDO em INFINITAS PARTES”.
Que o digam os atuais mecanismos que operam com o TEMPO dividido em NANO SEGUNDOS que PULSAM CONTINUADAMENTE entre o que EXISTE (1) e o que NÃO EXISTE (0)
Que o digam os atuais mecanismos que operam com o TEMPO dividido em NANO SEGUNDOS que PULSAM CONTINUADAMENTE entre o que EXISTE (1) e o que NÃO EXISTE (0)
[1] James Edward McCabe https://books.google.com.br/books/about/Leonardo_Da_Vinci_s_De_Ludo_Geometrico.html?id=bsTrAAAAMAAJ&redir_esc=y
* + http://www.gettyimages.com/detail/photo/rules-for-creation-of-geometrical-game-ludo-high-res-stock-photography/103728046 * + https://fineartamerica.com/featured/geometrical-study-about-transformation-from-rectilinear-to-curved-surfaces-and-vice-versa-from-atlan-leonardo-da-vinci.html
-
Lorenzo LOTTO (1480-1556) - Andrea
Odoni O Colecionador c.1527
Fig. 05 – Lorenzo
LOTTO usa a “MANEIRA de PINTAR ” de LEONARDO
da VINCI para fazer o retrato de Andrea ODONI. Ao mesmo tempo, no cenário deste
retrato, evidencia o interesse pela ANTIGUIDADE CLÀSSICA despertado pelo
RENASCIMENTO ITALIANO colocou este interesse na ordem do dia. Interesse que se transformou em PATRIMOLIASMO
e destino de FONTES MONETÁRIAS, As OBRAS de ARTE passaram a ocupar, neste
PATRIMONIALISMO ,o lugar de BENS SIMBÒLICOS. As OBRAS de LEONARDO da VINCI
despontam, até o presente, como as maiores expressões deste PATIMONIALMO
VOLTADO para as OBRAS de ARTE. Este PATROMINIALISMO se expressa na aquisição da
pintura “O SALVADOR do MUNDO” vendido pela cifra astronômica de 460 milhões de
dólares.
05 – O MANEIRISMO e LEONARDO.
.
O
MANEIRISMO é um TEMPO SUSPENSO (ÉPOCA
epoché) entre o RENASCIMENTO ITALIANO e o BARROCO. ÉPOCA estética,
cientifica e técnica que surgiu de profundas dúvidas para o mundo ocidental. Dúvidas que apontam para o ano de 1519 como o apogeu e
final do Renascimento e morte de Leonardo da Vinci. Dúvidas que dividiram a Europa
abalada pela da Reforma Luterana. Dúvidas técnicas que põem em xeque os mitos
da Idade Média. Dúvidas culturais que marcam o final das certezas do HOMEM como
a “MEDIDA de TODAS as COISAS”.
Este período de duvidas incertezas e a retomada
e de releituras da ÉPOCA estética que ficou conhecido como MANEIRISMO. ÉPOCA que dá início à recuperação estética
imediatamente anterior das MANEIRAS dos mestres do Renascimento.
Uma das “MANEIRAS” é aquela de LEONARDO da VINCI e que ganhou uma legião de seguidores. Alguns acentuaram, ao extremo, a LUZ e SONBRA, derivando para o TENEBRISMO. Outros usaram esta MANEIRA em temas distantes daqueles do mestre, no entanto conservando, no entanto o seu “SFUMATO”
Uma das “MANEIRAS” é aquela de LEONARDO da VINCI e que ganhou uma legião de seguidores. Alguns acentuaram, ao extremo, a LUZ e SONBRA, derivando para o TENEBRISMO. Outros usaram esta MANEIRA em temas distantes daqueles do mestre, no entanto conservando, no entanto o seu “SFUMATO”
Fig. 06 – Pedro Paulo RUBENS (1577-1640) estudou a pintura
da BATALHA de ANGHIARI[1]
obra perdida LEONARDO da VINCI. RUBENS,
como uma das maiores expressões do BARROCO entendeu, transcreveu e ambientou a
estética de Leonardo da Vinci para o seu tempo, seu lugar e a sua sociedade. Ainda que existam resistências em admitir
as OBRAS de RUBEBS com ARTE NOBRE, no entanto ambos, os pintores, saíram
ganhando. O pensamento, a mentalidade e a obra de Leonardo ganhavam vida nova
numa releitura de um mestre do barroco sem que este abdicasse de suas pesquisas
estéticas.
06 –
As ARTES do ESPETÁCULO de
LEONARDO e o BARROCO.
Leonardo da Vinci prestou
os seus serviços para organização de eventos, espetáculos e ambientes coletivos
em diversas cortes. Os conceitos, práticas e cenários, concebidos e materializados
por ele tinham por objetivo a propaganda e o marketing de quem os encomendava.
Estes conceitos e espetáculos de Leonardo
cresceram e se afirmaram, depois da morte do mestre, no período denominado BARROCO.
Ganharam o seu apogeu e esplendor quando os cinco sentidos humanos foram
atingidos num único lugar, num momento único e totalizante. Esta foi a essência da CONTRA-REFORMA após o
Concílio de Trento e das cortes dos tiranos iluminados europeus
Fig. 07– Nas
percepções visuais, as pesquisas levaram LEONARDO da VINCI ao uso do “SFUMATO”.
Este “SFUMATO” é o resultado da “divisão de
uma superfície continua em infinitas partes ou pontos”. O registro fotográfico da imagens
tornou-se possível quando os “GRÂOS ou PONTOS do “SFUMATO” ” dos sais de prata,
sensíveis à luz, enegreciam e outras
não, deixando outras superfícies brancas. Os “GRÃOS de PRATA” na fotografia
analógica, deixaram lugar aos ora PIXELS ELETRÔNICOS da fotografia digital. Os
reiterados estudos anatômicos de LEONARDO da VINCI, do OLHO HUMANO, o levaram até
a retina formada e constituída por numerosos BASTÔES distintos dos BASTONETES. Estes estudos e concepções da formação
anatômica do GLOBO OCULAR, o levaram para a sua percepção de como criar uma
imagem, por meio do “ESFUMATO” e que, posteriormente, serviu para a FOTOGRAFIA
captar e reproduzir mecanicamente a
imagem
07 – O ILUMINISMO e a RAZÃO OBJETIVA de LEONARDO.
O ILUMINISMO seguiu o
caminho aberto para a BUSCA interminável da RAZÃO e que se expressa numa constante
DIALÉTICA. Em relação a está disposição DIALÉTICA de Leonardo - em dar lugar privilegiado
à mudança – que ISAACSON
registrou (in 2017, p.464/5) como:
“uma característica
marcante de uma de uma grande mente é a disposição para mudar de ideia. Isso é
visto em Leonardo: enquanto enfrentava dificuldades com os estudos sobre a terra
e as águas no início do século XVI, ele se deparou com evidências que o fizeram
reavaliar a crença na analogia do microcosmo e macrocosmo. Tal atitude era
Leonardo na sua melhor forma. E temos a tremenda sorte de poder testemunhar
essa evolução na medida em que escrevia o ‘Codex Leicester’ . Leonardo
estabeleceu um diálogo entre a teoria e a experiência e, quando as duas
entravam em conflito, estava sempre disposto a tentar uma nova teoria. A disposição
para renunciar ideias preconcebidas foi crucial para sua criatividade”.
Talbot e Henneman usa a fotografia para reproduzir obras de arte
Fig. 08 – A imagem acima mostra as primeiras experiências para a reprodução
das fotográfica das obras de arte tendo em vista as ilustrações de tratados de
pintura e artes visuais. Com prologada exposição à LUZ SOLAR estas imagens
substituíram as gravuras resultantes de reproduções desenhadas ou pintadas das
obras originais. O “SFUMATO”, da OBRA de LEONARDO da VINCI, ganhou um
recurso técnico para captar, registrar e reproduzir mecanicamente as longas
sessões e incompreensíveis sessões de criação das obras de Leonardo da Vinci.
No desdobramento desta imagem mecânica, com o raio X e as atuais técnicas não
invasivas, foi possível chegar muito próximo da origem destas obras, inclusive
com a descoberta das impressões digitais do mestre.,
Os ESTUDOS de MÁQUINAS e dos MECANISMOS, de
LEONARDO da VINCI, começaram a tomar sentido, tomar forma utilitária com a
gradativa entrada da ERA INDUSTRIA. Esta ERA das MÀQUINAS possui o seu núcleo
conceitual prático na força do DESIGN ou “DISEGNIO” ou um “DIO IN NÓI” como
escreveu seu arquirrival Miguel Ângelo.
08 –
Ao GÊNIO como ALFINETE de um PRODUTO d ERA INDUSTRIAL.
Esta mesma ERA INDUSTRIAL gerou
e cunhou o termo “GÊNIO” que a INDÚSTRIA CULTURAL passou
a aplica aos produtos das MÁQUINAS com algum vínculo com o nome de Leonardo da
Vinci.
O “GENIO” de Leonardo continua uma “PRESTIGIOSA
MARCA” imposta aos produtos culturais deste ERA das MÁQUINAS. Os livros,
impressos e especialmente o SURGIMENTO do MUSEUS de ARTE mostrando as OBRAS de LEONARDO
da VINCI começaram e continuam a atrair
MULTIDÕES
Fig. 09– A
ÈPOCA PÓS- INDUSTRIAL elevou a memória, as concepções e a obra física de
LEONARDO da VINCI a patamares que o colocam nos primeiros planos da INDÚSTRIA
SIMBÓLICA. Evidente qie no núcleo esta primordialmente a obra, pensamento e
gestos do Leonardo da VINCI. Mas, contrariando qualquer PERDA de AURA”, a sua memória não pare de se consolidar e
crescer 500 anos após o seu desaparecimento física. Porem não é possível
ignorar os esforços, a persistência das
pesquisas e as continuadas socializadas realizadas por gerações de
intelectuais, políticos culturais e técnicos de toda ordem motivado por este
legado primordial de Leonardo da Vinci
09 –
O EU ROMÂNTICO e LEONARDO.
O anverso da moeda RAZÃO surgiu
e se afirmou no EU singular. O EGO cheio de signos, desafios e que constituem o espaço da EMOÇÃO
e dos SENTIMENTOS que podem entender e explicar. As EMOÇÕES particulares
inexplicáveis pela RAZÃO encontraram o estética do ROMANTISMO impossível de ser
reduzido a algo LINEAR, unívoco e compreensível pela RAZÃO.
O EU SINGULAR de LEONARDO
da VINCI foi estudado, avassalado e reinterpretado pelo ROMANTISMO. O “MISTERIOSO
SORRISO” da MONA LISA continua a ser objeto de especulações de toda ordem. O
vagaroso e imprevisível processo de PRODUÇÂO, do mestre pintor, teve a fortuna de
estudos, especulações e contrastes flagrantes com o MODO e o RITMO do TRABALHO
imposto pelo RELÒGIO, pelas MAQUINAS e pela trepidante vida da ERA INDUSTRIAL.
A VIRGEM e o MENINO com SANTA ANA
Fig. 10– No ano de 1910 o psiquiatra Sigmund FREUD
(1856-1939) publicou um estudo da vida, da obra e dos pensamentos de LEONARDO
da VINCI, Nesta vida fixou-se num sonho infantil pelo qual tenta se aproximar
dadas razões da homossexualidade adulta e cultivada pelo mestre.
Encontrou vestígios como na
obra “A VIRGEM e o MENINO com SANTA ANA”Onde uma criança
sente-se atraído pela mãe e a o mesmo tempo busca se afastar dela Freud percebe
nas duas figuras femininas a mitificação da entre o riso, gozo e
lagrimas. Freud considera a MONA LISA a culminância desta ambivalência
sentimental
10 – O PACIENTE
PERFEITO para o PSIQUIATRA.
A homossexualidade
Leonardo da Vinci - que ele não propagava e nem escondia de ninguém - foram material
e combustível para uma série de psiquiatras. Freud teve em LEONARDO um dos seus
objetos de estudos e conferências e
publicado no ano de 1910[1]
. Nesta obra Freud parte de um registro escrito de DA VINCI no qual escrevei que:
” Parece que já era meu destino preocupar-me
tão profundamente com abutres; pois guardo como uma das minhas primeiras
recordações que, estando em meu berço, um abutre desceu sobre mim, abriu-me a
boca com sua cauda e com ela fustigou-me repetidas vezes os lábios.’
FREUD transfere para a mãe
solteira Catarina que o trouxera Leonardo ao mundo o mistério do sonho da CAUDA
nos LÁBIOS
”
a
pobre camponesa que dera à luz o magnífico filho cujo destino seria pintar,
pesquisar e sofrer. Se Leonardo teve
sucesso ao reproduzir nas feições de Mona Lisa a dupla significação contida
naquele sorriso, a promessa de ternura infinita e ao mesmo tempo a sinistra
ameaça ... manteve-se também fiel ao conteúdo de sua lembrança mais distante.
Porque a ternura de sua mãe foi-lhe fatal; determinou o seu destino e as
privações que o mundo lhe reservava. A violência das carícias evidentes em sua
fantasia sobre o abutre era muito naturais. No seu amor pelo filho, a pobre mãe
abandonada procurava dar expansão à lembrança de todas as carícias recebidas e
à sua ânsia por outras mais. Tinha necessidade de fazê-lo, não só para
consolar-se de não ter marido, mas também para compensar junto ao filho a
ausência de um pai para acarinhá-lo.”
No início desta investigação
Freud confessa que não e especialista em arte. No seu estudo vai contra toda a
mitificação, gênio e super-herói e reconduz Leonardo da Vinci à sua condição
objetiva de uma existência física de 67 anos de vida. Condição na qual LEONARDO luta contra o estigmas sociais e
culturais pelo fato de ter nascido fora
do casamento, ter sido criado por uma mãe solteira e ser homossexual.
No entanto Freud atribui a fonte e impulso de
toda a energia, da profundidade e da amplidão de LEONARDO da VINCI na pesquisa
e prática de sua ARTE e CIÊNCIAS, a estes fatos
negativos. Ele teve o desafio de superar estes fatos negativos com o objetivo de revelar o seu
ENTE no seu modo singular de SER neste mundo
[1] FREUD Leonardo da Vinci e uma lembrança de sua
infância (1910) https://revistacult.uol.com.br/home/freud-e-a-arte/
Fig. 11– “A
superfície continua que pode se divida
em infinitas partes” constitui da imagem digital revelando a sua formação o seu
desmanchar no ar em milhares de PIXELS
de que este APARATO VISUAL e OBRA MIMÉTICA se compõe. “ A IMAGEM com
COISA MENTAL” resulta dos programas, das técnicas e aparatos que a FORMAM e a DEFORMAM
num processo contínuo. Esta concepção
atingiu o núcleo do fato deste contínuo poder ser dividido em infinitas partes.
Infinitas partes como o continuo do código genético decifrado e pela a criatura
humana. Ou o ESPAÇO SIDERAL e o TEMPO que também constituírem o CONTÍNUOS doas quais
se desconhece o início e o final. Assim o
MISTÉRIO de LEONARDO da VINCI vai muito além do enigmático SORRISO da sua MONA
LISA
IMAGEM
por PONTOS RETANGULARES – (PIXELS TRIFIMENSIONAIS )
https://www.facebook.com/designdautore/videos/229678724618450/UzpfSTEwMDAwMDYzNzM1MDA1NTpWSzoxNDIyOTMxNjYxMTcwMzUx/
11 – LEONARDO e o ARTISTA CONCEITUAL.
Leonardo da Vinci teve êxito
no MUNDO CONCEITUAL no qual se refugiava e tentava sublimar os fatos
pessoais negativos. Neste MUNDO
CONCEITUAL ele teve oportunidade de superar para revelar o seu ENTE no seu modo
de SER neste mundo conceitual. Assim a
PINTURA é ALGO MENTAL”[1]
e no “TODO CONTÍNUO PODE SER DIVIDIDO em INFINITAS PARTES”.
Estas INFINITAS PARTES foram
sublinhadas por ISAACSON, quando anotou (2017, p.460) que:
“Um número infinito? Para Leonardo,
não se trata apenas de uma figura de linguagem. Ao falar da variedade infinita
da natureza e sobretudo de fenômenos como correntes de água, ele estava fazendo
uma distinção baseada na preferência por sistemas analógicos sobre os digitais.
Em um sistema analógico, há gradações infinitas, o que se aplica à maioria das
coisas que fascinavam Leonardo: sobras de ‘sfumato’, cores, movimento, ondas, a
passagem do tempo, dinâmica dos fluidos. É por isso que ele considerava a
geometria melhor do que a aritmética para descrever a natureza e, muitas embora
o cálculo ainda não tivesses sido inventado, parecia sentir que havia a
necessidade da existência de uma matemática das quantidades contínuas”
“SFUMATO” que “SE DESMANCHA no AR como TUDO o QUE É SÓLIDO” com o
objetivo de atingir a nível da inteligência e o patamar do CONCEITO. As obras,
tendências que se confessam como ARTE
CONCEITUAL nunca se perfilaram como um SISTEMA UNÍVOCO e LENEAR. Cada obra,
artista ou corrente estética que se retende perfila nesta tendência estética que
denomina CONCEITULAL e um mundo a parte
[1] LEONARDO
ARTISTA CONCEITUAL https://pt.scribd.com/doc/28003968/Arte-e-Coisa-Mental-o-pensamento-de-Leonardo-Da-Vinci-sobre-a-Arte
Leonardo di Ser Piero da VINCI (1452-1519) - Salvator Mundi
Fig. 12– O
preço astronômico de 450 milhões de dólares[1]
pagos do quadro SALVADOR do MUNDO
atribuído a Leonardo da Vinci evidencia o acumulado de estudos,
pesquisas, publicações e a circulação planetária da MEMÒRIA relativa a este
mestre florentino Com todos estes
atributos a OBRA, as CONCEPÇOES e a memória do mestre estão mais vivas a
ativas mesmo 500 anos após o se desaparecimento físico no dia 02 de maio de
1519
12 – O ACÚMULO do CAPITAL
investido no PATRIMÔNIO deixado por Leonardo da Vinci e FONTES BIBLIOGRÁFICAS
e NUMÉRICAS DIGITAIS –
A imensa
literatura, relativa a Leonardo da VINCI, se furta a qualquer alfinete ou um se
recusa submeter a um SISTEMA UNÍVOCO e LENEAR. Cada biografo, interessado na
sua obra ou mundo conceitual encontra nele vasto material, tradições e produções
narrativas e visuais ou cientificas
Esta
incomensurável fonte de abordagens permite infinitas abordagens tanto em relação
ao artista, concepções e estéticas. Este fato permite abordagens originais,
pesquisas inéditas e construções de narrativas.
No Rio Grande do Sul o professor e jornalista Ângelo Guido (1893-1969) enveredou para o estudo de Leonardo da Vinci. Ele destinou integralmente esta narrativa, ilustrações e publicação para investigar e divulgar os MITOS e os SIMBOLOS presentes na sua Pintura.
No Rio Grande do Sul o professor e jornalista Ângelo Guido (1893-1969) enveredou para o estudo de Leonardo da Vinci. Ele destinou integralmente esta narrativa, ilustrações e publicação para investigar e divulgar os MITOS e os SIMBOLOS presentes na sua Pintura.
[1] 450 milhões de dólares pelo quadro SALVADOR der MUNDO
atribuído a Leonardo da Vinci https://observador.pt/2017/11/16/o-que-mostra-o-quadro-de-da-vinci-que-vale-450-milhoes/
GUIDO.
Ângelo SIMBOLOS e MITOS na PINTURA de LEONARDO da VINCI.
Porto Alegre: edição SULINA- 1969, 142 p
Fig. 13– o
presente blog possui por objetivo maior a produção estética e conceitual nas
artes visuais do Rio Grande do Sul. A obra de Ângelo Guido é uma das poucas
obras sul-rio-grandenses integralmente destinadas ào estudo de Leonardo da Vinci .
Também obras completas com o tema
SIMBOLOSO e MITOS na Pintura de Leonardo da Vinci são raras
Espera-se que na data cheia, dos 500 anos da ausência do artista cientista, a obra e o
pensamento de Leonardo da VINCI sejam reforçados, ampliados e atualizados para o nosso tempo.
A vigorosa e variada literatura e eventos seminais que pontilharam estes 5 séculos continuam a oferecer aos observadores da obra e pensamento do mestre a ocasião de dividi-la em INFINITAS PARTES e escolher o que lhe interessa.
A vigorosa e variada literatura e eventos seminais que pontilharam estes 5 séculos continuam a oferecer aos observadores da obra e pensamento do mestre a ocasião de dividi-la em INFINITAS PARTES e escolher o que lhe interessa.
Parece que a presente
postagem não deixa dúvidas que este mistério continua a desafiar para saber -O QUE
MANTEVE VIVA esta BUSCA INCESSANTE por LEONARDO da VINCI, ao longo dos 500 anos,
que nos separam dele vivo?.
FONTES BIBLIOGRÁFICAS
GUIDO. Ângelo SIMBOLOS e MITOS
na PINTURA de LEONARDO da VINCI. Porto Alegre: edição SULINA- 1969 145
p
ISAACSON, Walter 1952 Leonardo da Vinci. ( 1ª ed.) Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017,
614 p.
Disponível
em inglês:
PLATÃO ( 427-347) – A REPÚBLICA – Tradução di J. Guinsburg 2º volume . São Paulo : Difusão Européia do
Livro, 1985, 281 p.
ZWEIG, Stephan – “O
mundo Insone e Outros Ensaios”- Apresentação Alberto Denis. São Paulo:
Zahar, 2013, 312 p
FONTES NUMÉRICAS DIGITAIS
INGRES
Morte de Leonardo da VINCI em 02 de maio de 1519
CLOSS LUCÉ
Leonardo da Vinci na
França
1519
inicio da conquista do Império asteca
1534 CAPITANIAS
HEDEDITÁRISAS
Leonardo da
Vinci na França
MONA LISA do
MUSEU do PRADO de Madrid
A VIRGEM e o MENINO com SANTA ANA
BATALHA de
ANGHIARI
CIUMES do GOVERNO ITALIANO em relação de OBRAS de LEONARDO da VINCI
https://www.latribunedelart.com/leonard-et-l-art-universel
FREUD Leonardo da Vinci e uma lembrança de sua infância (1910)
+ em PDF
LEONARDO
ARTISTA CONCEITUAL
IA-UFRGS
]RETICULA GRÁFICA
PIXELS
IMAGEM
por PONTOS RETANGULARES – (PIXELS TRIFIMENSIONAIS )
https://www.facebook.com/designdautore/videos/229678724618450/UzpfSTEwMDAwMDYzNzM1MDA1NTpWSzoxNDIyOTMxNjYxMTcwMzUx/
450 milhões de dólares pelo quadro SALVADOR der MUNDO
atribuído a Leonardo da Vinci
O MISTÈRO da origem dos 450
milhões de dólares pelo "SALVADOR do MUNDO".
https://www.welt.de/kultur/kunst/plus187295278/Salvator-Mundi-Verschwoerungstheorie-um-das-teuerste-Bild-der-Welt.html
Imagem
https://www.welt.de/kultur/kunst/plus187295278/Salvator-Mundi-Verschwoerungstheorie-um-das-teuerste-Bild-der-Welt.html#cs-WON-Kombo-LONDON-ENGLAND-MARCH-07-S-2.jpg
ITALIA e os 500 anos da MORTE de LEONARDO da VINCI
Biografia de BIG JOBS
por WALTER ICSACSON
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