terça-feira, 18 de dezembro de 2012

056 – ISTO é ARTE

 
 
Uma PINACOTECA como  DEVE SER

Fig. 01 – Uma imagem do  salão principal da Pinacoteca . O porão, deste prédio, foi presidio da delegacia de polícia. Recuperado passou a abrigar diversas e sucessivas exposições de produtores de Arte.

Este blog propôs e sempre defendeu o PODER ORIGINÁRIO cuja primeira expressão institucional estatal ocorre e se identifica no âmbito do município. A Arte que se produz e circula neste âmbito confere identidade material e imaterial à esta base do Estado Brasileiro.
Fig. 02 – O prédio da Prefeitura marca o coração histórico de Porto Alegre. O seu andar térreo abriga os diversos ambientes das Pinacotecas. O porão está recuperado e abriga salas nas quais alternam exposições especialmente da nova geração e experimental das artes visuais. O andar superior abriga o gabinete do prefeito e ambientes de recepções oficiais.

O município de Porto Alegre continua a consolidar e fortalecer e fazer circular a sua identidade própria através de instituições municipais dedicadas à cultura e à Arte. Acolhe, estuda, sistematiza e socializa, por meio destas instituições, aquilo que considera relevante e coerente com seu tempo, o seu espaço e o seu Poder Originário. Instituições que sabem todas as limitações de mentalidades, práticas e recursos. Instituições que aceitam estes limites e competências sem se dobrarem â mentalidade e se submeterem à projetos hegemônicos externos. Para tanto não deixam passar o tempo e a ocasião, até para deixar marcas e índices destas limitações. Não se intimidam e agem, nas suas potenciais competências, em todas as oportunidades, para marcar os seus projetos civilizatórios coerentes com a mais alta qualidade possível e com aqueles do seu Poder Originário.
Fig. 03 – Público da inauguração do SALÃO  de OUTONO de 1925  na Prefeitura de Porto Alegre- Fala  o Desembargador André da Rocha. Este notável jurista era dedicado a todas as manifestações superiores da Arte, sendo eleito inclusive Presidente da Comissão Central do Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul, cargo que não pode exercer pois foi designado e assumiu como  primeiro Reitor da atual UFRGS

É esta mentalidade que gostaríamos de evidenciar nas suas duas pinacotecas. Uma é aquela que recebeu dos Diários Associados e que possui a mesma origem do MASP e outras que Assis Chateaubriand espalhou Brasil afora. O seu nome PINACOTECA RUBEN BERTA homenageia um filho ilustre de Porto Alegre. O seu acervo é conservado limitado às obras desta doação exemplar. As novas aquisições e doações são direcionadas para a PINACOTECA ALDO LOCATELLI. Este nome e homenagem foram sugeridos por Leandro Silva TELLES, um pioneiro na consciência e na defesa do patrimônio artístico e bens públicos de Porto Alegre. Os acervos destas duas coleções passaram muito tempo hospedados e ao abrigo do MARGS.
Fig. 04 –  O historiador e professor  José Joaquim Felizardo (1932-1992) forneceu o paradigma inicial e legal como o primeiro secretário da municipal de Cultura de Porto Alegre.

Quando a Secretaria Municipal de Cultura de Prefeitura de Porto Alegre ganhou forma jurídica, entre 1989-1988, o seu primeiro Secretário Prof José Joaquim Felizardo (1932-1992) já estava no caminho de constituir uma equipe de professionais para as suas Pinacotecas. Fisicamente elas foram ganhando, no prédio histórico, salas de exposições, para trabalhos os profissionais além de uma reserva técnica, qualificada e adequada para a conservação do seu acervo. Pontua esta atividade, de base profissional continuada com eventos de exposições. Eventos que socializam gratuita e prudentemente novos e antigos talentos expondo-os para um público indistinto num ponto privilegiado do Centro Histórico da Capital. Estes eventos pontuais são costurados por meio de um contínuo de exposições e de publicações dos seus acervos. No percurso da necessária institucionalização profissional visa a formação de um público presente aos eventos além de conferir o seu acervo permanente. Este processo ocorre tanto para socializar o que produz em Artes Visuais em Porto Alegre de quem ainda não possui obra no acervo como para conferir o que já está consagrado. Certamente um projeto inteligente e coerente como índice do que se produziu e se produz em Artes Visuais em Porto Alegre. Um projeto inteligente e coerente com os limites daquilo que falta ainda, sem cair na neurose do novo pelo novo. Mentalidade que subestima, desqualifica e passa por cima da criatividade com fundamento, autêntica e com sentido próprio.
Fig. 05 – Alguns dos promotores do SALÃO  de OUTONO de 1925. O médico Mário TOTTA (1874-1947) era o inspirador e proprietário da Revista Máscara. O artista plástico tcheco Francis PELICHEK ( 1896-1937) ilustrava esta revista e expunha no Salão. O músico e artista gráfico Sotero COSME ( 1905,1978) fez carreira em Paris e Florença. O  pintor Helios SEELINGER (1878-1965) foi um dos agentes mais ativos para a criação e manutenção do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Pode-se perceber neste grupo de elite e uma semente das Sociedades dos Amigos das nossas contemporâneas instituições de Arte.

O município de Porto Alegre pode estar atento ao fato de que um dia não ser mais a capital política do Rio Grande do Sul. A sua vida e sua produção continuaria graças às suas instituições municipais consolidadas com a sua identidade própria e profissionalismo dos seus servidores. A cidade de Rio Grande, Salvador na Bahia ou Rio de Janeiro souberam colocar isto em prática e continuam ativas até o presente. Depois de capitais continuaram a sua vida cultural, artística, comercial e tecnológica graças ás suas instituições e a sua gente especializada do seu Poder Originário.
Fig. 06 – Obras expostas no SALÃO  de OUTONO de 1925. A foto  permite perceber as mudanças de conceitos museológicos quando se trata de obras de Artes Visuais. As obras de Arte são ciumentas e necessitam de uma exposição adequada para poderem interagir com quem as recebe como expectador.

Neste Poder Originário há necessidade de permanente interlocução com todas as manifestações culturais e artísticas do Poder Originário. Tarefa da Secretaria de Cultura desenhada Por José Joaquim Felizardo e que merecidamente hoje é nome de instituição e prêmio em Porto Alegre. As PINACOTECAS RUBEN BERTA e ALDO LOCATELLI são construções artificiais, como toda civilização e constituem buscas intencionais para a sua reprodução por tempo indeterminado. Eventos, iniciativas individuais ou de grupos, por mais espetaculares, surpreendentes e amplos que eles sejam, não garantem o continuo de uma civilização no tempo e no espaço. O Mestre Flávio Krawczyk, diretor do Acervo Artístico das Pinacotecas Municipais, conhece muito bem os resultados dos eventos dos Salões de Arte de Porto Alegre e que ele estudou e socializa no texto de sua dissertação. Muitos Salões de Artes Visuais de Porto Alegre, frutos de um voluntarismo pontual, permanecem apenas na sua 1ª edição. Apesar das melhores intenções estes eventos, resultantes  iniciativas individuais ou de grupos, não conseguem cumprir o que prometem.  Carentes de uma firme e sólida instituição, destinada a este projeto civilizatório compensador, são desviadas imediatamente do seu projeto original. Contra estas rupturas - do contínuo no seu tempo ou do projeto original - nada melhor do que instituições como as atuais  PINACOTECAS RUBEN BERTA e ALDO LOCATELLI da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Fig. 07 – O cartaz do Salão de Outono de 1925, elaborado a partir da fotografia de obra de modelagem de Fernando Corona (1895-1979)
 A Arte queestá no que produz, e não no que é produzido”. Aristóteles[1](1973: 243 114a 10 ) necessita das instituições para revelar, prolongar estes instantes de fulgor e explosões individuais, socializando-os  no tempo e no espaço. Com este contínuo institucional tornam-se altamente significativas para os observadores e a civilização na qual o artista se inscreve e cria sua obra. Este alto significado resido no fato de a obra de Arte possui a qualidade intrínseca de carregar o máximo do mundo imaterial - no qual se origina - no mínimo de seu corpo físico perceptível pelo seu observador.

Uma obra de Arte, no mínimo de seu corpo físico perceptível pelo seu observador, depois de brotar inteligência, coração e vontade do seu criador, passa a circular no mundo destas conexões. Uma instituição como esta Pinacoteca é centro de uma rede destas conexões de diversas ordens e situadas na área mais elevadas de uma civilização. Esta obra física circula no âmbito familiar. Com alguma fortuna passa a ser valor comercial no mercado de arte.  Um dos papeis de uma Pinacoteca é constituir um porto seguro para esta obra e do seu prestígio. Esta obra de Arte esta apta para receber os seus observadores. Numa instituição qualificada el escapa à entropia que tudo reduz ao trabalho e ao seu consumo, além de receber a segurança física, conceitual e institucional.  As PINACOTECAS RUBEN BERTA e ALDO LOCATELLI da Prefeitura Municipal de Porto Alegre são lugares de prestigio na medida em que recebem, constroem e se mantém como referencial para as obras das quais são depositárias fieis. Esta rede de conexões de prestígios, a sua construção, segurança e manutenção são objeto de estudo do livro Aurora LEON El Museu: teoria, práxis y utopia” (1995).

[1] - ARISTÓTELES (384-322). Ética a Nicômano. São Paulo: Abril Cultural1973. 329p.                                         

Fig. 08 –  Uma obra do  patrono da Pinacoteca e que foi incorporada recentemente ao acervo da Prefeitura de Porto Alegre. Aldo Locatelli (1915-1962) representou a profissionalização do muralismo sul-rio-grandense. Na sua tese escreveu com testamento:o Brasil, o nosso mesmo Rio Grande do Sul tão pródigo em vocações artísticas, vivem internacionalmente no mesmo valor de Paris, Roma, Tóquio, Nova York e de Moscou. Estamos errados se pensamos que os centros de maior tradição e movimento artístico devem ser os nossos guias, absorvendo-nos com teorias resultantes de ambientes bem diferentes e preocupados de não repetir-se nos exemplos de uma grande tradição. Ao contrário, nós vivemos no princípio da nossa formação de civilização e devemos tentar expressá-la nos nossos próprios valores(Locatelli, 1962).

 Com a crescente urbanização é necessário evitar o erro da política improvisada e desesperada do “Pão e Circo” como aconteceu com inflada capital do Império Romano cuja população máxima correspondeu àquela que abriga, em 2012, na cidade de Porto Alegre. Um projeto de instituições, de profissionais, de fontes de manutenção adequada de uma política coerente e eficiente para os seus objetivos leva o tempo de sucessivas administrações e de gerações de profissionais.

Jamais faltarão energias, inteligência e vontade humana, caso houver um projeto coerente e consistente a ser seguido numa longa duração. A poderosa e orgulhosa capital do Império Romano estava reduzida a uma modesta cidade de 20.000 habitantes logo após a sua queda. As suas instituições estavam mortas, consumidas pelos eventos do “Pão e do Circo” e pela ganância daqueles que lhe arrancaram os últimos vestígios de sua glória e fama.  

Fig. 09 –  Uma das obras provenientes da doação dos Diários Associados que constituiu a Pinacoteca Rubem Berta e cujo primeiro diretor, em Porto Alegre, foi o Professor Ângelo GUIDO GNOCHI (1893  -1969) . O pintor  HANG DAÍ-CHIEN (1899-1983) é considerado o Picasso Chinês. Ele passou um período no Brasil.

A falta de energia, de inteligência e de vontade proveniente de um projeto coerente e consistente de longa duração, só produz mentalidade e os olhares submissos à cultura de países alheios. Nada mais contrário ao bicentenário da soberania brasileira do que a mentalidade e os olhares submissos às culturas alheias. Culturas que se julgam também hegemônicas no gosto e ditam as normas estéticas aos seus vassalos. Nada mais contrário ao bicentenário da soberania do que eventos e gritos pontuais e sem ecos internos, coerentes e sustentados pelo Poder Originário e externo no âmbito do concerto das Nações Soberanas.
Fig. 10 – A artista plástica Marilice  Corona é a ponta de uma tradição familiar de notáveis contribuições para as Artes de Porto Alegre. Com toda a certeza “a Arte é longa e a vida breve” e que necessita de várias gerações para atualizar momentos criativos, para revelar e manter esta continuidade da expressão artística. Esta atualização supõe, também  contraposições e  complementariedades daquilo que os seus antepassados produziram.
Ao se preparar para o dia 07 de setembro de 2022, o Brasil pode contar com um potencial imenso no seu PODER ORIGINÁRIO para gerar uma identidade própria. Data e circunstâncias não só como pretexto para ser mostrado e vendido como evento de “Pão e Circo” pela indústria cultural e turística, mas para um profundo, um durante e um consequente impulso e desvelamento da identidade do seu Poder Originário. Identidade que possui a origem e brota da seiva das comunidades das quais o município é o fundamento e o primeiro degrau da organização, manutenção e reprodução do seu Estado Nacional.

Esta identidade não se constrói no grito, nas improvisações, nas ações decorrentes da heteronímia de quem conduz e produz o marketing e propaganda.  Marketing hábil para transformar qualquer data em “homenagem em cima de...qualquer data” . O PODER ORIGINÁRIO merece muito mais no dia 07 de setembro de 2022 do que uma “homenagem em cima da independência brasileira”. O PODER ORIGINÁRIO merece que a primeira expressão institucional estatal ocorra e se identifique no âmbito do município.  A Arte confere identidade material e imaterial que circula continuadamente em instituições como as PINACOTECAS RUBEN BERTA e ALDO LOCATELLI. Instituições criadas e mantidas pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre e que são conduzidas como devem ser e aptas para reproduzirem o seu saber, a sua verdade e a beleza que elas são fieis depositárias.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS.
ARISTÓTELES (384-322). Ética a Nicômano. São Paulo: Abril Cultural1973. 329p.
KRAWCZYK, Flávio. O espetáculo da legitimidade: os salões de artes plásticas em        Porto Alegre. Porto Alegre : Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, 1997. 526 fls.. (dissertação)
LEON, Aurora.  El Museu: teoria, práxis y utopia. Madrid : Cátedra, 1995. 378 p.

LOCATELLI Aldo Danielle (1915-1962).MURALANÁLISE – CONSIDERAÇÕES, MÉTODO E PENSAMENTOS  - Correio do Povo. Caderno de Sábado. Volume X, ano V, no 232,  Porto Alegre : Companhia Caldas Junior em 22. 07.1972.  (Tese de concurso para o provimento efetivo da cadeira de composição decorativa dos cursos de pintura e escultura do Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, 1962)

PETTINI Ana Luz e KRAWCZYK, Flávio Pinacotecas ALDO LOCATELLI e RUBEN BERTA:
acervo artístico da Prefeitura de Porto Alegre - Porto Alegre : Pallotti, 2008, 216 p.il color

TELLES, Leandro Silva «Pinacoteca Municipal» in Correio do Povo, 22.12. 1974. p.16.
---------------- Manual do patrimônio histórico. Porto Alegre :  EST/UCS. 1977, 123 p.
Salão de Outono de 1925  Porto Alegre, Revista  MÁSCARA. Ano 7, Nº 7, jun. 1925  

FONTES NUMÉRICAS DIGITAIS
ARTES VISUAIS no RIO GRANDE do SUL e em PORTO ALEGRE
FÓRUM MUNDIAL de 2013 em PORTO ALEGRE
HANG DAÍ-CHIEN (1899-1983)
José Joaquim Felizardo (1932-1992)

PINACOTECAS da PREFEITURA de PORTO ALEGRE - RS
Pinacoteca Ruben Berta
Pinacoteca Aldo Locatelli

PODER ORIGINÀRIO

SALÃO de OUTONO de PORTO ALEGRE 1925
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2010/07/arte-em-porto-alegre-0701.html
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