segunda-feira, 1 de março de 2010

CENTENÁRIO da ESCOLA de ARTES do IA-UFRGS 01

Fig. 01 – LOGO da ESCOLA de ARTES do INSTITUTO LIVRE de BELAS ARTES do RIO GRANDE do SUL.

Diploma conferido a Francisco Bellanca , em 1914, - Arquivo UNIRITTER


A ESCOLA de ARTES do INSTITUTO LIVRE de BElAS ARTES do RIO GRANDE do SUL origem do CURSO de ARTES PLÁSTICAS e do DEPARTAMENTO de ARTES VISUAIS do INSTITUTO de ARTES da UNIVERSIDADE FEDERAL do RIO GRANDE do SUL



O Instituto Livre de Belas Artes do Rio Grande do Sul (ILBA-RS) - antes, durante e após a criação - foi marcado por uma série de expressões. Entre elas:


Resultado lógico do evoluir da civilização Rio-grandense, o Instituto pairava latente na ordem natural das coisas, só a espera que o fiat criador trovejasse do alto, para que ele surgisse de baixo, aparelhado para os lúcidos destinos”.

Correio do Povo, 22.04.1908 (Cópia datilografada do Arquivo do IA-UFRGS)


O que constitui a pessoa jurídica em associação do tipo da nossa, não é propriamente o conjunto dos sócios; é antes o seu patrimônio, o qual no caso ocorrente, será formado pelas doações e liberalidades das pessoas que verdadeiramente se interessem pelo desenvolvimento das artes entre nós”.

(Livro de Atas nº I f. 3v da Comissão Central do Instituto Livre de Belas Artes do Rio Grande do Sul Ata de 01.05.1908.).


"Defender a dignidade do artista e das práticas sociais das artes, elevando-as à sua verdadeira condição de criadores de pensamento, de atividades intelectuais especializadamente profissionais, capazes, portanto, de afirmar a sua autonomia e seu ambiente de competência, sem submeter-se a outras instâncias de reconhecimento do que a do seu próprio círculo de autoridade”.

Scarinci, 1982, p.192.

As expressões, registradas acima, marcaram a origem e o desenvolvimento das artes institucionalizadas no Rio Grande do Sul. Origem concebida no interior de um projeto civilizatório coerente com o regime republicano.


A amplidão e a elevação ao mundo conceitual, destas artes institucionalizadas, serão examinadas numa série de onze artigos. Estes artigos buscam evidenciar o que foi possível realizar nos limites do mundo empírico da Escola de Artes, entre os anos de 1910 até 1936, do campo das Artes Visuais em Porto Alegre.

Fig. 02 – TRÊS LIVROS de ATAS do INSTITUTO LIVRE de BELAS ARTES do RIO GRANDE do SUL.

22.04.1908 até, em 06.01.1939, - Arquivo Central do Instituto de Arfes da UFRGS



Destaca-se, no quadro a seguir a linha de tempo (diacronia) e as circunstâncias (sincronia) nas quais se inscreve a Escola de Artes (quadro em destaque em amarelo) cujo centenário de criação ocorreu no 10 de fevereiro de 2010:

Fig. 03 – A ESCOLA de ARTES no ÂMBITO do INSTITUTO LIVRE de BELAS ARTES do RIO GRANDE do SUL.

Círio SIMON, - Tese Origens do Instituto de Artes da UFRGS

(Clique em cima da imagem para ampliá-la)


Pelo quadro acima é possível verificar que Instituto Livre de Belas Artes do Rio Grande Sul (ILBA-RS) criou, em 1909, o Conservatório de Música e, em 1910, ativou a Escola de Artes (EA). A Escola era destinada, no seu projeto de origem, ao ensino e ao estudo teórico e prático das artes plásticas, abrangendo o Desenho e a Arquitetura, incluindo as artes aplicadas e as artes e ofícios. A sua implementação correspondeu à primeira tentativa de institucionalizar o ensino formal das Artes Plásticas no Rio Grande do Sul. O Conservatório de Música, já tivera várias tentativas anteriores (Corte Real, 1984 e Rodrigues, 2000).


Em artigos, subsequentes a este, iremos nos ocupar do que aconteceu na Escola de Artes do Instituto Livre de Belas Artes do Rio Grande do Sul:


01 Localização do tema dos artigos a serem aqui publicados.


02 - A Escola de Artes no projeto do Instituto Livre de Belas Artes do Rio Grande do Sul.


03 – A organização interna da Escola de Artes


04 – O sentido do currículo da Escola de Artes e as sementes de um sistema de Artes Plásticas no Estado do Rio Grande do Sul.


05 – Ações na Escola de Artes que qualificam sua reprodução externa .


06 – Francis Pelichek agente na Escola de Artes e seus relatórios.


07 – A reprodução da competência institucional da Escola de Artes do IBA-RS


08 – Confronto entre as Escolas Superiores Livres e a Universidade Estatal Nacional


09 – A universidade e a emergência dos agentes intelectuais artistas


10 – A escalada dos artistas profissionais para incluir o IBA-RS na universidade


11 – As relações tumultuadas entre IBA-RS e a Universidade de Porto Alegre.


12 – A Escola de Artes do IBA-RS conclui o seu ciclo.


Cem anos após a sua criação, a Escola de Artes continua a sua tarefa sob o nome de Departamento de Artes Visuais (DAV) do Instituto de Artes (IA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Esta mesma Escola denominou-se, entre 1936-1970, Curso de Artes Plásticas (CAP).


Saiba mais em:


1 CORONA, Fernando (1895-1979) Caminhada nas artes (1940-1976) Porto Alegre : UFRGS/IEL/DAC/SEC 1977. 241p.

2 ____. Manuscritos e Diários. Porto Alegre : GEDAB/Faculdade de Arquitetura UFRGS. Constituído de 35 cadernos.


3 CORTE REAL, Antônio. «O Instituto de Artes na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1908-1962)» in Subsídios para a História da Música no Rio Grande do Sul. 2.ed. Porto Alegre : Movimento, 1984. pp.234-289.


4 DAMASCENO, Athos. Artes plásticas no Rio Grande do Sul (1755-1900) Porto Alegre : Globo, 1971. 540p.


5 FIORE, Renato Holmer. Arquitetura Moderna e Ensino de Arquitetura: cursos em Porto Alegre de 1944-1954. Porto Alegre : PUC/ dissertação, 1992. 429 fls+ anexos.


7 KERN, Maria Lúcia Bastos. Les origines de la peinture "Moderniste” au Rio Grande do Sul - Brésil. Paris : Université de Paris I- Panthéon.Sorbonne , tese, 1981. 435 fls.


8 PIETA, Marilene. A pintura no Rio Grande do Sul (1959-1970). Porto Alegre : PUC/RS Dissertação 1988 447 fls.

9 ____. A modernidade da pintura no Rio Grande do Sul. Porto Alegre : Sagra-Luzzatto. 1995. 273p. il. Col.


10 REIS GARCIA, Rose Marie. «A Formação do professor na UFRGS : problemática da licenciatura em Educação Artística – habilitação música». Porto Alegre : UFRGS- Pró-Reitoria de Graduação: GT Licenciaturas, julho 1988, (policopiado - sem paginação).


11 RODRIGUES, Cláudia Maria Leal. Institucionalizando o ofício de ensinar: um estudo histórico sobre a educação musical em Porto Alegre (1877-1918). Porto Alegre : Departamento de Música IA-UFRGS, dissertação, 2000. 236 fls.


12 SCARINCI, Carlos. A gravura no Rio Grande do Sul (1900-1980). Porto Alegre : Mercado Aberto, 1982. 224p. + il. col.


13 SILVA, Pery Pinto da et SOARES, Mozart Pereira. Memória da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1934-1964). Porto Alegre : UFRGS, 1992. 234p.


14 TREVISAN, Armindo. «O Instituto de Artes da UFRGS». in Veritas. Porto Alegre : PUC- RS, vol. 38, nº.156. pp.687-96. Dez 1994.


PESQUISE outros DOCUMENTOS no:


ARQUIVO GERAL do INSTITUTO de ARTES, Prédio da antiga Faculdade de Medicina – CAMPUS CENTRAL – UFRGS Contato Fone: (0xx51) 3308 3391 E-mail: ahia@ufrgs.br

Fig. 04 – RELATÒRIO de PESQUISAS e REPRODUÇÂO FAC-SÌMILE de DOCUMENTOS da ESCOLA de ARTES do INSTITUTO LIVRE de BELAS ARTES do RIO GRANDE do SUL.

Círio SIMON, - Desdobramento da tese Origens do Instituto de Artes da UFRGS

O presente artigo é uma resenha de um capitulo da obra acima que está disponível para consulta na Biblioteca do Instituto de Artes da UFRGS acompanhado de um CD-ROM e DVD.


BIBLIOTECA CARLOS BARBOSA, Rua Senhor dos Passos, 248 - 2º andar CEP 90.020-180 Porto Alegre RS - Telefone: (0xx51) 3308 4308 Fone/Fax: (0xx51) 3308 4307 E-mail: bibart@ufrgs.br

http://www.ufrgs.br/bibart/ Link para a página da Biblioteca do Instituto de Artes da UFRGS]
Acesse aqui a página da Biblioteca do Instituto de Artes da UFRGS para obter mais informações sobre o acervo, regulamentos, normas técnicas, tutoriais e serviços.

http://sabix.ufrgs.br/ALEPH/


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Acervo em http://www6.ufrgs.br/acervoartes/modules/mastop_publish/

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