SUMARIO
do 5º ANO do BLOG
ISTO
é ARTE
14 de OUTUBRO de
2009
1ª
postagem:
PRESERVAR
é DIFERENTE de ESTAGNAR
*
12 de OUTUBRO de
2010
SUMÁRIO
do PRIMEIRO ANO
**
10 de OUTUBRO de
2011
SUMÁRIO
do SEGUNDO ANO
***
10 de Outubro de 2012
SUMÁRIO
do TERCEIRO ANO
****
12 de Outubro de 2013
SUMARIO do 4º ANO
do BLOG
*****
SUMARIO
do 5º ANO do BLOG
No seu quinto ano de
postagens blog “Isto é Arte” - e o seu oposto “Isto Não é Arte” continuaram
o seu propósito de prestar atenção, escrever, publicar textos e de selecionar
imagens do fenômeno estético. Atenção,
escrita e publicação digital vetorizado
pela janela regional sul-rio-grandense. Textos fundamentados em fontes
confiáveis e reversíveis às suas fontes.
No fenômeno estético
dedica-se preferencialmente às artes visuais bidimensionais. O número de
imagens e o tamanho dos textos cresceram em tamanho. Diminuiu o número de
postagens em relação à média daquelas dos 4 primeiros anos.
074 – ISTO é ARTE
17 de Outubro de 2013
PAULO PERES – o ENTE no SER
– Paulo Peres (4)
agregando amigos da Arte ao seu redor
como na exposição SINGULAR no PLURAL que
aconteceu na Pinacoteca do IA_UFRGS em 17 de abril de 1997 quando
aparece com Alfredo Nicolaiewsky (1)
Blanca Brites (2) Annete Abarno (3) Anico Hersokovits (5) e Mônica Zielinsky (6)
.
22 de nOVEMbro de 2013
075 – ISTO é ARTE
A ARTE de AGIR SEM AGIR
A obra
Mona Lisa é constituída pelo mínimo das formas materiais. Estas são competentes
para serem índices suficientes para materializar a mente do artista aos
sentidos humanos. Material que revela o imenso e original mundo mental de
Leonardo da Vinci. Este foi plenamente competente para unir mente e a matéria
do quadro. Competência comprovada para unir a matéria dos pigmentos sobre uma
superfície ao projeto de que “uma pintura é uma obra mental”. Pintura que
dispensou o traço da linha. A obra Mona Lisa é constituída por milhões de
pontos que geram mundos de luzes e de sombras que constroem a figura da modelo.
“Toda a arte está no que
produz, e não no que é produzido”.
Aristóteles
(1973: 243 114a 10 )
26 DE NOVEMbro de 2013
076 – ISTO é ARTE
ÍNDICES
do SALÃO de 1929
O tema tratado é a passagem do velho
e hospitaleiro sul-rio-grandense para outras maneiras de ser. O artista Francis Pelichek (1896-1937)
percebeu melhor do que os nativos na sua condição de estrangeiro esta passagem
social e cultural. As cores cinzentas e sombrias foram vistos e registrado como
uma 4expressão do mundo eslavo. Contudo naõ é possível esquecer que os tchecos
eram fornecedores de tecnologia e armas que os revolucionários de 1930
precisavam para se impor sobre os
militares que apoiavam e defendiam o “Regime do Café com Leite”. Esta imagem
foi larga longamente reproduzida. O seu criador elaborou uma serie de imagens
que circulavam como iconografia desta Revolução de1930 e que liquidou a República Velha.
10 DE NOVEMbro de 2013
077 – ISTO NÃO
é ARTE -
TENHO MEDO do HOMEM de
UM LIVRO SÓ: ou
o ANALFABETO FUNCIONAL.
– O
leitor está entre dois caminhos. Aquele que lê sistematicamente tudo e acaba
não sabendo nada. Cada autor, cada ideologia, cada grupo social segue um
determinado paradigma. Todo paradigma é integral e íntegro. O simples acúmulo
de informações acaba gerando um entulho no qual reina o caos e a entropia. No
outro caminho está a escolha de um livro só. O paradigma de seu autor vai tomar
posse da mente e do coração do seu leitor e que ele joga na mais absoluta
heteronomia da vontade e dos sentimentos. Um leitor, sem um projeto pessoal,
está perdido.
"O
brasileiro fala muito, documenta pouco, analisa menos e conclui
definitivamente, a sua moda, na hora que interessa”. Paixão Cortes, 1984,
p.7
08 DE dezEMbro de 2013
078 – ISTO é ARTE
Um LEGADO de um PARAIBANO ao RIO GRANDE do SUL
Busto de RUBEN BERTA obra de VASCO PRADO - foto Círio – Ver Jose
Francisco ALVES 2004 - p. 126
A pinacoteca
legadaao Rio Grande do Sul pelo empresárioe jornalista Assis Chateaubrand
homenageia Ruben Martin Berta. Este foi um empresário brasileiro e ex-presidente da Varig. Foi contratado por Otto Ernst Meyer, aos dezenove anos tornou-se o primeiro funcionário da Varig, como
auxiliar de escritório e secretário de seus diretores fundadores. Em 1941, tornou-se
diretor-presidente, cargo
em que permaneceu até sua morte, em um período em que a empresa teve grande
expansão. A homenagem de Chateaubriand ao presidente da
VARIG, integrava-se ao seu projeto de projeto de manter aeroclubes e estimular
a aviação civil brasileira.
12 DE dezEMbro de 2013
079 – ISTO é ARTE
-O INSTITUTO de BELAS ARTES do RIO GRANDE do SUL:
ARQUITETURA e URBANISMO.
CORONA Fernando. Álbum
do CURSO de ARQUITETURA do
IBA-RS: Cadeira de MODELAGEM
Um conjunto de maquetes do Curso
Superior de Arquitetura do IBA-RS. As pranchetas foram dispostas em forma de
quadras urbanas. Em cada maquete é perceptível o
pensamento intensamente discutido em cada grupo. Este pensamento transparece na
ocupação e np aproveitamento do espaço. Cada conjunto revela uma forma diversa,
mas que não compromete a circulação
humana e do ar entre os prédios
01 DE janeiro de 2014
080 – ISTO é ARTE
UNIVERSIDADE das ARTES do RIO GRANDE do SUL.
PLÍNIO CESAR LIVI
BERNHARDT (1927-2004) pintando nas MISSÕES em
julho de 1947
O patrimônio das Artes, praticadas no espaço
físico do Estado do Rio Grande do Sul,
engloba experiências e projetos frustrados, abandonados à própria sorte. Porém recuperados, os seus
vestígios são reconhecidos como patrimônio da humanidade. O conjunto dos seus estudos,
consolidação, sem um “intervencionismo restaurador” formam um paradigma para a
UNIVERSIDADE das ARTES do RIO GRANDE do SUL. Tonam-se paradigma na medida em
que foi mantido o hábito da integridade intelectual em todas as etapas, pelos
seus agentes e o seu público neste
processo continuado por tempo
indeterminado
10 DE janeiro de 2014
081 – ISTO é ARTE
A FESTA das ÁGUAS de
NAVEGANTES e VENEZA: ou sendas abertas para o seu estudo erudito.
O cenário do templo e da festa e
Nossa Senhora dos NAVEGANTES em PORTO ALEGRE PONTE foi ameçado pela ponte Travessia do Delta do Jacui e posteriormente
pelo traçado do metrô de superfície. Em 2013 ela convive com a via
expressa, com a ponte, metrô e assiste a revitalização do Cais Navegantes e
convive com o Shopping DC NAVEGANTES que ocupou os prédios das fábricas Renner
15 DE fevereiro de 2014
082- ISTO é ARTE
ESTÉTICA AFRO-SUL-RIO-GRANDENSE
Wilson Tibério (1923-2005) nascido em
Porto Alegre, na Rua da Paia a beira da água e de mãe lavadeira. Em Paris foi
escolhido, em, como embaixador da estética da cultura afro para representar a
cultura francesa em Moscou e Pequim. Com formação erudita soube conduzir a
sua obra para as mais puras vertentes africanas e contornando o espaço cultural
dominado historicamente por tendências hegemônicas eurocêntricas que ele
conhecia e dominava como é visível neste
seu autorretrato.
17 DE fevereiro de 2014
083 - ISTO é ARTE
A GLÓRIA ASFIXIA o GÊNIO.
DORÉ Gustavo 1832- 1883 - A Glória asfixia o Gênio - 1878 escultura 255
x 163 x 146 cm –
A fama de Gustavo Doré ilustrador
polimorfo sufocou o seu gênio de escultor e de pintor de grandes murais.
27 DE março de 2014
084 - ISTO é ARTE
ESTÉTICA do QUARTO DISTRITO de PORTO ALEGRE (1)
O Quarto Distrito de
Porto Alegre apresenta um vivo contraste
entre os índices rurais e a abrupta muralha urbana. Contraste que também
denuncia a distância entre mentalidades decorrentes destes dois modos de vida e
que passam por os todos tons e as gamas possíveis entre estes extremos.
27 DE abril de 2014
085 - ISTO é ARTE
ESTÉTICA do QUARTO DISTRITO de PORTO ALEGRE (2)
No Quarto Distrito estão ainda fortes os vestígios
da era industrial marcada pelo ritmo implacável e soberano do relógio mecânico
de rodas e engrenagens. Este tempo, marcado por instrumentos industriais, cede
terreno ao tempo marcado pela precisão e onipresença da era pós-industrial
comandada por instrumentos digitais sem rodas e engrenagens.
04 DE maIo de 2014
086 - ISTO é ARTE
PORTO
ALEGRE: esqueceu do seu pai.
O
português MANUEL JORGE GOMES de SEPÚLVEDA (*16.04.1735 +28.04.1814) foi duas vezes
governador do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre era conhecido sob o heterônimo de JOSÉ MARCELINO
FIGUEIREDO.
02 DE junho de 2014
87 –ISTO é ARTE
CLÉBIO
GUILLON SÓRIA no seu GALOPE INCESSANTE
Clébio Sória e o
projeto do mural da Estação Mercado do TRENSURB POA RS - 1986
Clébio Guillon Sória (1934-1987)
seguia os ensinamentos dos seu mestre
Aldo Locatelli (1915-1962) para quem 75% do trabalho do artista estava na
concepção de sua obra. O problema residia na fidelidade e coerência do
muralista na sua obra definitiva Clébio não abria mão de ele mesmo passar esta
concepção para a obra definitiva.
25 DE junho de 2014
88 – ISTO é ARTE
KARL
FERDINAND SCHLATTER.
A imagem de Karl
Ferdinand SCHLATTER (*07.07.1870 +07.09.1949) mostra as suas mãos pequenas de quem não recusava
nenhum trabalho inclusive de abrir clareiras na floresta tropical para plantar
e colher. A mesma força
braçal e manual foi colocada ao serviço da técnica e da arte.
02 DE julho de 2014
089 – ISTO é ARTE
MIRO
GASPARELLO: um PROFESSOR da ESCOLA DE ARTES do IBA-RS - VITIMA
FATAL da Iª GUERRA MUNDIAL.
Uma obra de O jovem e promissor artista Miro
(Wladomiro) GASPARELLO,(*23.04.1891+31.07.1916)
traduz o ambiente, os interesses e os gostos dos seus colegas artistas e
amigos Além das artes visuais ele apreciava, tomava aulas de instrumentos
musicais, As suas largas pinceladas e a distribuição das figuras sobre a linha
de ouro vertical e horizontal do quadro animam esta composição
17 DE agosto de 2014
090 – ISTO é
ARTE
O
IDEAL e o EMPÍRICO em ARTE.
IA-UFRGS
- Fundamentos da Cor - 2001 - Foto de Myra GONÇALVES
Os
meios para o artista contemporâneo pode
mostrar o seu projeto, intenções e conhecimentos o leva para territorio nos
quais problemas inéditos permitem a pesquisa estética num grau nunca conhecido
antes. Porém este mesmo mundo empírico e técnico sem
coerência com o ideal, projeto e problema o podem jogar completamente a margem
da arte, para o consumismo compulsivo e seua atividade num passar de mais um
trabalho destinado à obsolẽncia imediata e definitiva.
23 DE agosto de 2014
091 – ISTO é ARTE
¿-JOVENS SEM SONHOS e SEM SENTIDO de VIDA ?
FÁBRICA
de ARTISTAS - Central SAINT-MARTINS in
Le Monde 14.01.2012
A massificação, provocada pelo indústria
cultural, submete o artista a um processo de treinamento e eficácia em sociedades motivadas pelo consumo de
massa. O jovem candadto à artista perdeu o sentido da busca do seu
autoconheciento. Os sesu paradigmas são externo a ele eimpost por uma civilização que lhe impõe a passiva
aceitação de padrões estéticos, de conhecimento e de vontade moldados pelas
forças e a coerção coletiva, de consumo e da heteronomia
07 DE setembro de 2014
092 – ISTO é ARTE
O
ESPLENDOR de uma GERAÇÃO:
a
maturidade de artistas visuais do Rio Grande do Sul.
Foto
de Hajimu-Hirano Revista Manchete n.966 de 24.10.1970
Fig. 01 – Para a geração que
atravessou 1970 havia “uma pedra no caminho”. Tratava-se de interagir, ignorar
ou denunciar o arbítrio autoritário da Revolução de 1964. O grupo da foto
resolveu fazer arte em Porto Alegre e ignorar qualquer vínculo ou interação com
o regime auoritário. As obras de Roberto
Cidade, Paulo Porcella, Alice Brueggmann, Clébio Sória, Plínio Bernhardt, Enio
Lippmann, Clóvis Peretti, Vadeni Elias, Gomercindo Pacheco, Maria Teresa
Fontoura, Carlos José Pasquetti, Carlos Tenius, Sônia Ebling e Dimitros
Anagnostopoulos, não se percebe traço da visibilidade e propaganda na tendência
que o regime totalitário cultivou e divulgou.
Revsta MANCHETE n.966 de 24.10.1970
p. 148 - http://www.museudacomunicacao.rs.gov.br/site/acervos/imprensa/
30 DE sEtembro de 2014
093 – ISTO É ARTE
O
ESTADO NOVO e a ARTE em PORTO ALEGRE
Um ALTAR da PÁTRIA armado na
entrada do prédio do IBA-RS no dia de sua inauguração em 01 de julho de 1943. A imagem de Getúlio Vargas - o CHEFE SUPREMO da NAÇÃO - ocupa o eixo central deste altar. Ao seu lado os fundadores Carlos
Barbosa Gonçalves e Olimpio Olinto de Oliveira
.*****.
O objetivo maior deste blog é ser gratuito como a Vida, a Natureza e a própria Arte. Inspirado na gratuidade da Vida, da Natureza
e da Arte não concorre com ninguém. Restringe-se ao apoio do processo
continuado de ensino-aprendizagem.
O autor não possui apoio financeiro, vínculo institucional ou objetivo de algum lucro acadêmico ou retorno financeiro. O mesmo se espera de seus eventuais usuários.
O autor não possui apoio financeiro, vínculo institucional ou objetivo de algum lucro acadêmico ou retorno financeiro. O mesmo se espera de seus eventuais usuários.
Este material é editado e divulgado em
língua nacional brasileira e respeita a formação histórica deste idioma,
identidade e cultura.
OUTROS ESPAÇOS DIGITAIS do AUTOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário