domingo, 20 de novembro de 2011

ISTO é ARTE - 015

PREPARADO para CONFLITOS, ou
...transcendendo o Zeitgeist, o Volksgeist e o  Weltgeist.
 
                   A tese é uma suposição em conflito com a opinião geral”.
                                                                      Aristóteles - Tópicos I - 11
Fig. 01 – Cícero  denuncia Catalina – Pintura de 1880 de autoria de Cesare MACCARI, 1840-1919 .
Nas ARTES a criação e a elaboração devem, certamente, correr a favor da opinião geral, ao exemplo de Cícero regendo a maioria do Senado contra o isolado Catalina, da fig.01.  No contraditório, desta figura retórica, quem trabalha nas ARTES, necessita fatalmente anunciar e provocar a MUDANÇA, além de buscar expressar a opinião geral. Contudo toda MUDANÇA gera conflitos, temores e problemas naturais ou imaginados. O novo e o original, ao provocarem as necessárias mudanças, contrariam a opinião geral e os hábitos adquiridos que dão suporte às opiniões e ao repertório da retórica antiga, gasta e unívoca.
Legiões de inovadores, criadores do novo e do inédito, enfrentaram, com maior ou menor fortuna, estes conflitos com hábitos arraigados e os problemas decorrentes das mudanças com culturas arraigadas. O faraó Amenófis IV (*...-+ c.1334 a.C.) enfrentou estes conflitos o os problemas gerados pela sua nova religião e pela sua capital. Ele fracassou, arrastando para o extermínio, a sua capital, a religião e a sua dinastia toda.
Fig. 02 – CRISTO DESCIDO da CRUZ representado na velha tradição bizantina de um povo estereotipado e dominado pelos mistérios sacros medievais e mergulhado num tempo abstrato, seguindo a tradição do antigo e tradicional  Volksgeist sem questionar ou  gerar uma nova tradição pictórica.
Outros como Miguel Ângelo (1475-1564) lutaram e ameaçaram os entravadores das mudanças ao longo de rodo a sua existência. Outros tiveram de abjurar das mais claras evidências científicas como foi o caso de Galileu Galilei (1564—1542).
O papel de anunciar o novo cabe ao profeta. Se ele tiver êxito em constituir uma massa crítica de seguidores, estes irão decodificar e reelaborar este novo. Os seguidores tornarão este novo competente e fértil decodificando-a e re-elaborando este inédito. Assim iniciarão outra genealogia e outro hábito que irão reintroduzir, no lugar do antigo, garantindo o êxito de sua reprodução na opinião geral.
Fig. 03 – CRISTO DESCIDO da CRUZ pintura na qual o artista  passa a representar diretamente o povo com as suas feições, roupas e hábitos no seu tempo e local concretos, instaurando um novo  Volksgeist que irá gerar uma nova tradição pictórica. Obra de GIOTTO di BONDONE 1266-1337 - c.1304 afresco 200 X185 cm- Cappela Scrovegni - Padua
Se não tivessem tido um decidido número de seguidores as obras de um Giotto de Bondone (1266-1337), as pinturas de Claude Monet ou de um Pablo Picasso seriam uma mera curiosidade ou aberração a mais nas artes visuais. Estes decodificaram e reelaboraram o caminho tomado por estes inovadores. A partir do inédito dos iniciadores os seguidores somaram as suas inteligências, vontades e sensibilidades nas suas obras constituindo uma nova linguagem plástica. Com esta soma geraram uma nova opinião geral que reintroduzem e iniciaam outra genealogia e outro hábito pictórico.
Fig. 04 – CRISTO na GLÓRIA num mundo idealizado e coerente com a velha tradição do estereótipo que se inspira nos mistérios sacros medievais abstratos e dominados pela eternidade, que torna inútil qualquer mudança de um mundo dado – Weltgeist-, que se materializa no multissecular e estagnado paradigma do ícone bizantino recoberto com o esplendor do ouro e das pedras preciosas incorruptíveis.
MOSAICO dao TETO de BATISTÈRIO de FLORENÇA

Uma dada civilização necessita gerar, evidentemente, uma “mentalidade do TEMPO”, [ou Zeitgeist] , buscar uma “mentalidade SOCIAL”, [ou Volksgeist] e constituir uma determinada mentalidadeno, e do, seu ESPAÇO [ou Weltgeist].
Porém estas três dimensões, de uma mesma mentalidade geral, caracterizam a cultura do que já foi visto ou “déjà-vu”,do que foi consagrado e já atingiu a fortuna da opinião geral favorável. Cabe ao artista inovador, não se deixar levar se colocar inteiramente favorável ao Weltgeist ou Volksgeist ou Zeitgeist já estabelecidos, conhecidos e reconhecidos. Cabe-lhe buscar o novo e mesmo o contrário desta mentalidade dada, e já consagrada. Cabe-lhe declarar o que ainda não foi dito, traduzir em outro discurso aquilo que está diante de todos, mas não é percebido. Se de um lado isto revela a estatura, a estrutura e a competência de que anuncia o novo, do outro desencadeia, na proporção inversa, reações, testes do novo e conflitos. Nesta ação inovadora ele recebe o refluxo da reação igual e contrária.

Fig. 05 – CRISTO entra e JERUSALEM – Nas suas pinturas Giotto representa um mundo concreto do aqui e do agora, representando  o povo com as suas feições, roupas e hábitos no seu tempo e local concretos - Weltgeist -. Os viajantes entram e saem de uma cidade medieval - fechada, por altos muros – e dirgindo-se para os mais diversos recantos de um mundo concreto e conhecido pelos sentidos humanos. GIOTTO di BONDONE 1266-1337 - c.1304 afresco 200 X185 cm- Cappela Scrovegni - Padua
Para o artista criador a questão é a preparação para uma ruptura epistêmica consigo mesmo e com as suas circunstâncias. Esta ação e obras inovadoras só terão a fortuna na medida em que esta mudança for adotada por outros e a obra original e inovadora se completar na sua recepção.
Fig. 06 – ICONASTASE BIZANTINO obediente ao velho e estagnado paradigma do ícone bizantino de ouro e pedras preciosas do seu tempo Zeitgeist - e na velha tradição do estereótipo
Esta ruptura não consiste na fragmentação universal, no caos ou no triunfo definitivo da entropia. Em todo problema existe um ponto critico de um equilíbrio homeostático, que no conselho de Aristóteles, necessita ser encontrado para uma delimitação desta potencial ruptura
“Não se deve examinar todo problema nem toda tese, mas apenas aqueles que possam causar embaraço aos que necessitam de argumento, e não de castigo ou percepção. Pois um homem que não sabe se devemos ou não honrar os deuses e amar nossos genitores necessita de castigo, e aqueles que não sabem se a neve é ou não é branca necessitam de percepção. Os temas não devem aproximar-se demasiadamente da esfera da demonstração, nem tampouco estar excessivamente afastados dela, pois os primeiros não admitem nenhuma dúvida, enquanto os segundos envolvem dificuldades demasiado grandes para a arte do instrutor”.
Fig. 07 – CRISTO TRAIDO  - A pintura de Giotto recusa o velho e estagnado paradigma do ícone bizantino de ouro e pedras preciosas e instaura o seu proprio tempo Zeitgeist -  e o contraria a velha tradição do estereótipo criando uma obra física  com a simples tinta e pincel. GIOTTO di BONDONE 1266-1337 - c.1304 afresco 200 X185 cm- Cappela Scrovegni - Padua

Se acompanharmos Giotto de Bondone na sua obra na busca de um ponto critico de um novo equilíbrio homeostático a ser encontrado e uma delimitação. Com a ruptura que ele promoveu ele entrava em conflito com a arte bizantina. Teve êxito na medida em que os seus seguidores possuíam uma mentalidade potencial a ser aberta por alguém para este novo mundo que anunciava.  Esta mentalidade potencial  aberta é possível verificar que no seu tempo na população da Toscana. A pintura de Giotto recusa o velho e estagnado paradigma do ícone bizantino de ouro e pedras preciosas do seu tempo [Zeitgeist] e o contraria instaurando uma obra com a simples tinta e pincel. Neste outro tempo contraria a velha tradição do estereótipo de um povo dominado pelos mistérios sacros medievais de um tempo abstrato [Volksgeist] passando a representar diretamente o povo com as suas feições, roupas e hábitos no seu tempo e local concretos.  O seu tema foge e contraria um mundo idealizado na eternidade [Weltgeist]. Os viajantes - que ele representa nas suas pinturas - entram e saem de uma cidade medieval fechada, por altos muros,  para os mais diversos recantos de um mundo concreto e conhecido pelos sentidos humanos.

Fig. 08 – ICONE MEXICANO CONTEMPORÂNEO elaborado na TRADIÇÃO BIZANTINA que obedece ao velho e estagnado paradigma do ícone coberto de metais e pedras preciosas e na velha tradição do estereótipo, Esta obra de Luz de Carmen Blanco Cornedo de  JIMÉNEZ - XALAPA México.  é coerente com  o seu tempo Zeitgeist – que decorre das culturas pré astecas e se projeta em direção do tempo das elites capitalistas, que sempre usufruíram e se representaram cercadas dos metais e pedras preciosas

Estes sentidos humanos não querem mais esperar os prêmios, as consagrações e as unanimidades conferidas pela garantia do PRÊMIO da ETERNIDADE. O ritual dos prêmios, tão caro ao Volksgeist, foi exposto por ridículo Thomas Bernhard quando escreveu (2002 p. 87) que:

receber um prêmio não significa senão deixar que lhe façam em cima, porque se é pago para isso. Eu senti sempre as entregas de prêmios como maior humilhação que se pode imaginar, não como elevação. Porque um prêmio é sempre entregue por indivíduos incompetentes, que querem fazer em cima de uma pessoa e que fazem copiosamente em cima de uma pessoa, quando recebe o seu prêmio. E fazem com toda a razão em cima de uma pessoa, porque a pessoa é tão baixa e tão vil que recebe o seu prêmio”.

Fig. 09 –A pintura “Impression, Soleil levant de 1872 e pintado por  Claude MONET (1840-1926) recusa, na sua obra, não só a pintura acadêmica e muito menos recua ao velho e estagnado paradigma do ícone bizantino  - que usa  metais e pedras preciosas – enquanto ele  valoriza os pinceis industriais e as tintas em bisnagas de tintas portáteis para fora do atelier e, assim, renovar a pintura coerente com o seu próprio tempoZeitgeist-  industrial, saturado e poluído.

 O artista pop Andy Warhol (1928-1987) andava profetizando que no futuro todos seremos famosos por 15 minutos, característico do Zeitgeist da comunicação mediática imediatista da pós-modernidade.

Fig. 10 – Uma única obra da ESCULTURA do CONGO é coerente com o espírito de um povo  Volksgeist - funcional com suas necessidades, com os seus hábitos do seu tempo – Zeitgeist -  e com o local concreto,  criando uma obra com  madeira e resinas da sua floresta primordial do seu universo - Weltgeist.-  Pode resumir esta obra na frase “contém o máximo no mínimo de sua forma”..

Nelson Rodrigues (1912-1980), ao parafrasear Rudolph Hess (1894-1987), afirmava que toda unanimidade é burra denunciando um determinado Weltgeist que sustentou sempre os regimes mais cruéis e despóticos.

Conclusão. A atividade intelectual, estética e cultural mais fácil é reforçar são as certezas cultivadas nestes campos. A mais cruel e difícil é atacar e demonstrar o contrário, evidenciar as contradições e enfrentar hábitos fixos, únicos e rígidos.


Fig. 11 – Nesta  obra Pablo Picasso (1881-1973)Madamoiselles d’Avignon” (1907) resume as lições que ele aprendeu nas obras africanas e buscando gerar um  Weltgeist.-  coerente com os hábitos do seu tempo – Zeitgeist de um  universo industrial, artificial, geométrico e urbano no qual circula  o espírito de um povo  Volksgeist - com suas necessidades de  funcionalidade. Esta obra também pode ser resumida  na frase “contém o máximo no mínimo de sua forma”..

FONTES

BERNHARD, Thomas (1931-1989). O sobrinho de Wittgenstein: uma amizade. Lisboa ; Assírio & Alvim, 2000 , 137 p.

AKHENATEN – AMENHOTEP ou AMENÓFIS IV (... +1334 a.C)


ARISTÓTELES e os TÓPICOS

Weltgeist – Volksgeist - Zeitgeist


ARTE de GIOTTO


ARTE BIZANTINA em 2011.


SEREMOS TODOS FAMOSOS por 15 MINUTOS
http://sinapseoculta.blogspot.com/2009/06/no-futuro-todos-serao-famosos-por-15.html


UNANIMIDADE e BURRÌCE


Cesare MACCARI


MONET – Impression, Soleil levant


PICASSO – Madamoiselles d’Avignon


ARTE NEGRA

Este blog possui apenas fins pedagógicos.


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