PREPARADO para
CONFLITOS, ou
...transcendendo o Zeitgeist,
o Volksgeist e o
Weltgeist.
“A tese é uma suposição em
conflito com a opinião geral”.
Aristóteles - Tópicos I - 11
Fig. 01 – Cícero denuncia Catalina – Pintura de 1880 de
autoria de Cesare MACCARI, 1840-1919 .
Nas ARTES a criação e a
elaboração devem, certamente, correr a favor da opinião geral, ao exemplo de
Cícero regendo a maioria do Senado contra o isolado Catalina, da fig.01. No contraditório, desta figura retórica, quem
trabalha nas ARTES, necessita fatalmente anunciar e provocar a MUDANÇA, além de
buscar expressar a opinião geral. Contudo toda MUDANÇA gera conflitos, temores
e problemas naturais ou imaginados. O novo e o original, ao provocarem as
necessárias mudanças, contrariam a opinião geral e os hábitos adquiridos que dão
suporte às opiniões e ao repertório da retórica antiga, gasta e unívoca.
Legiões de inovadores,
criadores do novo e do inédito, enfrentaram, com maior ou menor fortuna, estes conflitos
com hábitos arraigados e os problemas decorrentes das mudanças com culturas
arraigadas. O faraó Amenófis IV (*...-+ c.1334 a.C.) enfrentou estes conflitos
o os problemas gerados pela sua nova religião e pela sua capital. Ele
fracassou, arrastando para o extermínio, a sua capital, a religião e a sua
dinastia toda.
Fig. 02 – CRISTO DESCIDO da CRUZ representado na
velha tradição bizantina de um povo estereotipado e dominado pelos mistérios
sacros medievais e mergulhado num tempo abstrato, seguindo a tradição do antigo
e tradicional Volksgeist sem questionar ou gerar uma nova tradição pictórica.
Outros como Miguel
Ângelo (1475-1564) lutaram e ameaçaram os entravadores das mudanças ao longo de
rodo a sua existência. Outros tiveram de abjurar das mais claras evidências
científicas como foi o caso de Galileu Galilei (1564—1542).
O papel de anunciar o
novo cabe ao profeta. Se ele tiver êxito em constituir uma massa crítica de
seguidores, estes irão decodificar e reelaborar este novo. Os seguidores
tornarão este novo competente e fértil decodificando-a e re-elaborando este
inédito. Assim iniciarão outra genealogia e outro hábito que irão reintroduzir,
no lugar do antigo, garantindo o êxito de sua reprodução na opinião geral.
Fig. 03 – CRISTO DESCIDO da CRUZ pintura na qual
o artista passa a representar diretamente o
povo com as suas feições, roupas e hábitos no seu tempo e local concretos,
instaurando um novo Volksgeist que irá gerar uma nova
tradição pictórica. Obra de
GIOTTO di BONDONE 1266-1337 - c.1304 afresco 200 X185 cm- Cappela Scrovegni -
Padua
Se não tivessem tido um
decidido número de seguidores as obras de um Giotto de Bondone (1266-1337), as
pinturas de Claude Monet ou de um Pablo Picasso seriam uma mera curiosidade ou
aberração a mais nas artes visuais. Estes decodificaram e reelaboraram o
caminho tomado por estes inovadores. A partir do inédito dos iniciadores os
seguidores somaram as suas inteligências, vontades e sensibilidades nas suas
obras constituindo uma nova linguagem plástica. Com esta soma geraram uma nova
opinião geral que reintroduzem e iniciaam outra genealogia e outro hábito
pictórico.
Fig. 04 – CRISTO na GLÓRIA num mundo idealizado e coerente com a velha tradição do estereótipo que se inspira nos mistérios sacros medievais abstratos e dominados pela eternidade, que torna inútil qualquer mudança de um mundo dado – Weltgeist-, que se materializa no multissecular e estagnado paradigma do ícone bizantino recoberto com o esplendor do ouro e das pedras preciosas incorruptíveis.
MOSAICO dao TETO de BATISTÈRIO de FLORENÇA
Uma dada civilização necessita gerar, evidentemente, uma “mentalidade do TEMPO”, [ou Zeitgeist] , buscar uma “mentalidade SOCIAL”, [ou Volksgeist] e constituir uma determinada “mentalidadeno, e do, seu ESPAÇO” [ou Weltgeist].
Porém estas três dimensões, de uma mesma mentalidade geral, caracterizam a cultura do que já foi visto ou “déjà-vu”,do que foi consagrado e já atingiu a fortuna da opinião geral favorável. Cabe ao artista inovador, não se deixar levar se colocar inteiramente favorável ao Weltgeist ou Volksgeist ou Zeitgeist já estabelecidos, conhecidos e reconhecidos. Cabe-lhe buscar o novo e mesmo o contrário desta mentalidade dada, e já consagrada. Cabe-lhe declarar o que ainda não foi dito, traduzir em outro discurso aquilo que está diante de todos, mas não é percebido. Se de um lado isto revela a estatura, a estrutura e a competência de que anuncia o novo, do outro desencadeia, na proporção inversa, reações, testes do novo e conflitos. Nesta ação inovadora ele recebe o refluxo da reação igual e contrária.
Fig. 05 – CRISTO entra e JERUSALEM – Nas suas
pinturas Giotto representa um mundo concreto do aqui e do agora, representando o povo com as suas feições, roupas e hábitos
no seu tempo e local concretos - Weltgeist -. Os viajantes entram e saem de uma cidade
medieval - fechada, por altos muros – e dirgindo-se para os mais diversos
recantos de um mundo concreto e conhecido pelos sentidos humanos. GIOTTO di
BONDONE 1266-1337 - c.1304 afresco 200 X185 cm- Cappela Scrovegni - Padua
Para o artista criador a
questão é a preparação para uma ruptura epistêmica consigo mesmo e com as suas
circunstâncias. Esta ação e obras inovadoras só terão a fortuna na medida em
que esta mudança for adotada por outros e a obra original e inovadora se
completar na sua recepção.
Fig. 06 – ICONASTASE BIZANTINO obediente ao
velho e estagnado paradigma do ícone bizantino de ouro e pedras preciosas do
seu tempo – Zeitgeist
- e na velha tradição do estereótipo
Esta ruptura não
consiste na fragmentação universal, no caos ou no triunfo definitivo da
entropia. Em todo problema existe um ponto critico de um equilíbrio
homeostático, que no conselho de Aristóteles, necessita ser encontrado para uma delimitação desta potencial ruptura
“Não
se deve examinar todo problema nem toda tese, mas apenas aqueles que possam
causar embaraço aos que necessitam de argumento, e não de castigo ou percepção.
Pois um homem que não sabe se devemos ou não honrar os deuses e amar nossos
genitores necessita de castigo, e aqueles que não sabem se a neve é ou não é
branca necessitam de percepção. Os temas não devem aproximar-se demasiadamente
da esfera da demonstração, nem tampouco estar excessivamente afastados dela,
pois os primeiros não admitem nenhuma dúvida, enquanto os segundos envolvem
dificuldades demasiado grandes para a arte do instrutor”.
Fig. 07 – CRISTO TRAIDO - A pintura de Giotto recusa o velho e
estagnado paradigma do ícone bizantino de ouro e pedras preciosas e instaura o
seu proprio tempo – Zeitgeist
- e o contraria a velha tradição
do estereótipo criando uma obra física com a simples tinta e pincel. GIOTTO di
BONDONE 1266-1337 - c.1304 afresco 200 X185 cm- Cappela Scrovegni - Padua
Se acompanharmos Giotto de
Bondone na sua obra na busca de um ponto critico de um novo equilíbrio
homeostático a ser encontrado e uma delimitação. Com a ruptura que ele promoveu
ele entrava em conflito com a arte bizantina. Teve êxito na medida em que os
seus seguidores possuíam uma mentalidade potencial a ser aberta por alguém para
este novo mundo que anunciava. Esta mentalidade
potencial aberta é possível verificar
que no seu tempo na população da Toscana. A pintura de Giotto recusa o velho e
estagnado paradigma do ícone bizantino de ouro e pedras preciosas do seu tempo [Zeitgeist] e
o contraria instaurando uma obra com a simples tinta e pincel. Neste outro
tempo contraria a velha tradição do estereótipo de um povo dominado pelos mistérios
sacros medievais de um tempo abstrato [Volksgeist] passando a representar diretamente o povo com
as suas feições, roupas e hábitos no seu tempo e local concretos. O seu tema foge e contraria um
mundo idealizado na eternidade [Weltgeist]. Os viajantes - que ele representa nas suas
pinturas - entram e saem de uma cidade medieval fechada, por altos muros, para os mais diversos recantos de um mundo
concreto e conhecido pelos sentidos humanos.
Fig. 08 – ICONE MEXICANO CONTEMPORÂNEO elaborado na
TRADIÇÃO BIZANTINA que obedece ao velho e estagnado paradigma do ícone
coberto de metais e pedras preciosas e na velha tradição do estereótipo, Esta obra
de Luz
de Carmen Blanco Cornedo de JIMÉNEZ -
XALAPA México. é coerente com o seu tempo – Zeitgeist
– que decorre das culturas pré astecas e se projeta em direção do tempo das
elites capitalistas, que sempre usufruíram e se representaram cercadas dos
metais e pedras preciosas
Estes
sentidos humanos não querem mais esperar os prêmios, as consagrações e as unanimidades
conferidas pela garantia do PRÊMIO da ETERNIDADE. O ritual dos prêmios,
tão caro ao Volksgeist, foi exposto por ridículo Thomas Bernhard quando
escreveu (2002 p. 87) que:
“receber um
prêmio não significa senão deixar que lhe façam em cima, porque se é pago para
isso. Eu senti sempre as entregas de prêmios como maior humilhação que se pode
imaginar, não como elevação. Porque um prêmio é sempre entregue por indivíduos
incompetentes, que querem fazer em cima de uma pessoa e que fazem copiosamente
em cima de uma pessoa, quando recebe o seu prêmio. E fazem com toda a razão em cima de uma pessoa, porque a pessoa é tão baixa
e tão vil que recebe o seu prêmio”.
Fig. 09 –A
pintura “Impression, Soleil levant” de 1872 e pintado por Claude
MONET (1840-1926) recusa, na sua obra, não só a pintura acadêmica e muito
menos recua ao velho e estagnado paradigma do ícone bizantino - que usa
metais e pedras preciosas – enquanto ele
valoriza os pinceis industriais e as tintas em bisnagas de tintas
portáteis para fora do atelier e, assim, renovar a pintura coerente com o seu
próprio tempo –Zeitgeist- industrial, saturado e poluído.
O artista pop Andy Warhol (1928-1987) andava
profetizando que “no futuro todos seremos
famosos por 15 minutos”, característico do Zeitgeist da comunicação mediática
imediatista da pós-modernidade.
Fig. 10 – Uma única obra da ESCULTURA do CONGO é coerente com o espírito de um povo Volksgeist - funcional com suas
necessidades, com os seus hábitos do seu tempo – Zeitgeist - e com o local concreto, criando uma obra com madeira e resinas da sua floresta primordial do
seu universo - Weltgeist.-
Pode resumir esta obra na frase “contém o máximo no mínimo de sua forma”..
Nelson
Rodrigues (1912-1980), ao parafrasear Rudolph Hess (1894-1987), afirmava que “toda unanimidade é burra” denunciando um
determinado Weltgeist que sustentou sempre os regimes
mais cruéis e despóticos.
Conclusão. A atividade
intelectual, estética e cultural mais fácil é reforçar são as certezas cultivadas nestes campos.
A mais cruel e difícil é atacar e demonstrar o contrário, evidenciar as
contradições e enfrentar hábitos fixos, únicos e rígidos.
Fig. 11 – Nesta obra Pablo
Picasso (1881-1973) “Madamoiselles d’Avignon” (1907) resume
as lições que ele aprendeu nas obras africanas e buscando gerar um Weltgeist.- coerente
com os hábitos do seu tempo – Zeitgeist – de um
universo industrial, artificial, geométrico e urbano no qual circula o espírito de um povo Volksgeist - com suas
necessidades de funcionalidade. Esta
obra também pode ser resumida na frase “contém o máximo no mínimo de sua forma”..
FONTES
BERNHARD,
Thomas (1931-1989). O sobrinho de Wittgenstein:
uma amizade. Lisboa ; Assírio & Alvim, 2000 , 137 p.
AKHENATEN –
AMENHOTEP ou AMENÓFIS IV (... +1334 a.C)
ARISTÓTELES e os
TÓPICOS
Weltgeist – Volksgeist - Zeitgeist
ARTE de GIOTTO
ARTE BIZANTINA em
2011.
SEREMOS TODOS FAMOSOS
por 15 MINUTOS
http://sinapseoculta.blogspot.com/2009/06/no-futuro-todos-serao-famosos-por-15.html
UNANIMIDADE e
BURRÌCE
Cesare MACCARI
MONET – Impression, Soleil levant
PICASSO – Madamoiselles d’Avignon
ARTE NEGRA
Este blog possui
apenas fins pedagógicos.
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