domingo, 7 de agosto de 2016

175– ICONOGRAFIA & ICONOLOGIA das ARTE VISUAIS - RS



175 - LEITURAS de OBRAS das ARTES VISUAIS do RIO GRANDE do SUL

ICONOGRAFIA e ICONOLOGIA de OBRAS de ARTES VISUAIS de DIFERENTES PROJETOS POLÍTICOS do RIO GRANDE do SUL.

10.1 – A dialética entre o empírico e o ideal do pensamento que a obra de arte encarna. 10.2 – Razões da  escolha pela obra de artes visuais. 10.3 – A coerência da organização de uma obra de arte. 10.4 – As proporções humanas numa obra de arte. 10.5 – O repertório de origem da obra de arte. 10.6 Toda obra de arte pertence à uma época. 10.7 – A palavra orienta o olhar. 10.8 – As distinções necessárias diante de uma obra de arte. 10.9 – A iconografia e a iconologia.  10.10 – É possível uma obra 100% original?. 10.11 – A “História de Longa Duração” e obra de artes visuais. 10.12 -  Uma História das artes visuais não-linear. 10.13 Somos afetados por aquilo que queremos que nos afete. 10.14 – Refazer as ações e  mentalizar as criações artísticas. 10.15 – As obras de artes visuais como bens públicos universais. 10.16 – A beleza como esplendor da verdade. 10.17 - Conclusões e os novos caminhos na busca do esplendor da verdade

Silvestre PECIAR BASIACO  -Monumento à Imigração no trevo para Silveira Martins.
Fig. 01 –  A lógica unívoca e linear das OBRAS - provenientes e condicionadas pela  ERA INDUSTRIAL - apropriaram  dos materiais e das técnicas desta infraestrutura.   Os caminhos se fazem  com estes materiais e técnicas. As artes visuais do  Rio Grande do Sul estão longe de imporem um  caminho único ao artista como aos seus apreciadores que circulam em grande velocidade

10.1A dialética entre o empírico e o ideal do pensamento que a obra de arte encarna.

O objetivo deste texto é entender algo do pensamento humano encarnado na materialidade das obras de arte do Rio Grande do Sul. É necessário lembrar-se do ensinamento de Hegel[1] de que ao estudar uma obra de arte constitui um esforço dialético entre empírico e o ideal. O empírico desce para um espaço localizado e isolado da obra de arte. O ideal eleva-se ao mundo do pensamento e das ideias. Nesta dialética, entre o empírico e o ideal, estudam-se os signos empíricos inerentes às obras das artes visuais produzidas no espaço no Rio Grande do Sul com o objetivo de entendê-las no espaço do pensamento universal. O foco é a obra originária da diversidade das origens culturais locais e nela busca-se entender o pensamento universal expresso em sucessivos projetos políticos civilizatórios sul-rio-grandenses. Buscam-se as ideias e pensamentos, necessitando para esta busca os signos do mundo empírico [2]

Os capítulos iniciais do presente texto, expuseram as amplas ideias que informam os diversos projetos político-civilizatórios sul-rio-grandenses. Buscou-se entender neles a sua competência para constituir as instituições que induziram projetos de ordem estética, implementando e mantendo o seu continuo, ou não. Nos dez capítulos seguintes desce-se ao plano empírico para examinar as obras das artes visuais suscitadas nesses mesmos projetos. Nestas obras enfoca-se a sua materialidade e a sua natureza iconográfica[3]. Acompanha-se a migração destas obras ao espaço de suas circunstâncias de origem, para, no presente  constituírem-se em bens concretos,  públicos e democráticos.


[1]-HEGEL,Jorge Guilherme Frederico (1770-1831) Del bello y suas formas (Estetica) Buenos Aires :Espasa-Calpe Argentina,1946, 211p

[2] "Quanto ao método a seguir, se apresentam dois procedimentos exclusivos e contrapostos. Um empírico e histórico, procura obter do estudo das obras primas da arte as regras críticas e os princípios do gosto. O outro, racional e a priori, sobe imediatamente à idéia do belo e deduz dela regras gerais. Aristóteles e Platão representam ambos os métodos. O primeiro conduz à uma teoria estreita, incapaz de compreender a arte na sua generalidade; o outro, isolando-se nas alturas da metafísica, não sabe descer dali para aplicar-se às artes particulares e apreciar as suas obras. O verdadeiro método consiste na reunião desses dois procedimentos e a sua conciliação e uso simultâneo. Ao conhecimento positivo das obras de arte, ao refinamento e delicadeza do gosto necessários para apreciá-las, deve se unir a reflexão filosófica e a capacidade de apreender o belo em si, de compreender suas características e as regras imutáveis”   
 Hegel, 1946, p. 33

[3] - No presente estudo da ICONOGRAFIA e ICONOLOGIA preferiu-se o teórico Erwin Panofsy. Essa escolha se dá em detrimento de outros teóricos sobre o tema, mas que seguem paradigmas diferentes nas suas abordagens.  Não se estuda aqui a ICONOGRAFIA e ICONOLOGIA. São meios para nos aproximar  e entender as manifestações das artes visuais no Rio Grande do Sul.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. 3a. ed.  São Paulo : Perspectiva. 1979, 439p

João FAHRION - capa de revista MADRIGADA, 04 dez,1926 ano I nº 5 (RAMOS, 2016. p.141)[1]
Fig. 02 –   O prazer da imagem na ERA INDUSTRIAL  está no se múltiplo impresso pela máquinas em grandes tiragens iguais entre si. O original é descartado, uma vez fotografado.   OBRAS provenientes da lógica unívoca e linear da  ERA INDUSTRIAL.   Não há caminhos.. Os caminhos se fazem ao andar  de larga circulação
10.2 Razões da  escolha pela obra de artes visuais

Ao sistematizar a materialidade de uma obra das artes visuais há possibilidade de considerar diversos enfoques que uma obra de artes visuais suscita. Aristóteles escreveu  – Da arte poética. Cap. IV – Origem da poesia: seus diferentes genros - art 5[2]
Os seres humanos sentem prazer em olhar para as imagens que reproduzem objetos. A contemplação delas os instrui, e os induz a discorrer sobre cada uma, ou a discernir nas imagens as pessoas deste ou daquele sujeito conhecido

Deve-se esta multiplicidade de enfoques, de uma obra de arte, ao fato dela resultar de inúmeras intenções humanas e da multiplicidade dos seus processos de sua construção material e ela ser portadora de todo o meio cultural da qual ela se originou.  Entre estes enfoques é possível considerar o grau de coerência de organização das concepções e das formas materiais desta obra de arte.


[1]  RAMOS, Paula. A modernidade impressa, artistas ilustradores da Livraria do Globo. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2016, 650 p.

Almofariz de pedra indígena em forma de pássaro (ZOOMORFA) que a   família de  Adriane Boeira localizou num “canion” de Canela -RS próximo a cascata do Caracol
Fig. 03 –  As manifestações estéticas estão presentes nas OBRAS HUMANAS desde os seus primórdio mais remotos.  Obras que transcendem o seu fim utilitário e são testemunhos materiais do pensamento, da vontade e dos sentimentos de quem as elaborou.

10.3 A coerência da organização de
uma obra de arte.

Uma obra de arte denuncia e é portadora do máximo de conteúdo no mínimo de sua forma. Isto acontece quando  esta forma atinge um ponderável grau de coerência de organização. Nesta coerência de organização ela é portadora de um complexo código genético, que ela recebeu do meio onde foi gerada e que ela carrega, na sua forma mínima, em sua circulação no tempo e no espaço. A partir do seu tempo e espaço de origem ela constitui uma metáfora dos demais valores culturais do período de sua origem. No cumprimento da sua busca de forma mínima coerente forma material mínima o artista cria a sua obra que arrasta, e prolonga no tempo, o clima espiritual que lhe deu origem. As obras de artes visuais, se comparadas com as obras de  arte dos sons, das letras e dos gestos carregam uma presença física única. As obras de artes visuais são e de maior duração, universais para os sentidos humanos do olhar, do tato e da orientação cinética. Ao mesmo tempo abrem-se facilmente para a sincronização com o texto escrito, os sons e até para o paladar (sitoplástica) e o perfume dos seus materiais.
Fig. 04 –  A coerência de organização, no processo de CRIATIVIDADE, ocupa dois conjuntos de critérios na obra de dois psicólogos. Um é o relatório de Lowenfeld (postumamente, 1962) e outro do de Guilford (1959) reeditados no A Source Book for Creative Thinking.
[para ler: clique sobre o gráfico]
Na medida em que obra de arte deseja sobrevier ao seu momento criador  ela necessita gerar um mundo próprio ao seu redor. Este mundo próprio é constituído pela sua coerência de organização e perceptível aos sentidos humanos pela natureza formal. Contudo o artesanato não é condição suficiente. Ele pode ser o resultado da pura repetição e copia mecânica na qual se esvai o mundo conceitual e o projeto que lhe deu origem. A coerência da organização, dos materiais, das técnicas de sua elaboração e os instrumentos usados, não podem perturbar o pensamento criador e sim reforçá-lo em todas as etapas e escolhas do artista. Se a obra de arte só existe na medida em que o trabalho todo for subsumido na obra, de um lado, outro lado essa obra não pode dissociar-se do seu corpo material.  Giotto, quando escolheu na sua obra uma humilde superfície, tintas e pincéis, encontradas em qualquer bazar, para expressar a humanidade de um São Francisco de Assis, expressava melhor esta humanidade do que os ícones bizantinos. Os ícones bizantinos mais caros e com refinados materiais, como o ouro, aos esmaltes e às pedras preciosas, eram muito menos coerentes com a humanidade, expressa por Giotto em superfícies, tintas e pincéis, encontradas em qualquer bazar. Com estes materiais humildes Giotto instaurou toda uma genealogia da verdade na arte que caracterizou todo o Renascimento Italiano. Mesmo uma “Gioconda”  de Leonardo da Vinci, materialmente, não é mais do que uma superfície recoberta por tintas encontradas em qualquer bazar, mas com que coerência de organização. A obra de arte só existe na medida em que toma uma natureza formal.
Francis PELICHEK  (1893-1937)  Velho chimarreando 1929 óleo 66 x 54 cm
Fig. 05 –  A OBRA de ARTE é sempre uma CRIAÇÃO HUMANA. Por mais tecnologia, automação e robótica estiverem  envolvidas na materialização dos signos estéticos. A lógica unívoca e linear da  ERA INDUSTRIAL é uma escolha de sua concepção ordenamento funcionamento dos produtos.   As tipologias humanas  e sua mitificação ou naturalização são inerentes à lógica da ERA INDUSTRIAL. O artista tcheco rompe com esta tipologia do mito gaúcho adulto e nos evidencia na sua obra a proporção humana deste mito.


10.4 As proporções humanas
numa obra de arte

O corpo humano é um referencial para as dimensões que uma obra de arte possuem. Enquanto isto as obras das artes visuais possuem, no seu corpo material, dimensões referendadas pela proporção humana. As obras de arte suscitam interações entre as proporções do corpo humano tanto nas suas dimensões gerais[1] como nas suas partes internas. A desproporção para as dimensões humanas também é possível quando usadas  intencionalmente pelo artista criados.  Assim as dimensões gerais das pirâmides do Egito, da muralha da China, das grandes figuras nascas, ou a altura das abóbadas góticas funcionam para dominar as proporções humanas. As formas mais adequadas ao corpo humano, adquirem sentido nas obras de arte, quando  elas devem ser transportadas, trocadas e entrar do quotidiano da vida humana. A arte holandesa é notável na direção da adequação às dimensões do corpo humano e meio existencial do corpo humano. No Rio Grande o Sul é caso da cultura açoriana que nas suas rendas de bilro, casas e elementos visuais possui a sintonia com as dimensões humanas. A indumentária, os instrumentos e os adereços do gaúcho e do seu cavalo, guardam esta coerência de proporções funcionais ao corpo humano frente a  desproporção do homem ao pampa. A busca de proporções internas e, nas partes  constitutivas de obra de artes visuais, é comandada pela proporção áurea[2], que regula também as relações das dimensões das partes do corpo humano entre si. 


[1] - As obra planas possuem duas dimensões e que se registra em primeiro lugar a altura e depois largura. A obra de três dimensões (volume), escreve-se 1o a altura , 2o a largura e 3o a profundidade (espessura).

[2] - Na proporção áurea o TODO (a+b) está para a PARTE MAIOR (a) como essa PARTE MAIOR (a) está para a PARTE MENOR (b). Ou    a+b : a    ::   a : b.   A igualdade das duas razões é o número 1,618.... No corpo humano, uma entre as infinitas verificações possíveis, o  todo do braço humano é dividido pelo cotovelo em duas partes desiguais. A divisão da parte maior pela menor é igual a 1,618.. Esse número 1,618... resulta também da divisão do comprimento total do braço pela parte maior. Essa proporção também é conhecida como DIVINA PROPORÇÃO ou MÉDIA e EXTREMA RAZÃO.

MISSÕES JESUÍTICAS do RS - EGO SUM - escultura
Fig. 06 –  A busca da origem encontra nas OBRAS de ARTE um suporte material e empírico para este ideal transcendente. Assim. 80% das obras de arte de todos os tempos buscam dar suporte a questões teóricas que envolvem - ou recusam radicalmente = esta conexão. No período colonial brasileiro e sul-rio-grandense esta motivação é quase total.   

10.5 O repertório de origem
da obra de arte

Uma obra de arte possui uma gênese e um repertório de origem, por mais universal e abstrata que pretenda ser. As obras mais recentes portam, muitas vezes, a dialética entre o urbano e o rural, mesmo que se trate da perda de um dos dois. Na concepção marxista, a infraestrutura é determinante da superestrutura. Uma das provas mais evidentes da eficácia encontra-se na pintura do período paleolítico, no qual é preponderante a representação (superestrutura) da caça da qual esse homem dependia fisicamente (infraestrutura). Conclui-se que uma obra de arte resulta do seu meio físico e dos seus condicionamentos espaciais – geográficos. Nas obras de artes visuais estes signos são mais concretos para os sentidos humanos e duradouros no tempo.
Manuel ARAÚJO Porto-Alegre (1806-1879) Figuras mitológicas
Fig. 07 –  A primeira etapa do Regime Imperial brasileiro retomou a mitologia clássica grega importada através da Missão Artística Francesa. Os TEMAS, OBRAS e TÉCNICAS encontraram na lógica unívoca e linear da  ERA INDUSTRIAL uma forma e um suporte técnico coerente. O sul-rio-grandense, Manuel Araújo Porto-Alegre foi um continuadores e atualizadores deste projeto e um dos mais combativos na interação com os meios e técnicas coerentes com a  da  ERA INDUSTRIAL

10.6 - Toda obra de arte pertence a uma época.

O meio cultural imprime um índice de origem no qual se elaborou uma obra de arte. Esta obra de arte irá carregar em todos os outros meios culturais, nos quais ela irá circular, o código genético do  meio cultural do meio cultural de sua origem. Como Hegel[1] escreveu (1999, p.38) que toda obra de arte pertence à sua época, ao seu povo, ao seu ambiente e depende de concepções e fins particulares, históricos e de outra ordem”. A autêntica obra de arte constitui uma verdadeira carta deste meio cultural para o futuro. Neste ponto ela desempenha, com maior vigor, o seu papel metafórico, ao conter, no mínimo da sua forma empírica, o máximo do conteúdo do meio que a gerou. Esta característica transforma a obra de arte no documento mais fiel e completo do seu meio cultural de origem, do repertório desse meio e sem usar o código escrito.


[1] - HEGEL, Georg Wilhelm Friederich (1770-1831). Cursos de Estética. São Paulo : Editora da Universidade de São Paulo, 1999, 298 p.
MÁRIO QUINTANA (1906-1994)
Fig. 08 –  A palavra elaborada e criteriosamente escolhida pelo poeta MÁRIO QUINTANA traduz e materializa universos sul-rio-grandenses e universais. Palavras escolhidas e elaboradas para a sua multiplicação e circulação nos meios que a lógica unívoca e linear da  ERA INDUSTRIAL que a técnica possibilitava no âmbito do Rio Grande do Sul além de suas projeções externas a esta fronteira geográfica.

10.7 A palavra orienta o olhar.

A construção da História possui sempre um componente de intencionalidade. Essa intencionalidade é objeto da “iconografia que é o ramo da história da arte que trata do tema ou mensagem das obras de arte em contraposição à sua forma” como observou Panowsky,(1979, p.47). A obra de arte revela esta intencionalidade frente a  multiplicidade dos seus sentidos devido aos estudos e da atenção de qual ela já foi objeto. A compreensão e o sentido de uma obra de arte dependem dos estudos de que ela já foi objeto. A atenção, movida por alguma intencionalidade, transforma-se em discurso e palavras[1] a tal ponto que Pächt[2] afirma “a palavra orienta o olhar”. O retorno para o objeto citado pela palavra, instaura uma circulação continuada. Esta circulação entre a obra de arte empírica e o ideal da palavra e do discurso, abre as portas do sistema no qual circulam os valores estéticos do seu tempo e os projetos no porvir. Uma obra de arte, elaborada na periferia desse sistema, possui menor oportunidades de receber atenção de estudiosos nas suas palavras e discursos do que aquelas obras de arte elaboradas nos centros hegemônicos onde se fixam e trabalham os estudiosos do fenômeno da arte. Para os estudiosos que atuam nos centros hegemônicos as obras de arte, elaboradas na periferia, constituem-se no máximo em objetos exóticos à sua cultura e paradigma estético. Na reversão deste heteronomia impõe-se às obra de arte elaboradas em condições periferia, uma rigorosa revisão de fontes do seu sentido e construção. Essas fontes correm os mesmos riscos das obras de arte, de serem vítimas das desqualificações e queimas de etapas dos índices culturais gerados nessa periferia. Desqualificações e queimas de etapas comandadas por paradigmas mais elaborados que buscam espaço e oportunidade para exportar as suas culturas hegemônicas[3].


[1] - A PALAVRA: (lexis) adere mais estreitamente a verdade do que a praxis, segundo Platão. Existe afinidade maior entre a palavra e revelação e é mais  íntima entre do que a ação e a revelação (Aristóteles, 1973 : 19). ‘Quem é você?’ supõe o ato primordial, tanto da pergunta como da resposta
- Por quê uma palavra ganha os favores da moda? Ver as resposta em  Arendt, 1983 : 235 e 266 - Eco, 1976 : 228 - Bloch, 1976 : 144

[2] PÄCHT, Otto    Historia del Arte y metodologia. Madrid : Aliança Forma 1986 127 p..
________.   Questions de méthode en histoire de l’art. Paris : Macula, 1994. 167p.

[3] - No Rio Grande do Sul também é necessário ter atenção ao que disse  o diretor dos museus da Madagascar “Os países periféricos não devem esperar que os paises ricos estudem e salvem o  patrimônio destes paises pobres. Mas imitar os países ricos que se tornaram ricos porque estudaram, institucionalizaram e guardaram o seu patrimônio”.


ADO MALAGOLI - autorretrato -  Doação de Clarita GALBINSKI à AAMARGS  em 13.07.2016
Fig. 09 –  A verdade da TINTA SOBRE a SUPERFÍCIE foi para Ado Malagoli um limite no qual demonstrou toda a competência de sua inteligência  de sua vontade de escolha deste limite e nos sentimentos possíveis por meio das escolhas das cores.  Como OBRA de ARTE o seu autorretrato transcende a lógica unívoca e linear da  ERA INDUSTRIAL e ultrapassa qualquer modismo ou tendência estética que a ÉPOCA PÓS-INDUSTRIAL lhe quer cravar nas costas   qual alfinete classificatório

10.8 As distinções necessárias
diante de uma obra de arte.

Na rigorosa revisão das fontes do sentido e da construção da obra de arte não se pretende apenas uma interpretação formal e que poderia reconduzir aos repertórios dos ícones bizantinos. Uma obra de artes busca a unidade na diversidade na relação das partes entre si por meio das proporções a leitura estilística dos elementos formais O sentido que se busca na obra de arte é criar um censo dos meios que o artista empregou para captar a atenção do seu observador. Busca-se “separar o conceito dos meios para expressá-lo”   como recomenda Panowsky, (1979, p.24). A praticar da “distinção” constitui procedimento básico da filosofia. Beleza é distinto de uma obra de arte. Não é um belo tema que produz uma bela obra de arte. Ao longo da fruição e apreciação, de qualquer obra de arte, impõe-se a atenção continuada aos meios estilísticos de que o seu autor se valeu no processo da construção do sentido desta obra. Em síntese impõe-se a verdade em toda a sua extensão. Goethe escreveu que muitas vezes, uma obra prima de arte não mexia com a sua emoção, enquanto uma peça vulgar o levava até as lágrimas. A emoção pode chamar a atenção. Mas a emoção é passageira. Só os  meios construtivos garantem a preservação do pensamento e com estes construtivos salva-se a emoção. Por mais que se procure motivações e temas para nos fazer entrar no mistério de uma “Gioconda”, são os meios formais, que Leonardo dispôs na sua obra prima que conduzem, ao longo de séculos, o pensamento de todos os seus observadores. Esses meios são os mesmos como aqueles que Giotto  prendeu a atenção de observadores das  suas obras provenientes das mais diversas culturas diante da sua pintura. Estes elementos estilísticos fazem concordar com Panowsky quando afirmou (1979, p.24) que “os registros humanos não envelhecem”. A ausência destes registros humanos nos coloca diante de obras não-humanas.
Fig. 10 –  As autênticas OBRAS de ARTE possuem dois planos para a sua criação e recepção. Um é o plano EMPÌRICO dos sentidos e das percepções humanas. O outro é o plano CONCEITUAL das ideais, das teorias e dos projetos da mente humana Cabe a qiem reebe a obra de arte conectar estes dois planos. O domínio da iconografia e iconologia   permite perceber, o mínimo da FORMA da obra de arte, o máximo de uma CIVILIAÇÂO e especialmente  do AUTOR no momento da criação desta OBRA de ARTE.
[para ler: clique sobre o gráfico]

10.9 A iconografia e a iconologia.


Necessitamos atenção quando pretendemos realizar uma leitura iconológica da temática, presente ou ausente na obra de arte. Panowsky observou (1979, p. 54) que
Iconologia como uma iconografia que se torna interpretava e, desse modo, converte-se em parte integral do estudo da arte, em vez de ficar limitada ao papel de exame estatístico preliminar. [  Iconologia é um método de interpretação que advém da síntese mais que da análise
Nos oito passos da criação, descritos por Guilford e Lowenfeld[1], os seus  processos criativos que começam pela “sensibilidade a um dado problema” , para culminar no estágio da “coerência. Os estudos iconográficos anteriores de uma obra de uma obra de arte conduz para a iconologia como uma culminância e uma síntese. Podemos denominar “estilo esta “coerência de organização” . O estilo transcende uma tipologia específica preliminar, mas também gera e cria uma nova tipologia potencialmente apta para originar uma nova genealogia de uma série de obras artísticas.


[1] - SAUNDERS, Robert. «A educação criadora nas artes».  AR’TE 10 . São Paulo. Ano 3 . N.10. pp.17-23. 1984
    LOWENFELD, Viktor & BRITAIN, W. Lambert.  O desenvolvimento da capacidade criadora.. São Paulo: Mestre JOU. 1970
    

CAXIAS do SUL - Madona - Museu Municipal
Fig. 11 –  O arquétipo plástico desta “PIETÁ” remete as origens de todas culturas humanas e que evoluíram, depois, para formas plásticas mais complexas e elaboradas.   No caso é um índice da origem da cultura italiana que se fixou num ambiente sul-rio-grandense e no qual a madeira é abundante matéria de suporte desta concepção que se restringe eficaz ao essencial ao essencial da mensagem. .

10.10 É possível uma obra 100% original?.

Esta série permite a sua leitura por um observador cujo repertório foi adrede preparado por outras obras que pertencem a essa série. Uma obra de arte pertence sempre a uma série cultural na qual foi criada e a qual ela pertence técnica, estilística e tematicamente. Seria um absurdo uma obra de arte  100% original. A absoluta e radical originalidade de uma obra de arte,  impedem ao observador exercer a legibilidade para  colocar num repertório no qual faria sentido. A tolerância humana para a originalidade de uma obra de arte permite chegar ao máximo dos 10%, enquanto os 90% restantes são de redundância. O hermetismo de uma obra de arte, apesar de desejado, possui seus limites. Estes limites, estabelecidos pelo observador da obra, foram expressos por Panowsky, quando ele escreveu (1979, p.36) que “a experiência da recriação da obra de arte não depende apenas da sensibilidade natural e do preparo visual do espectador, mas também de sua bagagem cultural”. . Por isto trava-se uma guerra entre as séries de obras de arte  que pertencem a paradigmas distintos e à genealogia sem contatos ou de interseção de linhagens. O que se defende, no presente texto, é que cada novo  paradigma político abre um espaço para uma nova série cultural de obras de arte. O que Panowsky  também percebeu quando escreveu (1979, p.29) que “todo fato histórico desconhecido: ou se encaixará no repertório já conhecido, ou acarretará  sutil, ou fundamental, mudança na concepção geral predominante”. Mas essa concepção geral predominante também se esvai na medida em que se esvai o seu suporte político.
Igreja de VIAMÃO (in  ZH - 25.06.2009
Fig. 12 –  A cidade de VIAMÃO foi a segunda capital (1763-1773)  do Rio Grande do Sul. A sua igreja matriz foi construída no topo de uma colina.  Possuía também as funções e a tipologia de uma fortaleza militar.   Visava a afirmação, a permanência, a possibilidade da ampliação e da reprodução do núcleo urbano por tempo indeterminado.. Função afirmativa e materializada diante de uma fronteira em constante troca de traçados e com parcos recursos materiais e econômicos

10.11A “História de Longa Duração
e a obra de artes visuais

A diacronia na qual se inscreve uma obra de arte, coloca a sua origem numa série da qual essa obra ocupa um determinado ponto. Uma obra de arte é formada e situa-se numa série cultural que  determina a diacronia na qual mantém  a coerência com o seu código, fixando-se num determinado ponto da linha de tempo Essa série, por sua vez, possui uma origem, uma culminância qualitativa ao lado de outras obras e uma progressiva diminuição, até que essa série perca a sua vigência. O conjunto destas séries culturais torna-se evidente só na “História de Longa Duração” na expressão de Braudel No espaço periférico das construções das  “Histórias de Longa Duração, como a sul-rio-grandense, a evolução das suas séries, não possui a mesma regularidade diacrónica das culturas hegemônicas. Nas séries heteronômicas da periférica, as culturas hegemônicas induzem anomalias e patrocinam queimas de etapas que imprimem a irregularidade diacrônica. Por isto, toda tipologia estilística aplicada à periferia, apresenta estas distorções na sua coerência interna e externa.
Fig. 13 –  O gráfico acima possui a sua lógica construída a partir dos signos materiais e empíricos que orientam a criatura humana na construção da OBRA de ARTE a partir da concretude de suas circunstâncias materiais rumo as conquistas estéticas e mais abstratas e universais .  Segue a lógica do empírico ao abstrato, do simples ao complexo e do regional ao universal e que interagem nos dois sentidos e enriquecendo- se reciprocamente.
[para ler: clique sobre o gráfico]
10.12 Uma História das artes visuais não-linear.

No estudo de uma obra de arte específica há necessidade de observar as suas conexões as  diferenças e as semelhanças com outras séries paralelas nas quais se encontra a obra em estudo.  A obra de arte situa-se numa série cultural que se desenvolve paralelamente a outras séries culturais sem necessariamente se confundir com as séries externas com as quais se conecta. Nesta sincronia a obra de arte concorre, ou não, com outras séries culturais, que se desenvolvem paralelamente. O contraste com as outras obras não só permite a distinção, mas é uma forma de manter a atenção focada. Em todo estudo erudito a compreensão do contraditório é muito proveitoso.

A sincronia das séries culturas obriga a "perceber a relação da significação entre estruturas e signos", como recomenda Panowsky (1979, p.23).

Uma nova série cultural não espera a sua concorrente terminar o seu ciclo. Ela emergirá quando tiver condições. Por isso a Histórias das Artes Visuais não é linear Na periferia essa sincronia é mais complexa. O estudo da obra de arte da periferia é, muitas vezes, mais difícil pelo fato de não permitir visibilidade às séries autênticas produzidas nesse meio cultural periférico. Na periferia não há contraste e as distinções com as outras séries de obras de arte.
Pedro WEINGÄRTNER  (1853-1929)  Kerb na colônia
Fig. 14 –  Com tinta e pincel o pintor Pedro WEINGÄRTNER teve êxito em plasmar nesta OBRA algumas circunstâncias sociais, econômicas e até políticas da passagem da ERA AGRÌCOLA para a lógica unívoca e linear da ERA INDUSTRIAL no Rio Grande do Sul. A ERA AGRÌCOLA com as suas comemorações festivas e coletivas associadas à Natureza. A ERA INDUSTRIAL é perceptível e é denunciada pelos abundantes tecidos e trajes trazidos pelos caixeiros viajantes do meio urbano para o rural.

10.13 Somos afetados por aquilo
que queremos que nos afete.

Uma obra de arte exerce influência na elaboração de outras obras. Uma influência é eficaz na medida em que existe uma intencionalidade em quem é afetado por ela. Conforme Panowsky (1979, p.25) "somos afetados principalmente pelo que permitimos que nos afete". Este fato justifica a necessidade de o artista ir para a escola[1], ou procurar viajar por outras culturas nas quais ele poderá testar a sua capacidade em lidar com os mais diversos paradigmas e séries estéticas, tornando-se competente para decidir qual destes paradigmas ou destas séries estéticas ele permitirá que o afetem. Nesta escolha ele está decidindo o rumo no qual empregará a sua existência. Para quem ignora os seus próprios limites e as suas competências, é afetado por um único paradigma ou série cultural, como é o caso do artista primitivo e o ínsito. No Rio Grande do Sul criaram-se guetos e ilhas culturais pelo isolamento, quer geográfico, quer pela falta de poder econômico. O projeto jesuítico das missões aprisionou-se na sua endogenia estética.  Este projeto, desenvolvido na endogenia unívoca e repetitiva, não estava preparado para confrontar-se com o mundo externo. Este mundo externo era portador de paradigmas estéticos concorrentes.  O projeto jesuítico das missões, convicto das suas certezas internas, tornou-se estéril e declinou rapidamente quando lhe faltaram estas convicções internas.


[1] -  DUCHAMP, Marcel, «L’artiste doit-il aller a l‘université?» in Duchamp du signe. Paris : Flammarion 1991

Maria Lídia dos Santos MAGLIANI, (1946-2012)  - pintando
Fig. 15 –  A impressionante carreira de Magliani revoga a lógica unívoca e linear da  ERA INDUSTRIAL.   Nos caminhos desta artista pintora estão os mais incríveis obstáculos sociais, econômicos e legais que ela superou com inteligência, vontade e sensibilidade associadas e interagindo para produzir um testemunho de que a “ARTE ESTÁ em QUEM PRODUZ  na concepção aristotélica.


10.14 Refazer as ações e mentalizar
as criações artísticas

Os renascimentos e as valorizações periódicas de obras do passado, cujas séries produtivas já se encerraram, são estimulantes. Para quem quer “trabalhar com as ações, e as criações humanas, necessita empenhar-se num processo mental de caráter sintético e subjetivo e refazer as ações e recriar as criações mentalmente” como Panowsky recomenda (1979, p.34) Os retornos aos isolamentos insulares de culturas fechadas sobre si mesmas não podem ser visto como algo negativo nem anacronismo. Para não se constituírem anacronismos essas visitas ao passado, necessitam ser acompanhadas pela criação mental do presente. Contudo a ruptura dos limites não pode validar uma omelete cultural na qual se misturam, sem critério, o passado e o presente, o remoto e o próximo, jogando no ecletismo o artista e o observador. Mário de Andrade já condenava[1], em 1936, este ecletismo que ele considerava como a "máscara de todas as covardias". O conhecimento desempenha um papel fundamental para o artista fugir desse ecletismo e iluminar a sua vontade para realizar as suas escolhas. O conhecimento e a vontade conferem o direito ao artista de optar entre isolar-se ou de expor-se. Com conhecimento e a vontade terá o direito de optar entre o paradigma de ruptura na qual irá criar algo de novo ou o paradigma onde irá acrescentar e somar mais uma obra a uma série iniciada por outro. Esse conhecimento e vontade autorizam esse artista contemporâneo a visitar as grutas pré-históricas e ali descobrir as puras e perenes intencionalidades na pessoa humana. Os frequentes e legítimos renascimentos, que se verificam ao longo da história cultural, encontram nesses recuos qualificados ao passado, fontes puras e perenes dessa energia humana. Fontes que tornam contemporâneas todas as gerações humanas.


[1] - Na época do Estado Novo,  Mário de Andrade fustigava o ECLETISMO como  acomodatício e máscara de todas as covardias”. Andrade 1955, fl. 13
ANDRADE. Mário. Curso de Filosofia e História da Arte. Rio de Janeiro : Universidade do Distrito Federal, aulas do ano de 1936  
         (segue-se polígrafo datilografado de 1955, em 119fl).

Yeddo Nogueira TIETZE  (1935-2016)  foto
Fig. 16 –  A existência de Yeddo Tietze foi um contínuo de  determinações de um artista que fez a sua carreira  solitária e coerente consigo mesmo.  O seu caminho nas artes do Rio Grande do Sul deixou sementes de sua inteligência, vontade e sentimentos sem gerar prosélitos de suas maneiras, formas e opções formais únicas e originais.

10.15 As obras de artes visuais como bens públicos universais.

A trajetória pela qual uma obra de arte migrou influencia, não só  o ambiente no qual ela se encontra, mas toda esta trajetória. O lugar atual,  no qual a obra se encontra, revela apenas as preocupações que essa obra suscitou. A sua migração revela as razões pelas quais uma obra de arte foi preservada como valor, ao longo do tempo de sua existência. Neste o caminho percorrido vaia da posse do colecionador individual e particular, para a circulação comercial e dali se fixar  na  constituição como bem público inalienável.

Na sua migração os bens simbólicos de um determinado grupo se alargam até chegar a se constituir em bens públicos da humanidade. Esta trajetória denuncia o alargamento social e as progressivas possibilidades da vivência de cidadania. Porém, carentes de um pensamento motivador da sua preservação, irão tornar-se depósitos caóticos. A teleologia imanente que informa estes museus, desde a sua origem, não pode se privar um pensamento orientador e vinculado ao universal ao qual se pretende remeter as obras do passado que se coleciona para garantir a permanência do pensamento que as gerou e não apenas como peças exóticas e raras.

Na entrada do terceiro milênio  o Rio Grande do Sul estão se  constituindo diversos pequenos museus regionais e temáticos que se dedicam aos grupos humanos que ocuparam progressivamente, e eram  portadores de diferentes culturas.
Oscar BOEIRA (1883-1943) Farol do Bojuru (1932) - óleo 79x131cm - in Veeck 1998 p.131
Fig. 17 –  A aceitação de Oscar BOEIRA  das suas circunstancias locais, sociais e econômicas é simétrica com a lógica do campo da PINTURA.  Nos caminhos desta lógica estética explora e, usa os recursos plásticos, tanto na forma da obra como no seu fazer. Neste fazer deposita sabiamente as pincelada num desenho não invasivo e escolhe as cores nas suas vibrações coerentes com o tema e sua intenção mental. 
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10.16 A beleza como esplendor da verdade

Os estudos da obra de arte, só são possíveis se tiverem acesso e teste das fontes de sua origem, como a bibliografia e os meios eletrônicos necessitam serem reversíveis às fontes. Nesta reversibilidade às fontes, o observador da obra de arte, pode refazer a trajetória da obra de arte e os ambientes nos quais fecundou o pensamento com a sua presença. A logística desta operação exige recursos mais contemporâneos e os mais universais possíveis. Essa logística recupera o conjunto desses quinze enfoques aqui expostos e que podem ser reduzidos a três grupos de preocupações que Panowsky resumiu (1979, p.26)  em

"1 – Observar os fenômenos naturais e o exame de registros humanos.

2 – Decodificar os registros e interpretá-los.

3 – Classificar e coordenar os resultados num sistema que faça sentido

Esse “fazer sentido” inclui a reversibilidade às fontes. Estes enfoques, no conjunto, não só impõem escolhas permanentes, mas exigem a explicitação das razões que levaram aos estudiosos realizar tais escolhas. Se cada escolha é uma perda, a administração desta perda, das aparas e daquilo que foi jogado fora, muitas vezes, contém a chave do mistério da obra de arte que é objeto de estudo.

Se a beleza for definida como o “esplendor da verdade”, ela é constituída não só pelo que é agradável a primeira vista (hedonismo), mas por toda a rede de valores que lhe é imanente e que se revela somente quando existem  condições favoráveis à verdade. O estudo sistemático das obras de arte e as palavras que dali resultam, podem gerar essas condições favoráveis à verdade.

Ao prestar atenção tanto ao objeto como ao ato de interpretação e descrever esses quinze enfoques é possível encadeá-las em três momentos sucessivos, para as quais  Panowsky elaborou (1979, p.64) o quadro da Fig. 10 –  .

Nas postagens subsequentes seguem-se dez estudos de obras de artes visuais que resultaram e são significativas para as sucessivas políticas e dos seus projetos civilizatórios simétricos que se  desenvolveram no Rio Grande do Sul.
Enciclopédia Rio-grandense. O RIO GRANDE do SUL ANTIGO Canoas-RS: La Salle.2º vol.  1956, .p. 278b
Fig. 18 –  A artista Justina Maria Pohlmann KERNER ( 1846-1941) fixou sua residência em Agudo no Rio Grande do Sul para o qual imigrou junto com o seu marido Alex Pohlmann médico e também pintor. Ambos haviam concluído os seus respectivos cursos superiores na Alemanha.
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10.17 - Conclusões e os novos caminhos
na busca do esplendor da verdade

A diversidade de estéticas das obras das Artes Visuais do Rio Grande do Sul, a sua proximidade empírica e os hábitos decorrentes tanto peja apressada sua mitificação e/ou sua lenta naturalização, impõem um caminhar na sua pesquisa, de experimentação de teorias com suas teses e antítese até atingir uma síntese.

  O provisório, a dúvida e os golpes de sorte são inerentes aos estudos da obra de arte.

Na transposição e na circulação de formas, rituais e linguagens de outras culturas  há necessidade e muita atenção e discernimento. Mesmo nas imigrações massivas quem chegava ao Rio grande do Sul encontrava  outra sociedade, uma economia e uma infraestrutura material completamente distinta de sua origem.
MISSÕES JESUÍTICAS do RS - São João - Escultura com policromia em madeira
Fig. 19 –  As OBRAS das MISSÕES JESUÍTICAS do Rio Grande do Sul fazem parte intrínseca do PROJETO MUNDIAL da PROPAGANDA da  FÉ (CONTRAREFORMA) A sua iconologia seguia as prescrições (121-126) da 5ª Contemplação dos Exercícios Espirituais, do fundador da Companhia de Jesus, que sugerem a imersão completa  dos CINCO SENTIDOS  como meio de atingir subliminarmente a inteligência, a vontade e os sentimentos HUMANOS. Esta  estratégia e técnica são atualíssimos para a PROPAGANDA e MARKETING da ERA PÓS-INDUSTRIAL. A sua aplicação prática pode ser comprovada em qualquer shopping center que elimina qualquer janela do seus prédio pela qual possa escapar o olhar, como também fazem as igrejas barrocas
A nova cultura e civilização - que está emergindo no Rio Grande do Sul - não são sincrônicas com outras culturas. Ao queimar etapas, a energia vital e o combustível a nova cultura e civilização sempre está mergulhada nas próprias circunstâncias. Assim, apesar de   uma diacronia comum ao tempo das outras civilizações a nova cultura apresenta diferenças, desafios e problemas. Problemas, desafios e diferenças, impossíveis de transportar de uma cultura ou civilização para  outra por mais intensos, comuns e constantes sejam os contatos, as trocas e os valores formais.

A partir deste ponto resta o caminho da pesquisa nova e criativa para as artes visuais do Rio Grande do Sul.  Convém acessar  e testar este pretendido novo e criativo pela  atualização da inteligência do que já foi pesquisado, para não reinventar a roda. Nesta atualização da inteligência acessar e testar o problema, as hipóteses da nova  pesquisa em  outras fontes da bibliografia e nos meios eletrônicos. Assim descobrir quem já fez estas sendas, como as explorou  e fez o caminho pretendido.

Esta pesquisa será ética, criativa e nova na medida em que ela for reversível às fontes de sua origem, como a bibliografia e os meios eletrônicos .

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        nº 321 – sala 301 CEP 90.160-092
ATUALIDADE. Porto Alegre : Centro Editorial  Ltda, n º 1. Out. 1974

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* José LUTZENBERGER: o universal no particular 05.04 – 30.30.04.1990
*  Eduardo CRUZ: ‘caminhos’ de 07.06 – 25.07.1990
*  Luiz BARTH: gravuras 1970-1990  de 15.08 – 28.09.1990
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Iberê CAMARGO : uma retrospectiva de 13.11  - 12.12.1990
*  BRITO VELHO : o realismo mágico 07.05 – 31.05.1991
 
CADERNOS de Artes 1. Integralmente dedicado a Manoel Araújo Porto Alegre. Porto Alegre : Instituto de
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DUAS ALICES. Exposição em homenagem às alunas do Instituto de Bellas Artes,  Alice Brueggemann e Alice
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Eduardo Vieira da Cunha/ Textos de Mônica Zielinsky..[eta al.] . Porto Alegre : edição do autor, 2003, 96 p. il. Color
ENCICLOPÉDIA RIO-GRANDENSE. Porto Alegre : Sulina Editora, 1968, 5 vol.
ENCUENTRO (1) Latinoamericano de Mini-Textil . Montevídeo : Ministerio de Educaión y Cultura 12. 08 –
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EXPOSIÇÂO CERÂMICA : Pesquisa & expressão. Porto Alegre : Instituto de  Artes da UFRGS de 24.06 –
        31.07.1986

GALERIA
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IBERÊ CAMARGO: Mestre Moderno. Curador Ronaldo Brito. Rio de Janeiro e Porto Alegre : Centro Cultural
       Banco do Brasil e Prefeitura de Porto Alegre de27.07 a  02.10.1994 (R.J) 18.11-18.12.1994 (RS)
JOÂO FAHRION: um mestre a relembrar : Porto Alegre : Instituto Estadual de  Artes Visuais : CORAG, 1991,
       40 p.

GOTUZZO
Leopoldo (1887-1983) Porto Alegre : Escritório Alto da Bronze, 1987

MANOEL de ARAÚJO PORTO ALEGRE
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MARGS Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli / Textos de Armindo Trevisan et ali. Porto   
        Alegre : tomo Editorial, 2000, 160p. Il

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MAURO FUKE. Porto Alegre : Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) 2002
MOSTRA(1) do Centro Gaúcho de Tapeçaria Contemporânea. Porto Alegre : Centro Municipal de Cultura,
         1981
MELLO, Bruno Cesar Euphrasio de - PORTO ALEGRE, 1820 a 1890: Aspectos urbanísticos através do olhar dos viajantes estrangeiros. Porto Alegre : Armazém Digital, 2011, 192 p.

MOSTRA (2)
do Centro Gaúcho de Tapeçaria Contemporânea. Porto Alegre :Centro Municipal de Cultur
          25.9 – 0711.1983 33 p.
MOSTRA(3) do Centro gaúcho de Tapeçaria Contemporânea. Porto Alegre: Cento Municipal de Cultura
         1985

MISSÔES 330 anos: a visão do artista. Porto Alegre : Projeto Cultural Ioschpe, 1987 35 p. il. color
MUSEU NACIONAL de Belas Artes. Manuel de Araújo Porto Alegre : uma coleção   de desenhos. Rio de
         Janeiro : Museu Nacional de Belas Artes, 1981 28 p

NOSSAS FOTOS – NOSSA HOMENAGEM: exposição comemorativa dos 80 anos do Instituto de Artes.
        UFRGS, 1988
NOSSOS MESTRES: exposição comemorativa aso 8o anos do Instituto de Artes(1908-1988) Porto Alegre :
        Instituto de Artes UFRGS 16.08 – 06.09.1988
OCTAVIO, o civil entre os 18 do Forte de Copacabana - Afonso LICKS (editor) [1ª ed.] Porto Alegre: Quatro Projetos, 2016, 144 p. - ISBN 978-85-65393-00-7
PEDRO WEINGÄRTNER : acervo da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo : Instituto de Artes  UFRGS  11 a 
        13.12.1987
PRAZER de DESENHAR: desenhos do acervo do Instituto de Artes/ UFRGS. Pinacoteca do Instituto de Arte
        da UFRGS, 25.04.  – 26.05.1995
PROJEÇÃO 89, Porto Alegre : associação Gaúcha de Galerias de Arte, 1989 32p
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PINACOTECA APLUB de Arte Rio-Grandense. Porto Alegre : AOPLUB
OBRAS dos ex-professores : acervo da Pinacoteca do Instituto de Artes : Porto Alegre : UFRGS, 12.1981
SALÃO de Cerâmica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre : MARGS 10.1978
SALÃO (1) Nacional de Arte Contemporânea da UFRGS, Porto Alegre : Museu  Universitário da UFRGS de 14.11 – 14.12.1980.

UNIVERSIDADE FEDERAL do RIO GRANDE do SUL Os prédios históricos da
        UFRGS: atualidade e memória. Porto Alegre : UFRGS 1998  63p il. Color.
VIDA e obra de Ângelo Guido : MARGS : Escritório de Arte – Alto da Bronze De 18.05 – 22.06.1991.
WEIGÄRTNER.1860-1929 Porto Alegre : Alto da Bronze. 06 a 30.11.1996 s/p.


ENCICLOPÉDIA RIO GRANFENSE
Volume I
Enciclopédia Rio-grandense. O RIO GRANDE do SUL ANTIGO Canoas-RS: La Salle.1º vol. 1956.  346 p.il col,
Volume II
-Enciclopédia Rio-grandense. O RIO GRANDE do SUL ANTIGO Canoas-RS: La Salle.2º vol.  1956, .296 p, il, col
Volume III
Enciclopédia Rio-grandense. O RIO GRANDE do SUL ATUAL Canoas-RS: La Salle.  3º vol.  1957, 343 p, il col,
Volume IV
Enciclopédia Rio-grandense. O RIO GRANDE do SUL ATUAL Canoas-R : La Salle, .4º vol., 1957. 370 p. il col.
Volume  V
Enciclopédia Rio-grandense. IMIGRANTES Canoas-RS: La Salle.  5º vol., 1958, 379p   il col.
ALGUNS CENTROS  DE PESQUISA e PESQUISADORES
ARQUIVO GERAL do INSTITUTO de ARTES.
     Prédio do ICBS (Antiga Faculdade de MEDICINA)– CAMPUS CENTRAL da UFRGS
ARQUIVOS de PERIÓDICOS: Correio do P
                                            : Biblioteca Pública do Estado
                                            : Museu Hipólito José da Costa
ARQUIVO da HISTÓRIA da UFRGS
GEDAB (Gabinete de Estudos de Documentação da Arquitetura Brasileira)
    Porto Alegre : Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio
Grande do Sul. Rua Sarmento Leite,.
ARQUIVOS do RIO de JANEIRO
AFONSO CARLOS MARQUES dos SANTOS (1950-2004)
ARQUIVO GERAL da CIDADE do RIO de JANEIRO (AGCRJ)

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Porto Alegre – Bairro Navegantes e ponte de travessia do Guaiba.
Fig. 20 –  A arquitetura e o urbanismo dominaram,  rasgaram, lotearam e controlaram materializando a lógica unívoca e linear da  ERA INDUSTRIAL sob a superfície terrestre.  Os caminhos da  ERA INDUSTRIAL são impositivos e contradizem as normas dos pastores, da transumância e dos nômades para os quais não há caminhos.. Para estes os caminhos se fazem ao andar  de larga e livre circulação. Em muitos aspectos a ÉPOCA PÓS-INDUSTRIAL está de retorno para estes hábitos menos presos à  lógica unívoca e linear e aberta as diversas sugestões do meio ambiente.

A   presente postagem é continuação e complemento simétrico das postagens daquelas do ano de 2015  Veja as postagens de 2015 em:

23 de MAIO de 2015

123 – ARTE RS 01
GUARDIÕES das  SEMENTES das ARTES VISUAIS do RIO GRANDE do SUL

30 de MAIO de 2015
124 – ARTE RS 02 –
DIACRONIA e SINCRONIA das ARTES VISUAIS do RIO GRANDE do SUL nos seus ESTÁGIOS PRODUTIVOS
06 de JUNHO de 2015
125 – ARTE RS 03
As MANIFESTAÇÕES e EXPRESSÕES das ARTES VISUAIS INDÍGENAS do RIO GRANDE do SUL

12 de JUNHO de 2015
126 – ARTE RS 04
As ARTES VISUAIS da CONTRARREFORMA e o RIO GRANDE do SUL
01 de JULHO de 2015
127 –ARTE 05 -RS
As ARTES VISUAIS na ESTÉTICA AFRO-SUL-RIO-GRANDENSE.

01 de JULHO de 2015
128 – ARTE RS 06 –
O PROJETO ILUMINISTA OPÕE-SE à CONTRARREFORMA no RIO GRANDE do SUL
01 de JULHO de 20
129 – ARTE RS 07
A PROVÍNCIA SUL-RIO-GRANDENSE DIANTE do PROJETO IMPERIAL BRASILEIRO.
12 de JULHO de 2015
130 – ARTE RS – 08
A arte no Rio Grande do Sul diante  do projeto civilizatório republica
16 de JULHO de 2015
131 – ARTE RS 09
O  DIREITO CONQUISTADO pelo RIO GRANDE do SUL para a REPRODUÇÃO da sua própria ARTE
21 de JULHO de 2015
132 – ARTE RS 10
A ARTE no RIO GRANDE do SUL  entre 1930 e 1945
28 de JULHO de 2015
133 – ARTE RS 11
ARTE no RIO GRANDE do SUL e o projeto da democratização entre 1945 e 1965
31 de JULHO de 2015
134  – ARTE RS 12
A ARTE e a ARQUITETURA em AUTONOMIA no RIO GRANDE do SUL
13 de AGOSTO  de 2015
135  – ARTE no RIO GRANDE do SUL - 13
A ARTE no RIO GRANDE do SUL entre 1970 e 2000
29 de SETEMBRO  de 2015
136  – ARTE no RIO GRANDE do SUL – 14
A ARTE no RIO GRANDE do SUL entre 1985 e 2015

06 de OUTUBRO  de 2015
137 – ARTE no RIO GRANDE do SUL – 15
ALGUMAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS da  ARTE SUL-RIO-GRANDENSE.
07 de OUTUBRO  de 2015
138 – ARTE no RIO GRANDE do SUL – 16
NOMES de ARTISTAS  SUL-RIO-GRANDENSES.
VEJA este texto da ARTE no RIO GRANDE do SUL na edição, de 2008, em
PROJETO dos TEMAS para a SÉRIE ICONOGRAFIA SUL-RIO-GRANDENSE
11 -  Obras   indígenas de artes   visuais...........…..………………………………………....................

12 -  Carlos Alberto Oliveira - obra das artes visuais afro-sul-rio-grandense...............................

13.-   Missões Jesuíticas. “São Miguel Arcanjo”.

14. -  Obras açorianas, coloniais e iluministas sul-rio-grandenses.....................

15. -  Obra de Manuel Araújo Porto-alegre “ Painel Decorativo”.....................................................

16. -  Obra de Pedro Weingärtner “Tempora mutantur”........................................................

17. –   Obra de Libindo Ferras “Paisagem riograndense”...……………………….....……

18. –   Obra de Francis Pelichek “Velho gaúcho”..................................…………………….................

19.  -   Obra Fernando Corona “O Inca”.............................................................................…......................

20.  -    Obra de Ado Malagoli “Arlequim e o gato preto”...............................…………….......…..........

21.  -    Obra de Iberê Camargo “Figura em tensão”..................................................................
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