SUMARIO
do 6º ANO do BLOG
-
ISTO é ARTE -
14 de OUTUBRO de 2009
1ª postagem:
PRESERVAR é DIFERENTE de ESTAGNAR
*
12 de OUTUBRO de 2010
SUMÁRIO do PRIMEIRO ANO
**
10 de OUTUBRO de 2011
SUMÁRIO do SEGUNDO ANO
***
10 de Outubro de
2012
SUMÁRIO do TERCEIRO ANO
****
12 de Outubro de
2013
SUMARIO do 4º ANO do BLOG
*****
12 de Outubro de
2014
SUMARIO do 5º ANO do BLOG
ISTO é ARTE
Ao rever e encerrar o
sexto ano do presente blog reafirma-se a distinção inicial da PRESERVAÇÃO distinto da CONSERVAÇÃO[1].
A PRESERVAÇÃO supõe um projeto com uma intenção do que e como manter a
COERÊNCIA entre o passado e o futuro na
ótica do presente. No caso da CONSERVAÇÃO é apenas a manutenção processo
natural e passivo. Distingue-se entre PROJETO intencional e ativo contra o
PROCESSO sofrido passivamente. Em 2014-2015 acrescenta-se os conceitos de ATUALIZAÇÃO e de PESQUISA. A ATUALIZAÇÃO constitui om processo intelectual e emocional comandados
por PROCESSOS sem culminar numa OBRA.
Enquanto a PESQUISA estética, intelectual e sensorial experimenta e se
materializa em criações e de experimentos comandados por um PROJETO. O largo
olhar e pensamento da COMPLEMENTARIEDADE sempre encontra um potencial caminho para contornar uma CONTRADIÇÃO [2]. COMPLEMENTARIEDADE que se desvia dos fatais desfiladeiros do pensamento
MANIQUEISTA ou derrota o pensamento que se projeta e avança apoiado apenas
nesta estreita bipolaridade.
[1] PRESERVAR e CONSERVAR http://profciriosimon.blogspot.com.br/2009/10/preservar-e-diferente-de-estagnar.html
Fig. 01 – O artista lusitano Francisco de Holanda foi
coerente com o Maneirismo do seu tempo. Apesar de conhecer a obra de Miguel
Ângelo e tê-lo entrevistado pessoalmente, permaneceu distante da estética
renascentista. Em 2014-2015 a humanidade está vivendo a ERA PÓS_INDUSTRIAL
com problemas de mudanças de paradigmas intelectuais, sociais e estéticos que
são característicos de períodos de passagem entre paradigmas diferentes e
concorrentes entre si A complementariedade entre estes períodos antagônicos foi
construída silenciosamente pelo grafismo de
Francisco de Holanda[1] e especialmente por ter
aproveitado os primórdios da imprensa. Pode-se pensar na explosão da ERA
NUMÈRICA DIGITAL
17 de OUTUBRO de 2014
094 - O DESENHO do MODELO VIVO no INSTITUTO de ARTES
da UFRGS.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/10/095-isto-e-arte.html
21 de OUTUBRO de 2014
095 - Uma GERAÇÂO de ARTISTAS
SUL-RIO-GRANDENSES no MEIO DIA das EXPRESSÕES de sua AUTONOMIA.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/10/096-isto-e-arte.html
02 de NOVEMBRO de 2014
096 - MANEIRISMO e a EDIÇÃO da
VERDADE, do BEM e da BELEZA.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014_11_01_archive.html
12 de NOVEMBRO de 2014
097 - Uma ESCOLA de ARTES e os
SEUS MESTRES.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/11/098-isto-e-arte.html
Gráfico da obra de ÂNGELO GUIDO - desenho de Jairo
FIGUEIREDO
Fig. 02 – O minucioso estudo do Professor
ÂNGELO GUIDO da obra da Última Ceia de Leonardo da Vinci buscava o entendimento
do PENSAMENTO do mestre florentino materializado numa PINTURA. . Pensamento
estruturado a partir da GEOMETRIA e cujo entendimento PLATÂO colocava como
vestibular de sua Academia. Geometria como capacidade da criatura humana ser
competente para conduzir suas ideais desprendidas da Natureza empírica. No seu
estudo o mestre Ângelo Guido lidou e apontou a complementariedade que Leonardo
da Vinci consegui concretizar entre a sua obra empírica e seu pensamento abstrato.
17 de NOVEMBRO de 2014
098 - ÂNGELO GUIDO a sua ESCOLHA para VIVER a ARTE no RIO G. do SUL
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/11/099-isto-e-arte.html
21 de NOVEMBRO de 2014
099 - ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA: um bicentenário sem povo
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/11/100-isto-e-arte.html
Fig. 03 – O artista ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA produziu a sua obra entre o
período barroco e o Iluminismo, entre o
regime colonial e os primórdios da soberania brasileira. Concretizada esta soberania brasileira esta,
não só ignorou a obra do mestiço brasileiro, mas a contornou cuidadosamente sem
qualquer referência laudatória mantendo o pejorativo “ALEIJADINHO”. Só algumas mentes privilegiada saídas da Semana de Arte Moderna de 1922
enfrentaram a tarefa de transformar este tabu em totem, Ou em outros termos: construir uma complementariedade entre este
legado do Servilismo brasileiro do
Regime Colonial e a possibilidade do “ALEIJADINHO” figurar ao lado dos maiores mestres mundiais.
25 de NOVEMBRO de 2014
101- DIVERSAS ONDAS ESTÉTICAS ANTAGÔNICAS
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/11/101-isto-e-historia-da-arte.html
07 de DEZEMBRO de 2014
102 - ÍNDICE REMISSIVO das postagens “ISTO NÃO é ARTE”
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/12/102-nao-e-arte.html
ÍNDICE ALFABÉTICO dos TEMAS, ENDEREÇOS e DATAS das POSTAGENS no BLOG: http://profciriosimon.blogspot.com.br/
08 de DEZEMBRO de 2014
103 SUMÁRIO ISTO é ARTE
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/12/103-isto-e-arte.html
09 de DEZEMBRO de 2014
104 ARTE e FOLCLORE. -
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/12/estudos-de-arte-001.html
Fig. 04 – A obra
maneirista de Francisco de Holanda valorizou o legado dos seus antepassados do
Flandres. A minuciosa obra gráfica deste miniaturista contrariava os conceitos expressos por Miguel Ângelo em relação a pintura dos Países
Baixos. Assim a obra deste mestre
lusitano buscou a complementariedade entre as tendências estéticas antagônicas
que se debatiam no seu TEMPO, no seu LUGAR e na SOCIEDADE que ele tentava expressar.
13 de NOVEMBRO de 2014
105 -FRANCISCO de HOLANDA (1517-1584) e a EDUCAÇÂO ARTÍSTICA em PORTUGAL -
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/12/estudos-de-arte-002.html
21 de DEZEMBRO de 2014
106 - A PAISAGEM que PISAMOS, ou: - ¿ o que fala um tampo de bueiro?
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/12/estudos-de-arte-003.html
Fig. 05 – Pedro WEINGÄRTNER, além de ser
uma vocação tardia para a arte, enfrentou a passagem entre a estética dominante
no REGIME IMPERIAL BRASILEIRA e o REGIME REPUBLICANO. Este REGIME
REPUBLICANO armou uma enorme intriga provinciana quando o artista foi convidado
pelo governo para criar uma obra de arte para um novo vaso de guerra que levava
o nome de RIO GRANDE do SUL. Tudo estes antagonismos não impediram que o
artista pintor transfigurasse estas intrigas e anacronismos em uma
complementariedade construída profissional e conscientemente por meio da sua
obra plástica
05 de JANEIRO de 201
107 - . A FORTUNA do ARTISTA PLÁSTICO SUL-RIO-GRANDESE
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/01/estudos-de-arte-004.html
22 de JANEIRO de 2015
108 - ESCULTORES do RIO GRANDE do SUL SABEM FAZER a SUA HORA.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/01/108-estudos-de-arte-005.html
31 de JANEIRO de 2015
109 - AQUELE que APREENDE COMANDA o PROCESSO. .
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/01/109-estudos-de-arte.html
Fig. 06 – O dia 18 de agosto de 2015
marcou o centenário do nascimento de Aldo Daniel LOCATELLI. No Rio Grande
do Sul para o qual este mestre
Bergamasco migrou em 1948, enfrentou uma
série de preconceitos, intrigas e acusações da anacronismos intoleráveis para o
imperativo da “VANGUARDA LINEAR da ARTE”
da Província. O instruído muralista italiano transformou
estes preconceitos, intrigas e acusações em complementariedade por meio de obras
concebidas, tendo por referência a SOCIEDADE do seu TEMPO e do LUGAR que ele
adotou como seu por meio da sua naturalização em 1952.
06 de FEVEREIRO de 2015
110 - O CENTENÁRIO DE Aldo LOCATELLI.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/02/estudos-de-arte-007.html
16 de FEVEREIRO de 2015
111 Uma AULA de Mário Raul de Morais Andrade (1893-1945)
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/02/estudos-de-arte-008.html
02 de MARÇO de 2015
112 - O GRUPO de BAGÉ: seu tempo, sua terra e seu público.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/03/estudos-de-arte-008.html
06 de MARÇO de 2015
113 - O Grupo de Bagé e a modernidade das artes visuais no Rio Grande do Sul. Marilene Burtet Pieta[1]...
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/03/estudos-de-arte-010.html
14 de MARÇO de 2015
114 - A ACADEMIA de ARTE e a SENZALA
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/03/estudos-de-arte-011.html
29 de MARÇO de 2015
115 - ARTE, ESTÉTICA e METAFÍSICA.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/03/estudos-de-arte-012.html
02 de ABRIL de 2015
116 - A VIA SACRA do NEGRINHO do PASTOREIO de Aldo Locatelli no Palácio do Governo.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/04/estudos-de-arte-013.html
04 de ABRIL de 2015
117 - Porto Alegre na coleção de um diplomata: SOLIDARIEDADE no TEMPO MATERIALIZADA por meio da ARTE.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/04/estudos-de-arte-014.html
[1] PIETA., Marilene. «O
Grupo de Bagé e a modernidade das artes visuais no Rio Grande do Sul» in VEECK
Marisa et
alii Caixa Resgatando a Memória. Porto Alegre : Caixa Econômica
Federal, 1998 , pp.29/57
Fig. 07 – O artista Marciano SHCMITZ
extrai do seu cotidiano e da paisagem da Depressão Central do Rio Grande do Sul
os motivos que transfigura em telas na qual adotou técnicas, motivações que
transitam ao seu redor daquelas presentes e circulam no âmbito da ERA
PÓS-INDUSTRIAL. Este âmbito do artista enfrenta a perda do título de CAPITAL do
CALÇADO a que região de Novo Hamburgo havia se habituado. O artista não se intimida. Distante de qualquer HERMITISMO ou ALIENAÇÂO
desta REALIDADE LOCAL ele continua a
transformar em complementariedade este antagonismo por meio da construção de sua
obra pessoal.
18 DE ABRIL de 2015
118 - ARTE e a POSSE da INFORMAÇÂO MEDIADA.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/04/estudos-de-arte-015.html
25 de ABRIL de 2015
119 - ESTOFO para uma AUTÊNTICA RUPTURA ESTÉTICA.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/04/estudos-de-arte-017.html
02 de MAIO de 2015
120 - A ARTE ESTÁ EM QUEM PRODUZ.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/05/estudos-de-arte-017.html
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200818109172484&set=a.10200818109092482.1073742447.1756223351&type=1&theater
07 de MAIO de 2015
121 - Marcel DUCHAMP O ENTE no SER ARTISTA.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/05/estudos-de-arte-018.html
12 de MAIO de 2015
122 – LOCATELLI e as SECRETAS DIFICULDADES da VIDA.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/05/estudos-de-arte-019.html
Fig. 08 – A obra de Oscar BOEIRA é
coerente com o seu projeto pessoal e levado ao âmbito de uma apurada
técnica pictórica. Apesar deste projeto não forçou a cultura possível no
seu tempo e sociedade. Não vendia as suas criações mantendo-se distante do
mercado e de algum sistema de arte. O antagonismo deste projeto com uma cultura industrial de produtos em linha de
montagem com mercado fixo não desanimou o arista. As concepções deste artista transformavam em complementariedade aquilo que para outros
seria obstáculo intransponível. e que congelaria sua vontade estética.
23 de MAIO de 2015
123 – ARTE RS 01 –
GUARDIÕES das SEMENTES das ARTES VISUAIS do RIO GRANDE do SUL
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/05/arte-no-rio-grande-do-sul-01.html
30 de MAIO de 2015
124 – ARTE RS 02 –
DIACRONIA e SINCRONIA das ARTES VISUAIS do RIO GRANDE do SUL nos seus ESTÁGIOS PRODUTIVOS
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/05/arte-no-rio-grande-do-sul-02.html
06 de JUNHO de 2015
125 – ARTE RS 03
As MANIFESTAÇÕES e EXPRESSÕES das ARTES VISUAIS INDÍGENAS do RIO GRANDE do SUL
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/06/arte-no-rio-grande-do-sul-03.html
12 de JUNHO de 2015
126 – ARTE RS 04
As ARTES VISUAIS da CONTRARREFORMA e o RIO GRANDE do SUL.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/06/arte-no-rio-grande-do-sul-04.html
Pelópidas Thebano e Vinicius Vieira - PAINEL
AFROBRASILEIRO – MUSEU do PERCURSO NEGRO no Largo Glênio PERES Porto Alegre -
RS
Fig. 09 – Uma das concepções mais felizes
transformar o meio urbano inteiro em
MUSEU do PERCURSO NEGRO em PORTO ALEGRE. Especialmente quando a tendência
afro-sul-rio-grandense que, na sua origem cultural não investia em prédios definitivos e fixos
além de abrigos temporários e coletivos Assim o MUSEU do PERCURSO NEGRO em
PORTO ALEGRE preenche e complementa com cores planas, com ritmos e o som as contradições com uma
cultura dominante que se expressa em prédios e propriedades individuais e
definitivos
01 de JULHO de 2015
127 –ARTE 05 -RS
As ARTES VISUAIS na ESTÉTICA AFRO-SUL-RIO-GRANDENSE.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/07/arte-no-rio-grande-do-sul-05.html
01 de JULHO de 2015
128 – ARTE RS 06 –
O PROJETO ILUMINISTA OPÕE-SE à CONTRARREFORMA no RIO GRANDE do SUL
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/07/arte-no-rio-grande-do-sul-06.html
01 de JULHO de 2015
129 – ARTE RS 07
A PROVÍNCIA SUL-RIO-GRANDENSE DIANTE do PROJETO IMPERIAL BRASILEIRO.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/07/arte-no-rio-grande-do-sul-07.html
12 de JULHO de 2015
130 – ARTE RS – 08
A arte no Rio Grande do Sul diante do projeto civilizatório republicano
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/07/arte-no-rio-grande-do-sul-08.html
16 de JULHO de 2015
131 – ARTE RS 09
O DIREITO CONQUISTADO pelo RIO GRANDE do SUL para a REPRODUÇÃO da sua própria ARTE
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/07/arte-no-rio-grande-do-sul-09.html
Fig. 10 – Outra obra de Oscar BOEIRA constitui uma amostra da
sua apurada técnica pictórica. Uma amostra pontual de um trabalho solitário e pessoal este artista foi
competente, no interior dos limites do seus TEMPO, SOCIEDADE e LOCAL e nestas
circunstâncias levar adiante este projeto. Apesar deste trabalho solitário
e pessoal Oscar Boeira esteve presente, com a sua obra, nos momentos mais
expressivos da arte em Porto Alegre. Um dos seus discípulos foi escultor Vasco Prado que levou para a sua
arte a coerência deste artista consigo mesmo
21 de JULHO de 2015
132 – ARTE RS 10
A ARTE no RIO GRANDE do SUL entre 1930 e 1945
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/07/arte-no-rio-grande-do-sul-10.html
28 de JULHO de 2015
133 – ARTE RS 11
ARTE no RIO GRANDE do SUL e o projeto da democratização entre 1945 e 1965
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/07/arte-no-rio-grande-do-sul-11.html
31 de JULHO de 2015
134 – ARTE RS 12
A ARTE e a ARQUITETURA em AUTONOMIA no RIO GRANDE do SUL
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/07/arte-no-rio-grande-do-sul-12.html
13 de AGOSTO de 2015
135 – ARTE no RIO GRANDE do SUL - 13
A ARTE no RIO GRANDE do SUL entre 1970 e 2000
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/08/arte-no-rio-grande-do-sul-13.html
29 de SETEMBRO de 2015
136 – ARTE no RIO GRANDE do SUL – 14
A ARTE no RIO GRANDE do SUL entre 1985 e 2015
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/09/arte-no-rio-grande-do-sul-14.html
06 de OUTUBRO de 2015
137 – ARTE no RIO GRANDE do SUL – 15
ALGUMAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS da ARTE SUL-RIO-GRANDENSE.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/10/137-arte-no-rio-grande-do-sul-15.html
07 de OUTUBRO de 2015
138 – ARTE no RIO GRANDE do SUL – 16
NOMES de ARTISTAS SUL-RIO-GRANDENSES.
http://profciriosimon.blogspot.com.br/2015/10/arte-no-rio-grande-do-sul-16.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Holanda
“DE ÆTATIBUS MUNDI IMAGINES x MALITIA TEMPORIS”
Fig. 11 – Antes de fincar o ALFINETE CASSIFICATÓRIO de “PEQUENO MESTRE LUSITANO” nas
COSTAS FRANCISCO de HOLANDA, com a
finalidade colocá-lo num canto do quadro
da artes mundiais é necessário estudar, entender e divulgar seu pensamento e
sua obra Esta obra e pensamento - que se desenvolveram entre estes períodos
antagônicos - permitem vislumbrar pontes de complementariedade entre as
sobreposições, as constantes mudanças na
ESTÈTICA, SOCIEDADE, TÈCNICAS e as suas sucessivas superações no âmbito dos REGIMES POLÌTICOS
luso-brasileiros. Expressa também no desenho acima o
autorretrato do artista que busca simbolicamente a complementaridade entre o
livro “DE ÆTATIBUS MUNDI IMAGINES” e o cão da “MAL ITIA
TEMPORIS”.
Na conclusão do presente SUMÁRIO 2014-2015 evidencia-se que a HISTÓRIA CONTINUA.
Continua apesar de terminar individualmente para alguns, para uma determinada ideologia
ou suas narrativas entrarem em desuso. A MUDANÇA pode não ser percebida, registrada o
estudada ainda. Marc
Leopoldo Benjamin BLOCH (1886-1944) um dos pais da HISTORIA
contemporânea teve a
visão e a coragem de se confiar e registrar que
“é tal a força
da solidariedade das épocas que os laços da inteligibilidade entre elas se
tecem verdadeiramente nos dois sentidos. A incompreensão do presente nasce
fatalmente da ignorância do passado. Mas talvez não seja mais útil esforçar-nos
por compreender o passado se nada sabemos do presente” . Marc Bloch
1976, p.42.[1].
A PESQUISA estética, intelectual e
sensorial busca o PRESENTE e está em
permanente ATUALIZAÇÃO. O dia de HOJE e
o AQUI comandam os experimentos e que se materializa em criações
de quem possui um PROJETO de PESQUISA. Assim esta ATUALIZAÇÃO constitui
om projeto intelectual e emocional
comandado e que culmina numa
OBRA. A PESQUISA estética, intelectual e
sensorial transfigura a CONTRADIÇÃO em COMPLEMENTARIEDADE.
FONTES
BIBLIOGRÁFICAS
GUIDO Ângelo (GNOCCHI) (1893-1969). Símbolos e mitos na pintura de Leonardo da Vinci. Porto Alegre e São Leopoldo:
Sulina-UNISINOS Universidade do Vale dos Rio dos Sinos. Out.1969, 153p
HOLANDA,
Francisco. Diálogos de Roma: da pintura antiga. Lisboa: Sá da Costa, 1955,
158p.
FONTES NUMÉRICAS
DIGITAIS.
FRANCISCO de HOLANDA (1517-1584)
CONTRADIÇÂO
e COMPLEMENTARIEDADE
AS PESSOAS APRENDEM o QUE QUEREM
PARA
QUE SERVE a HISTÒRIA
[1] BLOCH, Marc (1886-1944) .
Introdução à História.[3ª ed] Conclusão de Lucian FEBVRE - .Lisboa :Europa-
América 1976 179 p.
“BATTLE AT SEA” - NYT em 16.08.2009
Fig. 12 – O desenvolvimento linear e
horizontal das VANGUARDAS é APROPRIADO e COMPLEMENTADO pela ERA PÓS-INDUSTRIAL.
Vai longe o MANIQUEISMO ESTÈTICO da ERA INDUSTRIAL expresso em e POLOS
ANTAGÔNICOS e IRRECONCILIÁVEIS. Polos ANTAGÔNICOS que desqualificavam
radicalmente e sepultavam a tendência estética imediatamente anterior e que
frequentemente jogava pela janela o bebê junto com a água suja do banho.
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