ALGUMAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS da
ARTE SUL-RIO-GRANDENSE.
A progressiva consolidação da ERA PÓS-INDUSTRIAL
significa a incorporação dos produtos gráficos e os resultados da ERA
INDUSTRIAL na forma de produtos numéricos digitais. Esta mesma ERA INDUSTRIAL
já havia propiciado a migração do artesanato e das peças únicas da ERA AGRÍCOLA
para a linha de montagem dos múltiplos da ERA INDUSTRIAL. Os tipos móveis dos impressos e livros da ERA
INDUSTRIAL permitiram a apropriação e a transcrição dos manuscritos para este
novo meio. Assim não existe contradição e nem conflitos entre as sucessivas os
produtos das ERAS AGRÍCOLA, INDUSTRIAL e PÓS-INDUSTRIAL, sua reprodução e
circulação.
Fig. 01 – O
produto gráfico como resultado da conexão direta - entre a mente e mão humana -
está longe de ser superado. O problema é a PEÇA ÚNICA - resultante deste
trabalho - foi superado pela PEÇA
MÚLTIPLA da ERA INDUSTRIAL. O impresso, o livro e a sua larga tiragem socializaram e
democratizaram estas informações únicas.
De outra parte os
produtos numéricos digitais encontram um
tempo, um lugar e um meio para se conhecerem, estudarem e reproduzirem as
culturas mesmo em sociedades e culturas
restritas como a sul-rio-grandense. Este estudo e reprodução permitem em
sociedades e culturas restritas uma horizontalidade e escapar da verticalidade
e acumulação num único lugar hegemônico e único padrão estético intelectual e
de ação e produção.
Fig. 02 – O sul-rio-grandense
HIPÒLITO JOSÈ da COSTA foi ao berço da Revolução Industrial. De Londres
escrevia e editava o MÚLTIPLO da ERA
INDUSTRIAL na forma do CORREIO BRAZILENSE. Este mesmo CORREIO BRAZILIENSE está todo disponível
ao click do mouse em
CORREIO BRAZILIENSE outubro de
1815 VOL. XV- Nº 89
Na bibliografia - relativas às artes visuais sul-rio-grandenses - está evidente a
disparidade de um único padrão estético intelectual, de ação e registro de produção
Esta obras exercitam um dilatação do conceito de História e a sua prática
ortodoxa e canônica. São frequentes as narrativas, os registros sob fortes
tendências ideológicas. Porém, muitas vezes, reina a falta da reversibilidade
que os seus atores supõe conhecidos de todos e universalmente.
Na realidade trata-se de uma pequena comunidade[1]
de representantes que não se conhecem ou convivem num trabalho continuado. O que
os unem é um trabalho comum num terreno em formação muito recente. O trabalho
da grande maioria pertence o século XX e alguns ao século XXI.
Fig. 03 – O
INSTITUTO TÉCNICO e PROFISSIONAL (Parobé) da ESCOLA de ENGENHARIA de PORTO
ALEGRE formou uma geração de profissionais técnicos da imprensa
sul-rio-grandense. Neste Instituto foi impressa a
legendária REVISTA MADRUGADA[1] e a EGATEA[2] que divulgava os trabalhos científicos da
propria ESCOLA
Quem buscar estas obras, numa livraria comercial, encontrará vazia a estante dos livros da HISTÓRIA das ARTES VISUAIS SUL-RIO-GRANDENSES. O pesquisador necessitará - para
encontrar esta estante com algumas obras - recorrer aos sebos ou alguma biblioteca com um acervo mais
antigo ou então a uma biblioteca particular de um representante individual de
um profissional da área.
Como não existe um mercado a edições são extremamente
limitadas e, em geral, restritas a uma única edição.
No contraditório na presente e sumária seleção de
títulos está em jogo a identidade sul-rio-grandense. Este jogo desenvolve-se
por meio do instrumento da língua nacional e regional. Prossegue pelos temas
regionais e nacionais. Porém o maior valor está nas OBRAS de ARTE, que, de uma
ou outra forma, pertencem ao mundo físico e imaterial do Rio Grande do Sul.
Fig. 04 – Os
processadores integrados levaram a informática para a vida quotiana da
sociedade a partir dos primeiros êxitos com
INTEL 1971[1] O Rio Grande do Sul como todo o Brasil está muito distante das
fronteira da informática, da corrida espacial e as investigações d vida
Assim a ARTE e a CUTURA SUL-RIO-GRANDENSE devem
contentar-se em meros usuários dos avanços técnicos dos países hegemônicos
O
que se espera é um aumento significativo e qualitativo de títulos livros da
HISTÒRIA das ARTES VISUAIS SUL-RIO-GRANDENSES. De outra parte a sua migração
para a era PÓS-INDUSTRIAL por meio de sua digitalização, disponibilidade em
rede e a sua eventual reimpressão pelos meios digitais
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ZIELINSKY, Mônica - Iberê
Camargo- Catálogo raisonné- volume 1
Gravuras São Pualo: Cosaca Naify, 2006 504 pp. 692 ils - ISBN
-85-7503-528-2-
FONTES
NUMÉRICAS DIGITAIS
BIBLIOTECA
do INSTITUTO de ARTES
BIBLIOTECA
UFRGS – ACESSO ao CATÀLOGO
BIBLIOTECA
PUC–RS portal
MUSEU
HIPÓLITI JOSÉ da COSTA
http://www.museudacomunicacao.rs.gov.br/site/acervos/imprensa/
SÉRIE de POSTAGENS
ARTE no RIO GRANDE do SUL
[esta série desenvolve o tema “ARTE no RIO
GRANDE do SUL” disponível em http://www.ciriosimon.pro.br/his/his.html ]
123 – ARTE no RIO GRANDE do SUL - 01
GUARDIÕES das SEMENTES das ARTES
VISUAIS do RIO GRANDE do SUL
124 – ARTE no RIO GRANDE do SUL - 02
DIACRONIA e
SINCRONIA das ARTES VISUAIS do RIO GRANDE do SUL nos seus ESTÁGIOS PRODUTIVOS.
125 – ARTE no RIO GRANDE do SUL - 03
Artes visuais indígenas sul-rio-grandenses
126 – ARTE no RIO GRANDE do SUL - 04
O projeto civilizatório jesuítico e a Contrarreforma no Rio Grande do
Sul
127 – ARTE no RIO GRANDE do SUL – 05
Artes visuais afro--sul-rio-grandenses
128 – ARTE no RIO GRANDE do SUL – 06
O projeto iluminista contrapõe-se ao projeto da Contrarreforma no Rio
Grande do Sul.
129 – ARTE no RIO GRANDE do SUL – 07
A província sul-rio-grandense
diante do projeto imperial brasileiro
130 – ARTE no RIO GRANDE do SUL - 08
A arte no Rio Grande do Sul diante de projeto republicano
131 – ARTE no RIO GRANDE do SUL - 09
Dos primórdios do ILBA-RS
e a sua Escola de Artes até a Revolução
de 1930
132 – ARTE no RIO GRANDE do SUL - 10
A ARTE no RIO GRANDE do
SUL entre 1930 e 1945
133 – ARTE no RIO GRANDE do SUL - 11
O projeto da democratização da
arte após 1945.
134 – ARTE no RIO GRANDE do SUL - 12
A ARTE e a
ARQUITETURA em AUTONOMIA no RIO GRANDE do SUL
135 – ARTE no RIO GRANDE do SUL - 13
A ARTE no RIO GRANDE do SUL entre 1970 e 2000
136 – ARTE no RIO GRANDE do SUL – 14
A ARTE no RIO
GRANDE do SUL entre 1985 e 2015
137 – ARTE no RIO GRANDE do SUL
– 15
ALGUMAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS
da ARTE SUL-RIO-GRANDENSE.
138 – ARTE no RIO GRANDE do SUL –
16
NOMES de ARTISTAS
SUL-RIO-GRANDENSES.
121 - ESTUDOS de ARTE 018.
DUCHAMP a GUISA de CONCLUSÃO: “O ENTE no SER
ARTISTA”.
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