Arquivo Geral do Instituto de Artes da UFRGS -. 1914
A Comissão Central do Instituto autorizou, no dia 10 de fevereiro de 1910, o pintor e artista Libindo Ferrás a abrir uma Escola de Artes.
Esta Comissão, de 25 membros, era a mantenedora deste Instituto e havia sido constituída no dia 22 de abril de 1908. Era a Central, pois concentrava, na capital, as 65 Comissões regionais distribuídas em locais do Estado onde o Instituto poderia abrir Conservatórios e Escola de Artes. Com a criação do Conservatório em 1909, destinado à Música, chegava, em 1910, a vez das Artes Plásticas. Os anos de 1908 e 1909 foram usados pelo Instituto para consolidar a sua base institucional ideal para ingressar no mundo empírico.
O mundo ideal deste Instituto foi descrito, no dia 05 de maio de 1908, e registrado no livro de Atas da Comissão Central na folha 3v. como:.
“O que constitue a pessoa juridica em associações do typo da nossa, não é propriamente o conjuncto dos socios; é antes o seu patrimonio, o qual no caso occorrente, será formado pelas doações e liberalidades, das pessôas que verdadeiramente se interessem pelo desenvolvimento das artes entre nós”.
O enunciado da função do Instituto, no mundo empírico, era claro no artigo 1º do seu estatuto
Art. 1º - O Instituto de Bellas Artes, com séde na cidade de Porto Alegre capital do Rio Grande do Sul, e organizado de acôrdo com a Lei nº 173, de 10 de setembro de 1893, tem por fim o ensino theórico e prático das Bellas-Artes.
§ único - Este ensino será feito mediante cursos systematisados, formando dous grupos, ou secções distinctas: - a ESCOLA ou CONSERVATÓRIO DE MÚSICA, compreendendo a theoria da musica, a composição e a música vocal e instrumental; a ESCOLA de ARTES, compreendendo a pintura, a escultura, architectura e as artes de applicação industrial.
As dificuldades eram imensas num território ainda prenhe das mentalidades imperiais, da escravidão latente mas explícita e aberta paraos objetivos da ideologia positivista. Estas dificuldades iniciais não deixaram de crescer com o passar de tempo e tornar-se mais complexas e caras. Estas dificuldades conferem um sabor especial para a permanência do projeto civilizatório da Escola de Artes ao longo de um século de existência continuada.
O estudante ingressava na Escola de Artes aos 14 anos, sabendo ler e escrever, freqüentando uma escola formal no turno inverso. Galgava as etapas até alcançar o Curso Superior. Quem quisesse lecionar realizava uma espacialização para tanto.
[ da direita para a esquerda do observador] Luiz Augusto de Freitas, Libindo Ferrás e Francis Pelichek (sentado) - Arquivo Geral do Instituto de Artes da UFRGS – Diári da Francis Pelichek c. 1925.
Com a criação da Universidade de Porto Alegre, da qual o Instituto foi um dos fundadores, em 1934, a ‘Escola de Artes’ passou a se designar com ‘Curso Superior de Artes Plásticas’ e, para o qual, era exigido o vestibular. Este Curso passou a se designar ‘Departamento de Artes Visuais’ quando da Reforma universitária de 1968. Com este nome, e sem trocas significativas, as práticas e os objetivos de 1910, ficaram idênticos, só se tornando mais complexas e especificas.
Esta Escola, além de formar profissionais competentes e qualificados, foram estes profissionais que cumpriram as promessas das Comissões Regionais de abrir e manter Escolas de Artes pelo Rio Grande do Sul afora. No início do século XXI o Rio Grande do Sul possui 15 destes cursos superiores. Este número cresce imensamente se for considerada a atividade do magistério de artes no ensino fundamental e médio.
Se o papel da reprodução institucional é importante, não é menos importante, para Porto Alegre, e o Estado, ser o endereço e a residência definitiva de artistas visuais de qualidade. Este objetivo escapa para a maioria da população, mesmo aquela denominada culta. Trata-se de artistas realizar esta permanência definitiva devido ao se vinculo institucional com o Departamento de Artes Visuais, com Curso Superior de Artes Plásticas que a seguiu ou, no início, com a Escola de Artes.
Considerando as contribuições institucionais, a permanência de profissionais e teóricos das artes visuais no estado, contabilizando a rede de agentes espalhados pelo Estado do Rio Grande do Sul, pelo país e mundo, é possível realizar um balanço muito positivo a favor do projeto civilizatório instalado, em 1910, em Porto Alegre com a sua Escola de Artes.
Prédio alugado em 1909, adquirido em 1913, a sala do atelier acrescida em 1914 e demolido em 1941 para dar lugar ao atual prédio do Instituto de Artes da UFRGS- Arquivo Geral do Instituto de Artes da UFRGS -.
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